Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É difícil dizer por depender da zona onde vive e dos materiais que colocar na casa.

    Na Zona de Braga faria por 250k +- 25k
  2.  # 2

    Gil, era exatamente este tipo de informação que procurava.

    Colocado por: gil.alvesse não tiver 300 000€ para tudo (projectos, taxas, IVA, construção, arranjos, e “já agoras”) não se meta nisso.


    Agradeço desde já a ajuda. Já agora, que “características válidas” em específico seriam úteis para ajudar na estimativa do preço?

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Colocado por: gonzasnunoespecífico seriam úteis para ajudar na estimativa do preço?

    Terreno inclinado/plano
    Tipo de solo
    Exposição solar/vistas
    Localização do terreno
    Acessos e localização de infraestruturas
    Tipo de casa que pretende. Simples ou com muita "Arquitectura"
    Vivência da casa. Passa tempo indoors ou outdoors? Patuscadas?
    Quantos são em casa?
    Como vêem a casa. Investimento e só um sítio para dormir ou um investimento para a vida?
    Carros de família?
    Gosta de bricolar e DYI ou não...
    Dá primazia a áreas grandes ou prefere abdicar de área e aumentar à qualidade e conforto?
    ...

    Mais umas poucas de coisas à mistura.
    Tudo conta num projecto de uma casa e consequente preço final.
  4.  # 4

    Hoje fui ver preço para as minha soleiras

    Granito 380€
    Preto Zimbabué 1500€

    Isto dos preços acontece em tudo o que temos para decidir.
  5.  # 5

    Colocado por: gonzasnunoBoa noite,

    Obrigado a todos pelas respostas e comentários. Devo esclarecer que houve um lapso no post original e eu quis dizer que são 150 metros quadrados no total, não por piso.

    Se tiverem mais alguns detalhes ou informações específicas sobre opreço de construção de uma casa com as caracteristicas que mencionei, ficaria grato. Quero apenas perceber que preços poderiam rondar.

    Exagerando:Para alguém que não saibanadadesta área não sabe se pode construir uma casa destas "normal" (sem luxos ou com materiais fraquissimos/mal construido) por 10 mil euros ou por um 1 milhão de euros.

    Cumprimentos


    Para 4 quartos, escritório, cozinha, sala de jantar e estar, 2 casas de banho… 150m2 também me parece curto.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  6.  # 6

    Colocado por: gil.alves
    Terreno inclinado/plano
    Tipo de solo
    Exposição solar/vistas
    Localização do terreno
    Acessos e localização de infraestruturas
    Tipo de casa que pretende. Simples ou com muita "Arquitectura"
    Vivência da casa. Passa tempo indoors ou outdoors? Patuscadas?
    Quantos são em casa?
    Como vêem a casa. Investimento e só um sítio para dormir ou um investimento para a vida?
    Carros de família?
    Gosta de bricolar e DYI ou não...
    Dá primazia a áreas grandes ou prefere abdicar de área e aumentar à qualidade e conforto?
    ...

    Mais umas poucas de coisas à mistura.
    Tudo conta num projecto de uma casa e consequente preço final.


    Terreno: O terreno é plano
    Tipo de solo: Solo argiloso
    Exposição solar/vistas: O terreno está voltado para sul
    Localização do terreno: Uma aldeia no distrito de Coimbra perto da fronteira do distrito de Viseu
    Tipo de casa: Pretendo construir uma casa tradicional, "inspirada" nas casas do século XVII/XVIII
    Vivência da casa: Casa de férias, e sim, patuscadas incluídas.
    Carros: 2 carros
    "Gosta de bricolar e DYI ou não...": 0, não tenho jeito nem estou interessado

    Cumprimentos,
  7.  # 7

    Colocado por: gonzasnunoTerreno: O terreno é plano
    Tipo de solo: Solo argiloso
    Exposição solar/vistas: O terreno está voltado para sul
    Localização do terreno: Uma aldeia no distrito de Coimbra perto da fronteira do distrito de Viseu
    Tipo de casa: Pretendo construir uma casa tradicional, "inspirada" nas casas do século XVII/XVIII
    Vivência da casa: Casa de férias, e sim, patuscadas incluídas.
    Carros: 2 carros
    "Gosta de bricolar e DYI ou não...": 0, não tenho jeito nem estou interessado



    Ahhhh….
    Neste caso 289 765€.

    :)
    Nuno com essa base agora é contactar projectistas da zona.
    Analisar obras que tenham feito com que se reveja no traço.
    Visitar o terreno, dizer-lhes as premissas e que tem 200 000€ para investir.
    Digo 200 000€ por ser comum falar-se em valores sem IVA.

    All in all.
    Para que esteja tranquilo mantenho que deva ter arcaboiço entre os 250 e os 300 000€ para investir.


    Abr.
  8.  # 8

    Colocado por: Na_mouchGranito 380€
    Preto Zimbabué 1500€

    "Granito" Qual é o granito?
    o "preto zimbabué", tb é um granito... ;)
  9.  # 9

    Colocado por: gonzasnunoTipo de casa: Pretendo construir uma casa tradicional, "inspirada" nas casas do século XVII/XVIII

    loloL. é um solar...

    Colocado por: gil.alvesAhhhh….
    Neste caso 289 765€.

    Falta aí um ZERO. É para ser um solar.

    Agora a sério.
    gonzanuno.
    arranje um arquiteto e discuta as opções com ele.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasFalta aí um ZERO. É para ser um solar.
    na verdadeira ascensão da palavra não me admirava!
    Concordam com este comentário: Telhado
  11.  # 11

    Colocado por: gonzasnunoOlá a todos,

    Estou à procura de orientação e experiência da comunidade, pois estou a considerar para o futuro a construção de uma casa de dois pisos numa aldeia tranquila. A minha principal preocupação neste momento é entender os custos envolvidos (excluindo o custo do terreno e de licenciamentos), uma vez que não tenho qualquer experiência ou conhecimento sobre quanto pode custar a construção de uma casa com as características que tenho em mente.

    A casa que estou a planear teria aproximadamente 150 metros quadrados por piso, incluindo uma cozinha, uma sala de jantar, uma sala de estar, um escritório, quatro quartos e duas casas de banho. Eu não tenho qualquer tipo de noção sobre que custos esperar de uma casa deste género construindo de raiz e era importante para mim conseguir perceber isso de modo a que possa planear a minha vida e consiga perceber se é algo viável e que possa realisticamente ambicionar.

    Peço a colaboração da comunidade para partilhar conhecimentos sobre os custos associados a uma construção deste tipo, procuro apenas uma pequena luz neste assunto (estou a investigar). Eu sei que é difícil dar um número, mas um intervalo de preços já era bom.

    Agradeço desde já a todos que puderem partilhar a sua experiência ou oferecer dicas sobre como abordar este desafio.

    Muito obrigado!



    O pessoal tem medo de dar valores...

    Na zona norte entre Braga e Porto uma casa com 150m2 total habitável de dois pisos com garagem de 50m2 está a rondar nos orçamentos 210K + Iva, com cozinha e sem muros. Estes valores eram bem menores em 2018, 2019.

    Alguns arquitetos combram 6 a 8k pelo projeto mais projeto de especialidades sem mais nada incluido.

    Licenças de construção camarárias rondam nalgumas cameras 1500 a 2000, isto é o mais barato, outras podem cobrar bem mais.

    Terrenos de 500m2 rondam os 50 a 60k na zonas fora da cidade.

    Pode conseguir poupar bastante de fizer por sua conta/diretamente cada uma das especialidades, pode poupar uns 30% no valor total e tem menos chatices no caso de ter azar no construtor que escolheu.

    Pode conseguir orçamentos mais baixos se tirar muita coisa como por exemplo:
    -Aquecimento
    -Caixilharia mais fraca
    -Usar mesmo materias baratos (por exemplo, flutuante em vez de vinil e cerâmica ate 10euros que arranja com muita dificuldade.
    -Areas exteriores pequeñas que nao precise de calcetar;
    - Ter água, energia e saneamento à porta (se tiver longe, é uma fortuna que tem de pagar)

    Como já referi noutros tópicos, pior decisão que tomei na vida, a de construir. A maioria da malta da construção não sabe o que faz ou se sabe estão mais interessados em satisfazer o cliente de uma obra grande do que o da obra pequena. Tenho amigos que tiveram boas experiências e sorte no contrutor, o que significa que há gente boa... mas diria que é 1 ou 2 em 10. Mas o que mais me deixa mal disposto é arrogância no sector.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gonzasnuno, FTavares
  12.  # 12

    Colocado por: reator22(…)orçamentos 210K + Iva, com cozinha e sem muros. Estes valores eram bem menores em (…)projeto mais projeto de especialidades sem mais nada incluido.
    (…) nalgumas cameras 1500 a 2000, isto é o mais barato, outras podem cobrar bem mais.


    Sums up to…
    300 000€(!)

    :)
  13.  # 13

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Só para ter noção dos preços, quanto custaria fazer uma piscina de 8X4, quanto custaria fazer um jardim de 100 metros quadrados, quanto custaria fazer uma zona simples de churrasco e quanto custaria fazer um pequeno anexo exterior de arrumações?

    Não estou a dizer que quero fazer isso tudo nem se quer uma delas, só queria mesmo perceber que preços rondam este tipo de coisas hoje em dia.
  14.  # 14

    Piscina... uns 20 000€ (all in)
    100m² de jardim? Relva?


    Zona de churrasco?...


    Anexo de jardim


    Como vê gonza...
    é à moda do freguês!...

    Há de tudo...
    Vai das suas pretensões/requisitos e carteira.

    Abr.
    Concordam com este comentário: NGC
 
0.0201 seg. NEW