Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, surgiu-me uma ideia aquando de umas férias passadas na casa de aldeia, que é: possuindo em casa uma salamandra simples de pellets com um tubo de fumos a passar para uma divisão superior que é um anexo(ou falso) de arrumos de um quarto, e este anexo fica mesmo por trás do WC, ou seja, o tubo dos fumos passa a 1 metro do WC, poderei recuperar calor para o wc?
    ora quando ligado, este tubo fica muito quente e dissipa calor, se eu forrasse este tubo de fumos com outro de maior diametro em inox, onde armazenava esse calor dissipado, e fizesse uma saída com outro tubo direto para o wc, esta recebia ar quente? é um DIY muito simples e barato (só mesmo o buraco para o WC é que custa mais pelo risco estético) mas possuo várias dúvidas do seu real funcionamento.
    a principal dúvida é como garanto que o ar circula pelo tubo para o wc? este fica "parado" entre tubos, será que devo ter uma entrada o mais abaixo possivel, colado ao chão (da divisão acima da salamandra claro) para fazer o ar circular? mas assim entra ar frio. Estou muito confuso, se alguém perceber de exaustão de ares e circulação que me elucide pfv.
    Claro que tendo um exaustor elétrico a puxar o ar para o wc, garantia isso mas queria natural.

    ilustração do que digo acima: https://ibb.co/hmdJXTZ
 
0.0078 seg. NEW