Iniciar sessão ou registar-se
    • JRMO
    • 3 janeiro 2024

     # 1

    Bom dia, malta.
    Desejo desde já um ótimo ano novo a todos.

    Estou a estudar este tema, respeitante a bombas de calor + controlo de temperatura por zonas, para deixar a instalação de casa preparada para integrar com o Home Assistant e com o Apple HomeKit e poder controlar a temperatura a partir do telemóvel, tablet, PC, etc. Então, cheguei ao ponto em que terei de instalar um colector com atuadores elétricos individuais para cada circuito, associados a termostatos instalados em cada uma das zonas.

    No passo seguinte, continuo com algumas dúvidas que gostava de ver aqui discutidas convosco.

    Q1: Como é acionada a bomba de calor/bomba de circulação nestes casos? Deverei ativá-las sempre que >= 1 dos circuitos esteja "aberto"? Ou a bomba de calor poderá fazê-lo automaticamente com base na temperatura de impulsão?

    Q2: No caso da Daikin (é a que estou a estudar mais a fundo), sei que tradicionalmente isso é controlado pelo Madoka, mas apenas vejo exemplos para 1 divisão. Pelo que entendo, isto não garante que as divisões estejam todas equilibradas...

    Q3: Faz sentido ter modos de aquecimento/arrefecimento individuais em cada termostato? Assumo que trocar o modo deveria ser geral para todos eles. Esta informação deverá ser passada à bomba de calor, correto?

    Uma solução que me vem à cabeça, que me parece resolver todas estas questões, é "agrupar" toda a informação destes termostatos e juntar numa saída como se fosse um termostato apenas, e ligar à bomba de calor no modo de termostato externo. Assim, conseguia dar indicação para acionar a bomba e indicar se deve ser no modo aquecimento ou arrefecimento.

    Espero que este tema seja relevante para o fórum e contribuir também nesta discussão.
    • JRMO
    • 3 janeiro 2024

     # 2

    Entretanto encontrei aqui algures no fórum este link, que esclarece grande parte das questões.

    https://builder.techinfus.com/pt/montazhnye-raboty/termogolovki-dlya-kollektora-teplogo-pola.html

    Surgiu-me então um novo cenário, de criar um conjunto de termostatos sem fios simplificados e mais em conta:

    Em cada divisão, instalar apenas um sensor de temperatura/humidade (ZigBee, por exemplo).
    No coletor, instalar um conjunto de relés que simulam a atuação do termostato (1 por cada sensor de temperatura) + 1 relé para indicar se está em aquecimento ou arrefecimento.

    No sistema do Home Assistant, criar as entidades para todos os termostatos e associar o modo aquecimento/arrefecimento ao relé específico.
  1.  # 3

    A conclusão a que chega o pessoal que tem PRH com bomba de calor é que apenas mexe nos termostatos para ligar/desligar e mudar de aquecimento/arrefecimento, quanto mais eletrónica tiver pior.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Peper87, jorgealves
  2.  # 4

    Colocado por: rjmpiresA conclusão a que chega o pessoal que tem PRH com bomba de calor é que apenas mexe nos termostatos para ligar/desligar e mudar de aquecimento/arrefecimento, quanto mais eletrónica tiver pior.
    Concordam com este comentário:RUIOLI


    Gostava apenas de ter maneira de saber no telemóvel quais os circuitos abertos em cada momento.
    Concordam com este comentário: Peper87, rjmpires
  3.  # 5

    Colocado por: rjmpiresA conclusão a que chega o pessoal que tem PRH com bomba de calor é que apenas mexe nos termostatos para ligar/desligar e mudar de aquecimento/arrefecimento
    muitos nem isso precisam de fazer, somente definiram no inicio a temp de conforto e somente alteram na BC o modo aquecimento\arrefecimento.

    KISS always best
  4.  # 6

    Colocado por: RUIOLIGostava apenas de ter maneira de saber no telemóvel quais os circuitos abertos em cada momento.
    atualize para o novo controlador Daikin UFH + Onecta (quando estiver disponivél par entrega)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  5.  # 7

    Colocado por: RUIOLI

    Gostava apenas de ter maneira de saber no telemóvel quais os circuitos abertos em cada momento.
    Concordam com este comentário:Peper87,rjmpires

    Pessoalmente também gostava, mas de x em x tempo dou uma espreitadela nos coletores q ver se as válvulas estão a abrir/fechar e se não está nenhuma presa, adicionar mais 10 sensores só para ver a posição 2xs por ano não faz sentido.
    Só aconteceu uma prisão numa delas até ver.
    • SrR
    • 3 janeiro 2024

     # 8

    Ha quem nao coloque um único termostacto, sao abordagens diferentes
    • JRMO
    • 3 janeiro 2024 editado

     # 9

    A ideia dos sensores e do Home Assistant seria só para pôr o processo a rolar, e evitar ter os termóstatos em cada divisão. Ficava o ambiente mais limpo e conseguia poupar bastante dinheiro…
  6.  # 10

    Colocado por: SrRHa quem nao coloque um único termostacto, sao abordagens diferentes
    e como controlam a temperatura?
    • JRMO
    • 3 janeiro 2024

     # 11

    Só pela temperatura de impulsão?
  7.  # 12

    Colocado por: JRMOSó pela temperatura de impulsão?
    pelas temperaturas de retorno, impulso, temp ambiente int e temp ambiente ext.
    • SrR
    • 4 janeiro 2024

     # 13

    E potência instalada
    • JRMO
    • 4 janeiro 2024

     # 14

    As minhas questões provavelmente surgiram pelos relatos que tive de PRH. Nenhum tem atuadores/termostatos individuais para cada zona. Simplesmente têm um termostato que ou é fixo na sala de estar ou anda a saltitar entre divisões (normalmente colocam na divisão mais fria).

    A ideia seria definir a temperatura de conforto igual para toda a casa, e deixar os sensores controlarem os atuadores automaticamente sem a minha intervenção. E evitava investir em termostatos individuais e desnecessários (colocava só um sensor de temperatura em cada divisão).
  8.  # 15

    Colocado por: JRMOAs minhas questões provavelmente surgiram pelos relatos que tive de PRH. Nenhum tem atuadores/termostatos individuais para cada zona. Simplesmente têm um termostato que ou é fixo na sala de estar ou anda a saltitar entre divisões (normalmente colocam na divisão mais fria).

    A ideia seria definir a temperatura de conforto igual para toda a casa, e deixar os sensores controlarem os atuadores automaticamente sem a minha intervenção. E evitava investir em termostatos individuais e desnecessários (colocava só um sensor de temperatura em cada divisão).

    Tenho termostatos individuais por divisão e funciona muito bem.
    Além de que um dia se for vender a casa, o futuro utilizador não precisa de configurar nada, da mesma forma que tenho estores elétricos controláveis por uma app, também tenho os botões físicos, o mesmo para as luzes. Acho estranho uma pessoa que me está de passagem/visita não poder ligar/desligar uma luz, abrir/fechar um estore ou aumentar/diminuir a temperatura no quarto.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, Peper87, Dias12
    • JRMO
    • 4 janeiro 2024

     # 16

    Colocado por: rjmpires
    Tenho termostatos individuais por divisão e funciona muito bem.
    Além de que um dia se for vender a casa, o futuro utilizador não precisa de configurar nada, da mesma forma que tenho estores elétricos controláveis por uma app, também tenho os botões físicos, o mesmo para as luzes. Acho estranho uma pessoa que me está de passagem/visita não poder ligar/desligar uma luz, abrir/fechar um estore ou aumentar/diminuir a temperatura no quarto.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos


    Obrigado pela resposta! Pode indicar qual o sistema que tem instalado? (Termostatos, controlador dos atuadores e bomba de calor)
  9.  # 17

    Colocado por: jorgealvesmuitos nem isso precisam de fazer, somente definiram no inicio a temp de conforto e somente alteram na BC o modo aquecimento\arrefecimento.

    KISS always best


    Toco neles duas vezes por ano.. e eles supostamente tem tanta parametrização!
    20,6ºC de inverno e 23,6ºC verão
  10.  # 18

    Colocado por: JRMO

    Obrigado pela resposta! Pode indicar qual o sistema que tem instalado? (Termostatos, controlador dos atuadores e bomba de calor)

    Termostatos Efapel 21236 (aquecimento/arrefecimento)
    Bomba de calor Carrier AquaSnap Plus
    Eletroválvulas da Proteu, não faço ideia do modelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO, Blu3blu3
    • JRMO
    • 4 janeiro 2024

     # 19

    Colocado por: rjmpires
    Termostatos Efapel 21236 (aquecimento/arrefecimento)
    Bomba de calor Carrier AquaSnap Plus
    Eletroválvulas da Proteu, não faço ideia do modelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JRMO


    E como controla o funcionamento da bomba de calor, com base nesses termostatos?
  11.  # 20

    Colocado por: JRMO

    E como controla o funcionamento da bomba de calor, com base nesses termostatos?

    Os termostatos abrem ou fecham as válvulas de acordo com o set-point definido em cada um, a bomba de calor está definida para produzir água entre X e Y, e no meu caso tenho um depósito de inércia de 100 litros, quando a temperatura do depósito baixa da temperatura X a bomba de calor coloca em Y.. e faz isso durante todo dia.
    A água vai circulando por toda a casa e é recolhida toda no depósito de inércia.
    Há casos em que a própria bomba de calor tem um pequeno depósito e não há necessidade de ter depósito de inércia.
    De referir que a própria bomba de calor tem uma centralina de controlo, que comanda todos os parametros do equipamento, inclusive pode funcionar como termostato central sem necessidade de ter termostatos individuais por divisão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
 
0.0223 seg. NEW