Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou à procura de orientação e experiência da comunidade, pois estou a considerar para o futuro a construção de uma casa de dois pisos numa aldeia tranquila. A minha principal preocupação neste momento é entender os custos envolvidos (excluindo o custo do terreno e de licenciamentos), uma vez que não tenho qualquer experiência ou conhecimento sobre quanto pode custar a construção de uma casa com as características que tenho em mente.

A casa que estou a planear teria aproximadamente 150 metros quadrados por piso, incluindo uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, quatro quartos e duas casas de banho. Eu não tenho qualquer tipo de noção sobre que custos esperar de uma casa deste género construindo de raiz e era importante para mim conseguir perceber isso de modo a que possa planear a minha vida e consiga perceber se é algo viável e que possa realisticamente ambicionar.

Peço a colaboração da comunidade para partilhar conhecimentos sobre os custos associados a uma construção deste tipo, procuro apenas uma pequena luz neste assunto (estou a investigar). Eu sei que é difícil dar um número, mas um intervalo de preços já era bom.

Agradeço desde já a todos que puderem partilhar a sua experiência ou oferecer dicas sobre como abordar este desafio.

Muito obrigado!
  2.  # 2

Boas Nuno.
    Permita-me. Veio por cá com uma reabilitação em Lisboa em 2020 que não deu seguimento nem voltou a comentar sequer.
    Pedir ajuda a uma comunidade é dar e receber…

Adiante…
    Há inúmeros tópicos por cá de debate sobre o custo de construção.
    Faça uma pesquisa. Vai ver que encontra.

Se quer um valor de modo preguiçoso, se não tiver 300 000€ para tudo (projectos, taxas, IVA, construção, arranjos, e “já agoras”) não se meta nisso.

De resto o céu é o limite.
    Tb pode construir por 150 000€ só tem de arriacar, fazer cortes e atalhos…
    Abr.

EDIT.
    nem tinha reparado/lido bem 150m² por piso!!!