Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nas cadernetas prediais,qual o significado do " 1/2" onde diz "parte"??
      PREDIAL.png
  2.  # 2

    Quer dizer que o titular possui 1/2... ou seja, 50% da propriedade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marreta1
    • size
    • 2 janeiro 2024

     # 3

    Significa que o prédio possui mais que um proprietário. 1/2 corresponde a metade-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marreta1
  3.  # 4

    O prédio rustico era da minha avó, só tinha registo nas finanças, quando o registei por usucapião ( com consentimento de toda a família) já se encontrava omisso, assim quem é este outro dono, o estado ou a minha avó??

    Nota- A minha avó já faleceu à 10 anos.
  4.  # 5

    Colocado por: marreta1assim quem é este outro dono, o estado ou a minha avó??

    tem de ver nas finanças e peça uma certidão permanente da conservatória do registo Predial. Isto partindo do principio que o predio está registado.
  5.  # 6

    A certidão premanente só refere o meu nome o da minha esposa........
  6.  # 7

    Colocado por: marreta1A certidão premanente só refere o meu nome o da minha esposa
    ou seja 2 pessoas em que cada um tem 50% que é 1\2 da propriedade plena
  7.  # 8

    Colocado por: marreta1A certidão premanente só refere o meu nome o da minha esposa........

    Então o outro 1/2, deve ser a sua esposa... peça à sua esposa para ver na AT, no patrimonio predial se consta o predio.
  8.  # 9

    Obrigada a todos....
  9.  # 10

    Nesse mesmo papel tem uma listagem a dizer TITULARES

    Aparece o seu nome (imagem em cima) e os restantes titulares. Se não aparecer, somente o seu, vá as finanças e corrija isso.

    Tive uma situação parecida, onde um familiar tinha o seu nome em terrenos que não devia, e outros terrenos com o seu nome omisso. Foi tratado e devidamente corrigido nas finanças localmente.

    Ha imensa salganhada nestes terrenos com diversas partes divididas. Um caos que vem do tempo de D. Afonso Henriques.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
 
0.0128 seg. NEW