Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou à procura de orientação e experiência da comunidade, pois estou a considerar para o futuro a construção de uma casa de dois pisos numa aldeia tranquila. A minha principal preocupação neste momento é entender os custos envolvidos (excluindo o custo do terreno e de licenciamentos), uma vez que não tenho qualquer experiência ou conhecimento sobre quanto pode custar a construção de uma casa com as características que tenho em mente.

A casa que estou a planear teria aproximadamente 150 metros quadrados por piso, incluindo uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, quatro quartos e duas casas de banho. Eu não tenho qualquer tipo de noção sobre que custos esperar de uma casa deste género construindo de raiz e era importante para mim conseguir perceber isso de modo a que possa planear a minha vida e consiga perceber se é algo viável e que possa realisticamente ambicionar.

Peço a colaboração da comunidade para partilhar conhecimentos sobre os custos associados a uma construção deste tipo, procuro apenas uma pequena luz neste assunto (estou a investigar). Eu sei que é difícil dar um número, mas um intervalo de preços já era bom.

Agradeço desde já a todos que puderem partilhar a sua experiência ou oferecer dicas sobre como abordar este desafio.

Muito obrigado!
  2.  # 2

Boas Nuno.
    Permita-me. Veio por cá com uma reabilitação em Lisboa em 2020 que não deu seguimento nem voltou a comentar sequer.
    Pedir ajuda a uma comunidade é dar e receber…

Adiante…
    Há inúmeros tópicos por cá de debate sobre o custo de construção.
    Faça uma pesquisa. Vai ver que encontra.

Se quer um valor de modo preguiçoso, se não tiver 300 000€ para tudo (projectos, taxas, IVA, construção, arranjos, e “já agoras”) não se meta nisso.

De resto o céu é o limite.
    Tb pode construir por 150 000€ só tem de arriacar, fazer cortes e atalhos…
    Abr.

EDIT.
    nem tinha reparado/lido bem 150m² por piso!!!
    Ok….
    Esqueça os 150 000€.
    Suba de 300 000€ para os 400 000€ e mesmo assim… não se estique.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães, Na_mouch, Nuno varanda
  3.  # 3

Colocado por: gil.alvesTb pode construir por 150 000€ só tem de arriacar, fazer cortes e atalhos…
    Diria que para 150mil 300m2 ainda que brutos tem de fazer muitos cortes e atalhos,muitos mesmo e mesmo assim…
  4.  # 4

A malta anda o tempo todo a ver netflix e depois de 1 dia para o outro lembram-se que querem construir uma casa. E a primeira permissa é que a casa tem de ter 300 m2.
    FDS
  5.  # 5

Colocado por: SirruperA malta anda o tempo todo a ver netflix e depois de 1 dia para o outro lembram-se que querem construir uma casa. E a primeira permissa é que a casa tem de ter 300 m2.
    FDS

Qual seria a sua sugestão?

A malta que não é da área e não passa o dia a ler o fórum não pode construir?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gonzasnuno
  6.  # 6

Colocado por: gonzasnunoA casa que estou a planear teria aproximadamente 150 metros quadrados por piso, incluindo uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, quatro quartos e duas casas de banho.

Para esse programa, incluindo uma garagem, consegue fazer em 250-280m2.

Mas é escolher uma equipa projectista e discutir programa, custos e opções com os mesmos, para a realidade da sua situação.
    Exercicios teoricos de pouco lhe servem.

Isto presumindo qu conseguem no terreno da aldeia construir os 150m2 por piso... Já tem terreno? já sabe o que pode ou não construir? comece por aí.
  7.  # 7

Colocado por: gonzasnunoEu sei que é difícil dar um número, mas um intervalo de preços já era bom.

quero comprar um carro .. quanto custa.. ora um carro pode ir de alguns milhares a muitos milhares e por aí fora... uma cas é igual.
    até a aldeia ser pacata de mais pode influenciar o preço... se fosse perto de mim fazia essa festa com 350-400 mil
  8.  # 8

Colocado por: gonzasnunoA casa que estou a planear teria aproximadamente 150 metros quadrados por piso, incluindo uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, quatro quartos e duas casas de banho. Eu não tenho qualquer tipo de noção sobre que custos esperar de uma casa deste género construindo de raiz e era importante para mim conseguir perceber isso de modo a que possa planear a minha vida e consiga perceber se é algo viável e que possa realisticamente ambicionar.

pq uma casa com 2 pisos com 150m2 cada? porque não uma casa terrea? porque não uma casa com 200m2 no R/C e 100m2 no 1º piso? porque não uma casa com 100m2 no R/C e 200m2 no 2º piso? porque não uma casa com 100m2 em 3 pisos? etc. Não limite já a sua ideia a uma casa com 2 pisos de 150m2 cada.

por outro lado pq 4 quartos e um escritório? tem 3 filhos? quer ficar com um quarto livre para as visitas? o escritório é apenas porque sim? ou vai mesmo dar uso a ele em tele-trabalho?

no entanto concordo que 300m2 apenas para habitação que possa ser area a mais, mas se nesses 300m2 estiver incluindo uma garagem para dois carros e alguns arrumos que a area até se torna normal para os dias de hoje.

quanto a custos, para essas areas aponte para os 300k, já partindo do principio de que dos 300m2 alguma area será para a garagem e arrumos, mas tb não se agarre demasiado a isso. Até começar a receber os orçamentos dos empreiteiros, tudo não passam de estimativas.
  9.  # 9

Olá. Olhe, se o orçamento que tem dos 150k é essecial... não tem volta a dar. Comece por aí e esqueça o que "quer".
    Comece por perguntar o que pode fazer com esse valor. E não o contrário.
    Depende muito da zona também. Em que municipio fica o terreno?
    Assim, muito a olho, os 150k€ talvez lhe cheguem para um dos pisos. Talvez...
    Boa sorte.
  10.  # 10

Só para o projeto, alvará, assinatura do crédito bancário, ligação rede energia e água necessita de cerca de 13.000€
  11.  # 11

Colocado por: Na_mouchSó para o projeto, alvará, assinatura do crédito bancário, ligação rede energia e água necessita de cerca de 13.000€

Informação irrelevante.
    13 000€ (c/IVA) paga um bom projecto.
    Alvará, depende! 13 000€ em algumas CM podem ser curtos.

Ligações… idem=relativo
    Escritura… idem(!) mt variável consoante montante.
  12.  # 12

Colocado por: Bragas V

Qual seria a sua sugestão?

A malta que não é da área e não passa o dia a ler o fórum não pode construir?

A malta que nao percebe deve preparar-se. E começar com 300m2 é dose.
    A partir de agora tudo o que for para menos m2 será pequeno demais.
    Deveria ter começado com 150m2.
  13.  # 13

Colocado por: Sirruper
    A malta que nao percebe deve preparar-se. E começar com 300m2 é dose.
    A partir de agora tudo o que for para menos m2 será pequeno demais.
    Deveria ter começado com 150m2.
    O que tem o C* a ver com as calças?
    Pode nao perceber nada de obras e ter carteira para aguentar os 300m2 chave na mão com projetos e fiscalização xpto.
  14.  # 14

Colocado por: gil.alves

Informação irrelevante.
    13 000€ (c/IVA) paga um bom projecto.
    Alvará, depende! 13 000€ em algumas CM podem ser curtos.

Ligações… idem=relativo
    Escritura… idem(!) mt variável consoante montante.

A mim sobrou bastante desses 13000 porque o meu projeto é de 2019, e o iva foi ao teto :)

A maior parte das pessoas não têm noção que gastos têm antes das máquinas abrirem as fundações.
  15.  # 15

Colocado por: DR1982O que tem o C* a ver com as calças?
    Pode nao perceber nada de obras e ter carteira para aguentar os 300m2 chave na mão com projetos e fiscalização xpto.

Ao Dr1982 foi ao contrario. Queria uma casa tipo apartamento t3 e como percebe muito de construcao, a confiança foi tanta que acabou por estoirar o orçamento.
  16.  # 16

Eu ainda não percebi onde é que o orçamento são 150k... Sempre preocupados com o dinheiro dos outros...
    Concordam com este comentário: gonzasnuno
  17.  # 17

Colocado por: NTORIONEu ainda não percebi onde é que o orçamento são 150k... Sempre preocupados com o dinheiro dos outros...
    Os 150 000€ foram confusão…
    O user queria saber quanto poderia custar construir, e eu sugeri, erradamente (por ter lido mal que o user queria 300m²) desde 150 000€(!)
    • DR1982
    • 29 dezembro 2023 editado

# 18

Colocado por: Sirruper
    Ao Dr1982 foi ao contrario. Queria uma casa tipo apartamento t3 e como percebe muito de construcao, a confiança foi tanta que acabou por estoirar o orçamento.
    la está você a responder alhos…
  18.  # 19

Boa noite,

Obrigado a todos pelas respostas e comentários. Devo esclarecer que houve um lapso no post original e eu quis dizer que são 150 metros quadrados no total, não por piso.

Se tiverem mais alguns detalhes ou informações específicas sobre o preço de construção de uma casa com as caracteristicas que mencionei, ficaria grato. Quero apenas perceber que preços poderiam rondar.

Exagerando: Para alguém que não saiba nada desta área não sabe se pode construir uma casa destas "normal" (sem luxos ou com materiais fraquissimos/mal construido) por 10 mil euros ou por um 1 milhão de euros.

Cumprimentos
  19.  # 20

Colocado por: gonzasnunopreço de construção de uma casa com as caracteristicas que mencionei
    nuno, você não mencionou nenhuma característica válida à execepção da área que por si só não vale de muito.

Mas se quer um valor com alguma folga vê-de (de novo):
    Colocado por: gil.alvesse não tiver 300 000€ para tudo (projectos, taxas, IVA, construção, arranjos, e “já agoras”) não se meta nisso.

Abr.

0.0228 seg. NEW