Iniciar sessão ou registar-se
    • NM_lt
    • 29 dezembro 2023 editado

     # 1

    Boas!

    Comprei um apartamento cujo sótão ainda está em telha e vigas de cimento e gostava de instalar isolamento para que as coisas que lá guardo não se estraguem com o tempo. Estive a ver algumas threads e fiquei com a ideia que neste caso seria:

    1) Colocar lã mineral debaixo da telha (entre as vigas de cimento)
    2) Colocar XPS no teto todo debaixo da lã mineral e usar espuma de fixação de painés para colar o XPS às vigas de cimento
    3) Colocar pladur hidrófugo por baixo do XPS

    Tenho algumas dúvidas como por exemplo:
    - Como o objetivo do sótão é apenas guardar coisas, acham exagerado?
    - como faria para a lã mineral não cair? arames de inox entre cada viga debaixo da lã?
    - não há risco do XPS se descolar das vigas?

    Aceito todas as sugestões pois é a primeira vez que farei algo do género.

    Muito obrigado!

    Sótao
  1.  # 2

    Gosta do aspeto do OSB?

    Se gostar, lã de rocha e OSB deve ser o suficiente, barato e fica bem bonito
  2.  # 3

    Gosta do aspeto do OSB?

    Se gostar, lã de rocha e OSB deve ser o suficiente, barato e fica bem bonito

    Gosto! tinha preferência por um teto branco, mas também não é mau. Nesse caso como faria para colar o OSB nas vigas? Espuma Quilosa orbafoam?
    • Dias12
    • 29 dezembro 2023 editado

     # 4

    Veja se esta solução se aplica às suas ripas
    https://www.esferovite.pt/20-Abobadilhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NM_lt
  3.  # 5

    Têm autorização do condomínio para aproveitamento do sótão?
    Muita atenção a isto …

    Depois aparecem danos nas telhas ou infiltrações e mandam-lhe a culpa para cima por se estar apropriar de área comum.
    • frsc23
    • 1 janeiro 2024 editado

     # 6

    Eu tenho um telhado parecido e queria tb isolar.



    Queria colar XPS entre vigotas naquelas barrinhas, e depois por baixo la vidro/rocha e fechar com pladur.

    Alguma ideia de como fixar pladur as vigotas? Visto que todos dizem que nao se podem furar vigotas.
    • NM_lt
    • 3 janeiro 2024 editado

     # 7

    Têm autorização do condomínio para aproveitamento do sótão?

    Sim, cada fração tem o seu próprio sótão com porta, fora da área comum. Fico estupefacto é como nem o teto da área comum eles isolaram, visto que é um prédio novo de 2021..

    Alguma ideia de como fixar pladur as vigotas? Visto que todos dizem que nao se podem furar vigotas.

    Boa pergunta.. era a minha dúvida também. Estava a pensar Espuma Quilosa orbafoam (aguenta 25Kg de peso) ou então colocar barras metálicas perpendicularmente às vigas de cimento (pregar as barras em cada extremidade nas paredes brancas) e depois pregar pladur às barras metálicas.

    Já agora, é melhor colocar XPS logo debaixo das telhas e só depois lã vidro/rocha ou ao contrário?
  4.  # 8

    É só para guardar coisas? Então eu esquecia o pladur, lã de rocha, osb ou outra coisa qualquer do género. Uma camada de XPS de 30 ou 40mm colado às vigas chega e sobeja. E custa-lhe 1/10 dessa complicação toda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NM_lt
  5.  # 9

    Não coloque xps, coloque lã para respirar
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  6.  # 10

    Mas é telha e cimento, precisa mesmo de respirar? Nem tem necessariamente de ficar estanque por ser xps.
  7.  # 11

    Colocado por: frsc23Eu tenho um telhado parecido e queria tb isolar.



    Queria colar XPS entre vigotas naquelas barrinhas, e depois por baixo la vidro/rocha e fechar com pladur.

    Alguma ideia de como fixar pladur as vigotas? Visto que todos dizem que nao se podem furar vigotas.

    Fixa umas mestras às vigotas (abraçadeiras metálicas) e depois aparafusa o gesso cartonado nas mestras, mas... Vai ficar com umas pontes térmicas de meter medo.

    E porque não preencher os espaços entre vigotas com lã mineral e depois fixar uns barrotes de madeira às vigotas e pregar lambrim/forro de pinho?

    Da maneira que tem as vigotas é fácil inventar um sistema de encaixe nas mesmas sem necessidade de as furar. No final vai perder menos de 10 cm de pé direito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8.  # 12

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Fixa umas mestras às vigotas (abraçadeiras metálicas) e depois aparafusa o gesso cartonado nas mestras, mas... Vai ficar com umas pontes térmicas de meter medo.

    E porque não preencher os espaços entre vigotas com lã mineral e depois fixar uns barrotes de madeira às vigotas e pregar lambrim/forro de pinho?

    Da maneira que tem as vigotas é fácil inventar um sistema de encaixe nas mesmas sem necessidade de as furar. No final vai perder menos de 10 cm de pé direito.

    Pode desenvolver a sua ideia sff, Vítor?
    Tenho um sótão semelhante e também quero intervir nele.
    Como já aqui disseram, XPS + Espuma compatível não é a melhor solução?
  9.  # 13

  10.  # 14

    Colocado por: NM_lt
    Gosto! tinha preferência por um teto branco, mas também não é mau. Nesse caso como faria para colar o OSB nas vigas? Espuma Quilosa orbafoam?


    Há uns paineis OSB já com isolamento, quase como as telhas sandwich.
    https://www.construnario.com/panel-sandwich-tarima-osb-ignifugado-de-10-mm-de-teznocuber-clasificacion-al-fuego-bs1d0-espesor-10-30-16_tezno-cuber-composites-sl_OSI103016#
  11.  # 15

  12.  # 16

    Colocado por: LMigAlveshttps://www.youtube.com/watch?v=_DMQBR_XKOc&t=135s

    Obrigado, mas penso não ser uma solução adequada para os telhados apresentados neste tópico.
  13.  # 17

    Colocado por: lmcaet
    Pode desenvolver a sua ideia sff, Vítor?
    Tenho um sótão semelhante e também quero intervir nele.
    Como já aqui disseram, XPS + Espuma compatível não é a melhor solução?

    Pode arranjar uns barrotes em madeira cortados para ficar entalados entre as vigotas e depois aparafusa outros barrotes por baixo criando um sistema de encaixe. Desta forma reduz consideravelmente as pontes térmicas e coloca o isolamento alinhado por baixo com os barrotes, depois é pregar/aparafusar um forro de madeira ou se preferir em gesso cartonado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesPode arranjar uns barrotes em madeira cortados para ficar entalados entre as vigotas e depois aparafusa outros barrotes por baixo criando um sistema de encaixe.

    Olha lá!! que Boa ideia. Ainda não me tinha lembrado disso. Vou "roubar".!
  15.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    Olha lá!! que Boa ideia. Ainda não me tinha lembrado disso. Vou "roubar".!

    Pode-se inclusivamente replicar o perfil de uma abobadilha para fazer o encaixe na vigota e depois é só fixar o ripado por baixo.
    #severalwaystoskinacat 😎
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16.  # 20

    No caso de optar por lã mineral com o papel craft voltado para a laje recomendam colocar alguma coisa por cima da lã ?

    Vão entrar sempre poeiras por entre as telhas e com o tempo pode "danificar" o desempenho da lã???


    No meu caso a porta de acesso é pelo exterior e quase não vou utilizar o sotão.

    Caso queira ir lá e para não pisar a lã será melhor colocar algo em cima apenas nas zonas pisadas? placas de OSB?

    obrigado
 
0.0184 seg. NEW