Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    gostaria de saber o que aconselham e quais a possível diferença de custos entre instalar um quadro monofásico ou trifásico numa moradia nova.

    O objetivo para daqui a 2-3 anos é a moradia ter AC em todas as assoalhadas (5), painel solar termosifão e paineis fotovoltaicos, wallbox para carro eletrico de 22Kw, talvez chão radiante, piscina aquecida.

    Disseram-me que para carregar carros eletricos e para paineis solares fotovoltaicos são aconselhados quadros trifásicos. É verdade ou com um quadro monofásico consegue-se ter tudo da mesma forma para uma moradia unifamiliar?
  2.  # 2

    Se quiseres carregador carro 22kw, só conseguem com trifasico, monofasico o máximo é 7.4KW.
    Concordam com este comentário: barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  3.  # 3

    Recomendo deixar a instalação com potência viabilizada para 20,7KVA trifasico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  4.  # 4

    Colocado por: BigmouseRecomendo deixar a instalação com potência viabilizada para 20,7KVA trifasico
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino


    Mas deixar com a potencia viabilizada mas enquanto não necessitar de usar na totalidade o mesmo quadro pode ser utilizado em monofásico?
  5.  # 5

    Sim. Pode.

    Neste momento tenho viabilizada 34,5KVA e tenho contratado 4,6kVA monofásico

    Colocado por: sadino

    Mas deixar com a potencia viabilizada mas enquanto não necessitar de usar na totalidade o mesmo quadro pode ser utilizado em monofásico?
    Concordam com este comentário: bettencourt
  6.  # 6

    Eu adjudiquei a parte eletrica como distribuição para ser trifasico, mas vou colocar monofasico na casa.
    A opção da distribuição trifasico é a pensar no futuro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  7.  # 7

    Uma instalação trifásica pode perfeitamente trabalhar em modo monofásico. Já o contrário não é verdade (implica substituir componentes no quadro). Logo, é sempre melhor fazer uma instalação a pensar em trifásico. Depois contrata o que lhe der mais jeito.

    A minha casa tb tem uma instalação trifásica e quando vim para cá em 2009 reduzi para monofásico 6.9 kVA. Serve-me perfeitamente. Tenho 2 AC multiplits (3x2) e carrego o carro a 16A (que me chega bem para a minha utilização). Nunca senti que fosse insuficiente. Só é necessário fazer um uso racional dos equipamentos e não ligar tudo ao mesmo tempo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AlexRibeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  8.  # 8

    Para a eredes colocar monofásico, o corte geral 4 pólos do quadro, tem de passar para para bipolar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  9.  # 9

    Só se é uma imposição recente.

    todos os que tenho feito (incluindo a minha), continua a possuir um corte geral tetrapolar.

    Colocado por: VarejotePara a eredes colocar monofásico, o corte geral 4 pólos do quadro, tem de passar para para bipolar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: BigmouseSó se é uma imposição recente.

    todos os que tenho feito (incluindo a minha), continua a possuir um corte geral tetrapolar.



    Na AML, só mudam trifásico para monofásico, com corte bipolar no geral, por aqui já não shuntam "fases" há alguns anos.

    Na minha moradia quando comprei tinha trifásico, pedi para monofásico, disseram logo que tinha de ter o corte bipolar instalado.
    Quando lá foi a equipa para ligar, foram logo ver o geral se já estava em mono.

    Tive outros conhecidos que pediram para mono, foram lá as equipas e foram embora por ter o geral trifásico, só voltaram quando estava com o bipolar, não shuntam "fases".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  11.  # 11

    Colocado por: VarejoteNa AML, só mudam trifásico para monofásico, com corte bipolar no geral, por aqui já não shuntam "fases" há alguns anos.

    É verdade!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  12.  # 12

    por aqui não há essas esquesitices.

    mas no dia que houver também é fácil de resolver, retira-se as ligações do cabo de entrada em duas das fases do corte geral e fica resolvido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  13.  # 13

    Colocado por: Bigmousepor aqui não há essas esquesitices.

    mas no dia que houver também é fácil de resolver, retira-se as ligações do cabo de entrada em duas das fases do corte geral e fica resolvido.


    Não, tem de ser bipolar, se desse era desligar duas e shuntar a outra.
    A primeira que aconteceu isso há uns anos, também se desligou 2 fases e 1 shuntada, disseram logo que tinha de ser bipolar a entrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78, sadino
  14.  # 14

    Se fosse numa instalação minha, ira reclamar e muito. Pois a e-redes não se tem que prenunciar em nada a partir dos terminais da portinhola, está bem explicito no manual de ligação à redes qual o ponto de fronteira.

    Para além que a instalação encontra-se certificada, e não vou fazer nenhuma alteração à mesma.

    Colocado por: Varejote

    Não, tem de ser bipolar, se desse era desligar duas e shuntar a outra.
    A primeira que aconteceu isso há uns anos, também se desligou 2 fases e 1 shuntada, disseram logo que tinha de ser bipolar a entrada.
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  15.  # 15

    Bom... com isto agora fiquei ainda com mais dúvidas :)

    Estava a pensar colocar trifásico mas a "trabalhar" em modo monofásico. Para o inicio chegava-me mono e no futuro se necessita-se de trifásico já tinha as instalações todas feitas.

    Com esta obrigatoriedade corte bipolar o que implica se no futuro quiser "ativar" o trifásico?
  16.  # 16

    Para mim instalação preparada para trifásico.

    mas o mais importante, qual a potencia que irá viabilizar?
  17.  # 17

    Colocado por: sadinoBom... com isto agora fiquei ainda com mais dúvidas :)

    Estava a pensar colocar trifásico mas a "trabalhar" em modo monofásico. Para o inicio chegava-me mono e no futuro se necessita-se de trifásico já tinha as instalações todas feitas.

    Com esta obrigatoriedade corte bipolar o que implica se no futuro quiser "ativar" o trifásico?


    Pode fazer a instalação em trifásico, se for na AML, deixa só o geral do quadro bipolar(monofásico).
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  18.  # 18

    mesmo se for certificar a instalação para trifásico? quando lá chegar a entidade certificadora o tiver um interruptor bipolar o que irá dizer?

    Colocado por: Varejote
    1. Pode fazer a instalação em trifásico, se for na AML, deixa só o geral do quadro bipolar(monofásico).
  19.  # 19

    Colocado por: Bigmousemesmo se for certificar a instalação para trifásico? quando lá chegar a entidade certificadora o tiver um interruptor bipolar o que irá dizer?



    Ia-vos perguntar precisamente isso. Como fazem para certificar trifásico mas contratar monofásico? Montam tudo trifáscio pedem inspeção e depois alteram o quadro?? Se percebi bem isso não deveria ser permitido...
  20.  # 20

    Colocado por: Bigmousemesmo se for certificar a instalação para trifásico? quando lá chegar a entidade certificadora o tiver um interruptor bipolar o que irá dizer?



    Tem de certificar com tetrapolar, com contrato mono, tem de colocar bipolar.

    Na AML é assim.

    Como há zonas que pedem a declaração de distribuição de cargas da coluna montante, quando se passa para monofásico, outras zonas não pedem.
 
0.0228 seg. NEW