Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Adquiri recentemente um apartamento na zona de VFX e ao qual tenho vindo a fazer algumas melhorias (principalmente a nível estético).

    Ora, decidi este ano, concentrar-me numa das situações que quero resolver: troca total da canalização existente (ainda em ferro galvanizado?) que já apresenta alguns sinais de desgaste (alguma ferrugem quando se abre a torneira do poliban e torneira da cozinha).

    A minha ideia é a seguinte:

    - Troca total da canalização existente com passagem pelos tetos faltos (ainda não instalado).
    - Abertura de roços na cozinha, até à torneira do LL e torneira da máquina de lavar loiça.
    - Abertura de roços na WC, até às torneiras de poliban, sanita, lavatório.
    - Eliminação do bidé existente e criar ponto de água e esgotos para a máquina de lavar roupa.

    Qual o melhor material a usar na canalização, com uma relação custo-qualidade aceitável?

    Na imagem que anexo, o bidé encontra-se ao lado da sanita (apenas o eliminei porque é essa a intenção) e coloquei a MLR no sítio onde pretendo que fique.

    Alguém pode dar uma ajuda no que toca a preços que terei de contar (+/-)?

    Cumprimentos,
      Planta Casa.jpg
  2.  # 2

    Eu recomendo que utilize Multicamadas. e deve usar manga de isolamento na rede de agua quente.
  3.  # 3

    Boa noite, Sr. Pedro,

    Obrigado pela resposta.

    Tenho lido alguns tópicos neste fórum, relativos a troca de canalizações e reparo que os tubos Multicamadas e PPR são os mais aconselhados. Portanto, creio que a decisão irá ser por um desses dois.

    Outra dúvida que tenho é relativamente à passagem a tubagem pelo teto falso.. É seguro? O que será melhor.. Primeiro fixar os perfis e depois passar a tubagem ou primeiro passar a tubagem e depois fixar os perfis?

    Outra questão: tenho um pé direito com 2.80M. Existe alguma distância mínima a que deve ser colocado o teto? Não queria ficar com teto a menos de 2.60M da minha cabeça. :)

    Cumprimentos,
  4.  # 4

    Sai um "up" para poder ler mais opiniões. :)
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 5

    a distancia minima por lei é 2.4 e até pode ser 2.2 em certas zonas.

    é claro que deve executar a canalização e só depois executar o teto falso.
  6.  # 6

    Uso PPR mas é por uma questão de aspecto profissional e nunca ter tido nenhum problema.

    Faria uma simulação da estrutura a montar do tecto falso e marcação (por ex. com um bate linhas) mas montaria a canalização previamente. Não esquecer a manga de isolamento e fixe a tubagem às paredes e/ou tectos. Não aproveite os tirantes do tecto falso para fixar a canalização como se vê por aí.

    Tecto a 2,60m está óptimo.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1a distancia minima por lei é 2.4 e até pode ser 2.2 em certas zonas.

    é claro que deve executar a canalização e só depois executar o teto falso.


    Isso é a distância de..? :)

    Cumprimentos,
  8.  # 8

    Colocado por: 2fast4uOutra questão: tenho um pé direito com 2.80M. Existe alguma distância mínima a que deve ser colocado o teto? Não queria ficar com teto a menos de 2.60M da minha cabeça. :)
  9.  # 9

    Colocado por: marco1



    Ah, ok!

    Entendido. :)

    Obrigado!
  10.  # 10

    Colocado por: 2fast4uNão queria ficar com teto a menos de 2.60M da minha cabeça. :)

    Para determinar o pé direito necessário basta somar a sua altura aos 2,60m.
  11.  # 11

    Como é que eu poderia fazer a passagem dos tubos para a zona da cozinha e WC, tendo como base a planta? Onde estão as vigas? Podem ajudar a identificar?
      Planta Casa VFX.jpg
  12.  # 12

    Não dá para aferir onde anda a estrutura através dessa planta.
    O ideal é que passar a tubagem abaixo do nível da estrutura. Através de roços e/ou sobre tectos falsos.
    • SJC
    • 12 janeiro 2024

     # 13

    Se a máquina de lavar roupa ficar a aproveitar um esgoto existente (não percebi pelo seu texto se ia usar o esgoto do bidé) aí consegue baixar bastante a complexidade.
    O sistema de canalização de água consegue sempre fazer-se sem grande complexidade (mais ou menos bem feito), agora fazer esgotos novos já envolve obras mais “chatas”.

    Multi camada parece ser a solução indiscutível no momento, já que alia o melhor da canalização metálica com a de plástico.
    No meu caso eu prefiro usar isolamento em todos os tubos (incluindo o de água fria), acho que até está agora nos regulamentos visto que tal previne a formação de condensações (importante se está a passar num teto falso em gesso cartonado).
  13.  # 14

    SJC fiquei de orelhas em pé e no próximo mês temos de escolher uma canalização.
    Uma coisa "simples" mas que vai passar por dentro de uma parede de gesso cartonado.
    Pode-me dizer onde encontro info sobre o que falou?!

    Colocado por: SJC
    Multi camada parece ser a solução indiscutível no momento, já que alia o melhor da canalização metálica com a de plástico.
    No meu caso eu prefiro usar isolamento em todos os tubos (incluindo o de água fria), acho que até está agora nos regulamentos visto que tal previne a formação de condensações (importante se está a passar num teto falso em gesso cartonado
    • SJC
    • 13 janeiro 2024 editado

     # 15

    https://forumdacasa.com/discussion/87692/1/multicamada-e-necessario-isolamento-termico/

    Se calhar o aplicador vai correr tudo a tubo de 16mm e com um isolamento de 6mm no tubo de água quente e vai ficar a “funcionar”.
    Agora tudo depende de como quiser fazer as coisas.

    Edit: para passar dentro de uma parede com os tradicionais montantes de 48mm já nem se pode “inventar” muito no isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 13 janeiro 2024 editado

     # 16

    É uma parede que vai ficar visualmente atrás de uma porta e tem menos de 1mt de largura, se tiver de lhe aumentar a profundidade em Gcartonado para podermos ter as coisas em condições, não vejo porque não 😉

    Muito agradecida 🙌
  14.  # 17

    Colocado por: SJCSe a máquina de lavar roupa ficar a aproveitar um esgoto existente (não percebi pelo seu texto se ia usar o esgoto do bidé) aí consegue baixar bastante a complexidade.
    O sistema de canalização de água consegue sempre fazer-se sem grande complexidade (mais ou menos bem feito), agora fazer esgotos novos já envolve obras mais “chatas”.

    Multi camada parece ser a solução indiscutível no momento, já que alia o melhor da canalização metálica com a de plástico.
    No meu caso eu prefiro usar isolamento em todos os tubos (incluindo o de água fria), acho que até está agora nos regulamentos visto que tal previne a formação de condensações (importante se está a passar num teto falso em gesso cartonado).


    Bom dia,

    Desde já agradeço por ter respondido.

    O ideal seria colocar a MLR ao lado do poliban e aproveitar (se possível) a canalização do mesmo e criar ali um ponto de água para a máquina. Será muito mais complexo?
    Será que deveria colocar a máquina na zona do antigo bidé (ao lado da sanita) e assim aproveitar os esgotos e pontos de água aí existentes? Não me agrada muito esta solução mas não gosto de complicar. :)
  15.  # 18

    Colocado por: SJChttps://forumdacasa.com/discussion/87692/1/multicamada-e-necessario-isolamento-termico/

    Se calhar o aplicador vai correr tudo a tubo de 16mm e com um isolamento de 6mm no tubo de água quente e vai ficar a “funcionar”.
    Agora tudo depende de como quiser fazer as coisas.

    Edit: para passar dentro de uma parede com os tradicionais montantes de 48mm já nem se pode “inventar” muito no isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize


    Em vez de utilizar tubo de 16mm utilize o de 20mm fica com mais caudal e melhor servido.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
 
0.0191 seg. NEW