Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Desde já peço desculpa por não saber nomes técnicos e se estou abrir uma discussão repetida.

O que me trás cá é o seguinte: hoje de madrugada deparei com uma "inundação" numa casa de banho, corria água de um foco. Agoniado com a situação parti o gesso cartonado do teto e reparei que a infiltração vinha junto á parede, deparei também com gotas suspensas nas vigas que sustentam a lage, gotas que deduzo que sejam de condensação.

Após umas horas noturnas a vaguear pela internet fico com a ideia que não tenho impermeabilização nem isolamento térmico no terraço que fica por cima desta casa de banho. Esse terraço encontra-se apenas com o piso em bruto (betão!) E no interior (casa de banho) apenas tem o gesso cartonado uns 20 cm de falso e as ditas vigas e tijolos.

Se não estou em erro terei com urgência de impermeabilizar e isolar termicamente.

Posto isto e na esperança de ter sido claro a pergunta que faço é:

Qual a melhor forma de impermeabilizar e isolar termicamente pelo exterior?

Obrigado
  2.  # 2

Tudo se resolve. Este terraço é novo? Se já tem uns anos e nunca deu problemas, então não há de precisar de nenhuma solução drástica. Em vez de se preocupar com resolver o problema da melhor forma, eu pensava em resolvê-lo rapidamente com um faz-tudo local.

Difícil dizer qual será a solução para o seu caso sem ver, mas eu apontava para uma de duas hipóteses:

-Encontrar qualquer fissura por onde esteja a entrar água nesse terraço. Reparar localmente e dar duas demãos de tinta plástica em cima da coisa toda. Deve custar uns 200€ e faz-se em duas tardes. Até faz você se quiser. Dura 5 anos sem problemas, no mínimo.

-Colar tela asfáltica na coisa toda. Isto já tem de ser feito por um profissional, mas é uma técnica bem conhecida e dura 20 anos facilmente.

O isolamento térmico pode fazer por dentro com lã de rocha ou xps, já que partiu o pladur.

Há técnicas melhores que estas, mas creio que bom, barato e fácil são de privilegiar no seu caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omalestafeito
  3.  # 3

Boa tarde zemvpferreira, obrigado pelo seu tempo.
    A casa comprei no início da primavera, estava a ser restaurada mas inacabada. Foquei-me em ficar com a casa habitável e o foco foi no interior,agora pago a fatura!
    Este terraço é o primeiro inverno. E a dica que deixa da tinta plástica assim que tenha uns dias de sol seguirei esse conselho. As fissura hoje mesmo vou tratar disso com um cola e veda, mesmo que não encontre nada vou aplicar nas extremidades, tendo em conta que este terraço é murado em volta.
    No entanto pretendo algo mais definitivo e isolar pelo interior teria de partir o resto do gesso cartonado.
    Vi uns esquemas de isolamento e impermeabilização onde tem a tela asfáltica colada, XPS ou aglomerado de cortiça, e algo por cima desse isolante térmico. Desculpe não saber o nome técnico deste processo.
      Screenshot_2024-01-03-13-11-23-37_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  4.  # 4

Pode perfeitamente usar uma solução desse género. É mais caro, claro, mas funciona bem. O crítico é encontrar um empreiteiro/jeitoso que tenha prática em aplicar tela asfáltica o quanto antes, tudo o resto é super simples de orçamentar e colocar.
  5.  # 5

Vi uns esquemas de isolamento e impermeabilização onde tem a tela asfáltica colada, XPS ou aglomerado de cortiça, e algo por cima desse isolante térmico.

Este esquema de isolamento é duradouro e eficaz? Tendo em conta as possíveis condensações que tenho também?
  6.  # 6

zemvpferreira foi mais rápido na resposta que a minha correção a mensagem 🙏

Se entretanto aplicar a tinta plástica interferirá com a aplicação da tela asfáltica num futuro próximo?
  7.  # 7

Não creio, a aplicação da tela é tão agressiva que 'come' qualquer película que esteja por baixo. Pior dos casos, o aplicador perde uma horinha a retirar a tinta e siga.

Eu não hesitava em pintar esse terraço o quanto antes. Escusa de estar desconfortável este inverno.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omalestafeito

0.0111 seg. NEW