Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Estamos a construir uma moradia em Leiria com 160m2 de pavimento aquecido por PRH, pé direito de 2,70m, inércia média, isolamento em paredes e cobertura com 12cm de espessura total (8 exterior, 4 interior).
    Ora o projeto previa uma BC de 16kw (aque/arref/AQS). Os instaladores deram alternativas de 8 e 12kw. ( só aquecimento +AQS).
    E agora? Qual escolheriam?
  2.  # 2

Se for uma Daikin pode colocar de 6Kw para fazer aquecimento, arrefecimento e AQS

16Kw só para radiadores e mesmo assim era exagerado
  3.  # 3

Os 16kW deve ser a "bitola", chiça... A mim também propuseram 12 e 16kW para 125m2 e radiadores, insisti que não era preciso e instalei 8kW, funciona perfeitamente.
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesSe for uma Daikin pode colocar de 6Kw para fazer aquecimento, arrefecimento e AQS

16Kw só para radiadores e mesmo assim era exagerado

A de 12 era uma Daikin de 12kW modelo EDLA11D3V3, a de 8 era uma Mitsubishi SUZ-SWM80VA. Eu achei que poderia haver algum exagero no projeto mas não pensei que fosse tanto… é que a diferença monetária ainda é grande… Ainda assim vou pedir para rever os orçamentos para a de 6kw.
  5.  # 5

Colocado por: Bruno.AlvesOs 16kW deve ser a "bitola", chiça... A mim também propuseram 12 e 16kW para 125m2 e radiadores, insisti que não era preciso e instalei 8kW, funciona perfeitamente.

Acabamos de inatalar uma Altherma HT 16kW em casa do meu pai. O arranque foi feito 2 dias antes do Natal. Foi para radiadores.
  6.  # 6

Eu para uma área de 120m2, com radiadores instalei uma de 8KW....serve perfeitamente...casa nos 20 graus.
  7.  # 7

Colocado por: RcrdPrntEu para uma área de 120m2, com radiadores instalei uma de 8KW....serve perfeitamente...casa nos 20 graus.

Quantos elementos tem? Estou a ponderar colocar cá em casa, tenho uma area 145m2 com 2.60m de pé direito e radiadores com um total de 85 elementos.

Alguem me sabe dizer a potencia necessaria para a bomba de calor?
  8.  # 8

Colocado por: Digitallmt

Quantos elementos tem? Estou a ponderar colocar cá em casa, tenho uma area 145m2 com 2.60m de pé direito e radiadores com um total de 85 elementos.

Alguem me sabe dizer a potencia necessaria para a bomba de calor?

tenho 75 elementos.

10 na cozinha
    13 + 13 na sala
    10 no escritório
    9 num quarto
    10 num quarto
    10 na suite

e mais 2 toalheiros de 120cm.

o meu pé direito apenas tem menos 5 cm, está nos 2.55m.

0.0169 seg. NEW