Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    hoje em dia cada vez mais a caminhar para o software BIM
    na opinião dos colegas qual o mais satisfatório atualmente
    o Revit
    o Sketchup
    o Archicad
    ou outro
    ??
  2.  # 2

    Eu trabalho com IA. Não me parece que irá haver perda de postos de trabalho. Agora tudo o que são tarefas repetitivas vai ser automatizado mais dia menos dia. O que inevitavelmente irá levar a uma maior produtividade, e onde antes era precisos 3 agora só são precisos 2.

    A diferença nesta geração de IA (de 2015 para a frente) é que afeta profissões mais técnicas. Eu acho é que já não vamos precisar de médicos e arquitetos com 18/20 valores, porque o conhecimento repetitivo não vale nada, o bem mais valioso desta geração é a criatividade.

    Portugal falha gravemente em não ter um enquadramento educativo que beneficie a criatividade. Nos damos é prémios ao aluno que mais conhecimento consegue absorver e não aos aluno/a mais criativo e que conseguem ter melhores ideias.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, diouf_matos, treker666, JoãoEduardoDias
  3.  # 3

    Inteligência artifial na construção:

    O trabalho do arquiteto fica mais simplificado. Após fazer o levantamento topográfico do terreno, um bom software conseguirá implantar uma casa aproveitando as condicionantes do terreno e ajustando a casa a toda a área envolvente, para melhor se enquadrar no local. Toda a produção de desenhos 2D e 3D será automatizada, assim como vídeos de como será viver e utilizar a casa. Penso que parte disto já é uma realidade... E que diz casas, diz apartamentos, escritórios, hotéis. O arquiteto poderá ainda dar o seu cunho pessoal à coisa, alterando pormenores construtivos.

    O trabalho da engenharia será mais simplificado. Penso que um bom software conseguirá fazer os cálculos estruturais, prever pontos críticos, fazer simulações, etc, etc.

    Projetos de águas, eletricidade, avac, acústica, ited, serão quase automáticos, após ter o 3D da casa.

    Na fase de construção, aguardo com expectativa o momento de termos robots a ajudar na construção.

    Para quem pensa que isto vai representar a perda de postos de trabalho, engane-se. A forma de trabalhar é que vai ser repensada. Agora será uma oportunidade para surgirem técnicos a fazer a ponte entre a IA e a construção.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4.  # 4

    Colocado por: harsousaAgora será uma oportunidade para surgirem técnicos a fazer a ponte entre a IA e a construção.

    Esta será provavelmente a nossa grande dificuldade.
    Grande parte destes técnico que vão ser necessários são para tarefas mais operacionais.
    Por exemplo, um picheleiro deve estar capacitado para receber o projeto em BIM e rapidamente fazer uma listagem de materiais e acessórios que vai necessitar quer para a orçamentação quer depois para a encomenda.
    É fundamental capacitar estes técnicos para estas novas demandas.
    Concordam com este comentário: harsousa
  5.  # 5

    Colocado por: marco1hoje em dia cada vez mais a caminhar para o software BIM
    na opinião dos colegas qual o mais satisfatório atualmente
    o Revit o Sketchup o Archicad ou outro


    Eu uso archicad. Neste momento já tem uma ferramenta a trabalhar com AI, a renderização.
    https://graphisoft.com/solutions/innovation/archicad-ai-visualizer
    Infelizmente não tenho máquina para isto porque requer no mínimo uma gráfica com 8gb. E eu que há 2/3 anos investi numa Quadro que ainda custou uns trocos (que tem 5gb). O recomendado é mesmo uma gráfica de 16gb.

    Também têm isto na calha "AI-assisted design and documentation. Use Artificial Intelligence (AI) and Machine Learning to assist designers, allowing them to focus on the creative and value-adding aspects of their profession. Examples of AI-assisted tasks: design optimization, sustainability, documentation, automation of other time-consuming tasks."
    https://graphisoft.com/product-roadmap/in-progress

    Eu diria que a próxima versão de archicad (28) já deve trazer AI para base de desenho.
    Eu pessoalmente penso que vai tirar trabalho aos arquitectos, principalmente os grandes ateliers, pois um gajo "expert" e uma máquina BIM com AI faz uma projecto de grande envergadura. Isto só eu a fazer futorologia.

    Há ainda um outro campo que é o projecto BIM que se entrega na câmara ter parametros defenidos para aferir o cumprimentos de regulamentos tipo: área de construção, volumetria, etc. Também já vi que há ideias de isto acontecer por cá.
  6.  # 6

    Aqui vai uma notícia da HP
      HP_site print.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: paulovalenteEu diria que a próxima versão de archicad (28) já deve trazer AI para base de desenho.

    O melhor é contar mesmo com um considerável aumento do preço, montes de bugs e "features mal cozinhadas". ;)
  8.  # 8

    Colocado por: WilsoooonO melhor é contar mesmo com um considerável aumento do preço, montes de bugs e "features mal cozinhadas". ;)

    Não tenho nada experiência disso. O único salto mais estranho com alguns bugs foi algures do 7 para o 8 quando mudaram a estrutura do programa. Também nessa altura era um programa pesado em relação às máquinas da altura.

    O preço, para quem tem a subscrição, é indiferente. São 700€/ano para estar actualizado (por licença). Se é caro ou barato, depende do que cada um tira do software.
    Em relação ao REVIT, o archicad é bastante mais barato. Sendo que a descrição é que ambos são caros, um bastante, e o outro estupidamente muito.

    Se vai funcionar 100% bem com AI, de início talvez não. Se vai mudar o panorama, vai de certeza.
  9.  # 9

    Colocado por: paulovalenteNão tenho nada experiência disso.

    Dê uma saltada ao site oficial da comunidade e depois diga-me alguma coisa. ;)

    Colocado por: paulovalenteSão 700€/ano para estar actualizado (por licença).

    Para quem já pagou uma licença vitalícia de "pra aí" uns 4000 e tal Euros, certo?

    Colocado por: paulovalenteSe vai funcionar 100% bem com AI, de início talvez não. Se vai mudar o panorama, vai de certeza.

    Se soubesse o que ainda há por fazer/concertar neste software, não estaria minimamente preocupado com implementação de AI.
    My 2cts. :)
  10.  # 10

    Wilsoooon
    o que recomenda na sua opinião, revit?
  11.  # 11

    Colocado por: WilsoooonDê uma saltada ao site oficial da comunidade e depois diga-me alguma coisa. ;)

    Eu trabalho desde a versão 6.0 (1998). E trabalho em BIM desde 2005. Nunca trabalhei com Autocad ou Revit. E conheci muito por alto o microstation. No fundo, a minha opinião do Archicad é apenas sobre a minha experiência. Em trabalho pessoais e em ambiente de atelier.
    Se me perguntarem qual é o melhor: archicad ou revit ou outro, eu não sei responder, nunca trabalhei com nenhum outro. Agora do Archicad estou à vontade para falar, não conheço tudo, não conheço nem metade, mas do que conheço, gosto e recomendo. Faço BIM, faço amarelos e encarnado automáticos, faço medições automáticas, faço apresentações via Bimx, faço a publicação dos trabalhos de forma automática para PDF, DWF ou mesmo para impressão. A única falha minha é nunca ter trabalho em teamproject (nunca precisei).

    Colocado por: WilsoooonPara quem já pagou uma licença vitalícia de "pra aí" uns 4000 e tal Euros, certo?

    Sim 4000 e tal para a vitalícia mais (se quiser) 700€ de subscrição.
    Já o revit custa apenas 3400 ano a subscrição (não tem opção de licenças vitalicias).
    No archicad, em dois anos eu paguei 4700 e se não quiser pagar mais nada tenho a licença vitalicia.
    No Revit , paguei 6800 e se não quiser pagar mais nada, não tenho nada.

    Colocado por: WilsoooonSe soubesse o que ainda há por fazer/concertar neste software, não estaria minimamente preocupado com implementação de AI.
    My 2cts. :)

    Se eu soubesse o que sei hoje, não tinha ido para arquitecto.
    Eu não estou preocupado com a implementação de AI, apenas digo que ela vai acontecer num futuro próximo. E também não estou preocupado porque também não trabalho numa grande firma nem faço parte desse (possível) grupo que tem os dias contados. Se é para o ano ou em 2030 eu não sei. Mas hoje já há muira gente de design que não trabalha sem AI.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1o que recomenda na sua opinião, revit?

    Se fosse hoje, sem conhecer nada, iria estudar bem o sketchup. Eu pensava que aquilo só fazia 3d até ter visto um projecto de execução feito. Este ao nível de custos deve ser mais barato.
  13.  # 13

    Colocado por: paulovalenteMas hoje já há muira gente de design que não trabalha sem AI.

    Bingo!
    Obviamente que não é indispensável, mas é uma ferramenta potente de mais para não aproveitar. Nem estou a falar de substituir o designer no papel de criativo (embora isso também seja possível), mas sim na aplicação de chegar ao resultado pretendido com muito mais facilidade e eficiência.
  14.  # 14

    Colocado por: paulovalenteNo archicad, em dois anos eu paguei 4700 e se não quiser pagar mais nada tenho a licença vitalicia.

    Informe-se sobre a nova política de preços e licenças da Graphisoft. O que está para vir não vai lhe agradar nada. Por aquilo que li, as licenças vitalícias irão acabar. E suporte destas irá ser dado até mais três anos. À partir daí ficará sem suporte para trabalhar em teamwork com versões mais recentes entre outros problemas. A Graphisoft está a "empurrar" todos para a subscrição. 1800€+iva (por enquanto) todos os anos. Para ter um software repleto de bugs (MEP, Gráfica na versão Mac, the infamous "Hotlinked Attribute Nightmare", etc...), sem win darkmode. De certeza que você não trabalha com projetos de média/grande dimensão... Se trabalhasse não estaria a falar tão bem. :) Enfim: Veja o que a malta no site oficial da comunidade diz.

    Colocado por: marco1o que recomenda na sua opinião, revit?

    Colocado por: paulovalenteSe fosse hoje, sem conhecer nada, iria estudar bem o sketchup.

    Olhe está a falar bem! Também só há por subscrição. Mas pelo menos o custo/benefício é bem mais justo. E depois há uma série de addons muito úteis com licenças vitalícias e subscrições a preços bastante justos. E também faz BIM!

    Parece que a Nemetschek comprou a Graphisoft (e a Vectorworks) para acabar aos poucos ("lume brando") com a concorrência ao Allplan (A "filhinha querida" da Nemetschek). Olhe! Há umas semanas a Nemetschek até anunciou uma "parceria" com a Autodesk... Pois... Até me deu um frio na espinha. ;) Mas isso sou eu a conjecturar. :D

    Conselho (que vale o que vale) aos utilizadores Archicad: Fiquem-se pelas licenças vitalícias até onde for possível, fujam da subscrição e comecem a procurar por alternativas, pois as coisas vão ficar muito más no curto médio prazo.

    My 2,25cts
  15.  # 15

    Wilioooon ndependentemente do preço
    o que acha do revit atualmente ?
  16.  # 16

    Colocado por: marco1o que acha do revit atualmente ?

    Nunca utilizei. Mas do que tenho lido e ouvido, há muitos utilizadores Revit saltando para o Archicad. Mas no fim acabam com a mesma frustração. Mas pelo menos economizam uns trocos... Na minha opinião: É saltar da frigideira para a panela. ;)
  17.  # 17

    Colocado por: WilsoooonPor aquilo que li, as licenças vitalícias irão acabar

    Se os preços forem normais, isto não me assusta. Sei que a Autodesk acabou com isso, e pelo que ouvi, meio à bruta sem grandes saída para os que tinham licenças vitalicias.
    A adobe penso que também é tudo via subscrição.
    Para mim a única questão é o preço. E deveria haver um preço intermédio com limite de horas de utilização. Pois pode haver quem trabalhe apenas a meio tempo nisto, e esses, ou ficam piratas ou compram um zwcad.

    Colocado por: Wilsoooon(MEP, Gráfica na versão Mac, the infamous "Hotlinked Attribute Nightmare", etc...),

    Infelizmente não trabalho em MEP, não tive tempo de andar por aí.
    Eu trabalho em PC, mas nos tempos em que trabalhei Mac não tive muitos problemas, e foi com projectos já de média dimensão, tinha mod's em hotlinks à parva (estou a puxar atrás mas acho que eram mod's) e o modelo fluia. Uma coisa que eu sempre fiz nos meus modelos foi racionalizar sempre os mesmos. Nunca fui buscar objectos malucos ao wharehouse. Sabia quem ia buscar sanitas correspondentes da marca e depois tinha o modelo a pesar barbaridades. Eu usava o polycount para depois ir ao modelo e cortar nos polígonos onde achava que estava mais pesado. Cheguei a cortar polígonos nas maçanetas. Mas isso por outro lado tornava o desenho muito mais leve.
    Darkmode presumo que fale trabalhar em fundo preto. Em Mac não sei, mas o PC faz isso bem. Agora por alguma razão (parva) preciso de por fundo branco antes de publicar porque se não saem os desenhos com fundo preto. Algo muito estranho mas enfim.

    Colocado por: WilsoooonParece que a Nemetschek comprou a Graphisoft (e a Vectorworks) para acabar aos poucos ("lume brando") com a concorrência ao Allplan (A "filhinha querida" da Nemetschek). Olhe! Há umas semanas a Nemetschek até anunciou uma "parceria" com a Autodesk... Pois... Até me deu um frio na espinha. ;) Mas isso sou eu a conjecturar. :D

    Essa compra já tem uns anos.
    A prática, pelo menos aqui por LVT, é que existem atelier's com Archicad ou com Autocad (alguns com Revit). E mesmo archicad, muitos usar o software para desenhar 2d. Apenas ouvia falar que os ARX tinha o Vectorworks (penso que era este). Não sei se ainda têm.

    Colocado por: WilsoooonConselho (que vale o que vale) aos utilizadores Archicad: Fiquem-se pelas licenças vitalícias até onde for possível, fujam da subscrição e comecem a procurar por alternativas, pois as coisas vão ficar muito más no curto médio prazo.

    Para já (e também porque a paguei) tenho a vitalícia. A subscrição tenho enquanto posso. Já este ano quando recebi o email não estava propriamente com esse dinheiro a mais na conta. Mas enfim. Eu penso que os softwares estão demasiado caros. Um arquitecto que começa a fazer uns projectos por fora faz o quê. Desenha em vegetal? Faz o que os outros fazem, têm uma cópia pirata. Mas deveria haver mais tipos de soluções. Seja por subscrição anual, bi anual, mensal, por número de horas etc.
  18.  # 18

    Mas na América (do norte) acho que reina o Revit, mais não seja porque também é americano.
    Enquanto aqui o nosso Archicad europeu é feito na Hungria.
  19.  # 19

    Wilsoooon
    qual é o que usa
  20.  # 20

    Colocado por: paulovalentePara mim a única questão é o preço. E deveria haver um preço intermédio com limite de horas de utilização.

    Pois. O sketchup tem uma política de preços bem mais atrativa. https://www.sketchup.com/en/plans-and-pricing
    Acho que a Graphisoft ganharia muito mais se aplicasse a mesma política. Iria aumentar exponencialmente o nº de utilizadores e assim ganhar escala. Mas prontos... A Nemetschek é que manda. :/

    Colocado por: paulovalenteDarkmode presumo que fale trabalhar em fundo preto. Em Mac não sei, mas o PC faz isso bem.

    O Archicad ainda não tem "Darkmode" para windows. Só os Macs.

    Colocado por: paulovalenteMas deveria haver mais tipos de soluções. Seja por subscrição anual, bi anual, mensal, por número de horas etc.

    O Archicad tem subscrição mensal... Mas se formos fazer as contas, é um roubo.
    Se é para irmos para subscrição, porque não oferecem preços mais atrativos!? Se a Netflix cobrasse 50€ por uma subscrição já tinha ido às favas há muito.

    Colocado por: paulovalenteMas na América (do norte) acho que reina o Revit, mais não seja porque também é americano.
    Enquanto aqui o nosso Archicad europeu é feito na Hungria.

    O problema é com essa hype da IA, os players estão a consertar preços e práticas para partilhar o "petróleo" do futuro: Dados. IA sem dados não é nada... Inclusive estão migrando toda a operação para a cloud para que, a troco de "segurança" e "mobilidade", entreguemos de bandeja os nossos projetos (3d, 2d, Renders, tabelas, Memórias, etc) e assim alimentar os seus famintos modelos de IA.
    O Drama... A tragédia... O horror. :s
 
0.0226 seg. NEW