Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marco1pode haver n soluções para essa zona, por exemplo
    Concordam com este comentário:gil.alves

    Top e sem espinhas!… :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 2

    posso perguntar qual o custo estimado? pode ser um intervala só, isto porque estou a considerar construir vs comprar algo usado
  3.  # 3

    Colocado por: jg231posso perguntar qual o custo estimado?

    A moradia deve ter cerca de 180m2 ao nível do rés do chão e 160 no andar.
    Atendendo a que o terreno parece plano e não terá grandes arranjos exteriores, nesta zona eu apontava para um intervalo entre 350K a 400K
  4.  # 4

    Colocado por: marco1pode haver n soluções para essa zona, por exemplo
    Concordam com este comentário:gil.alves,SAPM,zedasilva,Pedro737
    Estas pessoas agradeceram este comentário:duriel


    Excelente, muito obrigado. De facto já tivemos uma iteração parecida com esta (mas pior que a sua proposta), que acabou por cair porque a esposa dava muito mais importância a uma casa de banho grande do que closet. Nesta solução considero que a banheira fica mesmo a mais... Ainda vamos discutir.
    O pormenor de ter a porta alinhada pela varanda e não pelas escadas considero muito importante de implementar, até por questões de segurança. Obrigado por ter reparado.

    Agradeço a todos os utilizadores que comentaram, colocarei fotos da obra assim que for possível, já têm a laje de r/c, pilares e paredes exteriores feitas.

    Considero todos os comentários bem vindos, mesmo à arquitectura, não vim para aqui procurar palmadinhas nas costas e tenho consciência que há sempre coisas que podiam ter sido melhoradas, principalmente em projecto. Mas para mim é uma grande aprendizagem, e esta não será certamente a última casa que irei construir.

    Embora só tenha criado conta agora, já há uns anos que sou mirone pouco assíduo do forum, e considero que os tópicos de acompanhamento de projecto e obra são dos mais ricos que por aqui há.

    Quanto ao custo, o utilizador zedasilva deu uma estimativa muito boa, deverá fugir um pouco do topo da baliza que ele indicou, já com iva e equipamentos (piso radiante hidráulico e vmc incluídas)
  5.  # 5

    duriel

    acho otimo o seu espirito aberto.
    o seu projeto realmente merecia ainda mais uns toques aqui e ali mediante a disponibilidade e vontade pode ser que ainda surja mais algo. Boa sorte.
  6.  # 6

    duriel
    sem banheira no meu desenho então quem fosse a entrar na wc tinha os lavatórios em frente , o duche no lado direito e a janela onde está mas talvez ao nivel da bancada dos lavatórios.
    enfim como disse há n soluções, tem espaço para isso.
    nas outras wc tente inverter o lavatório com a sanita e bide pois o barulho destas peças pode não ser agradável na parede dos quartos.
    tenha atenção ao sistema do portão de correr dos carros não costuma ser muito fiável, não vem mal ao mundo o portão correr para cima do portão das pessoas, basta ter na mesma um sensor para evitar acidentes, embora a simultaneidade do uso dos dois seja diminuta.
    veja se consegue meter 17 degraus ou 18 para libertar a entrada do quarto poente e quiça espelhar a escada e considerar que pode aproveitar o desvão da mesma para arrumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: duriel
  7.  # 7

    Obrigado pelos comentários.

    Os degraus têm 18cm de altura e 28 de cobertor; concordo que fica melhor reduzir um degrau para libertar um pouco a porta do quarto poente, para reduzir um degrau a altura deve simplesmente distribuida pelos restantes? Reduzir o cobertor nesta altura já pode ser complicado
  8.  # 8

    Deixo aqui o link para o album com algumas das fotos da construção até à data.

    Infelizmente alguns dos comentários aqui ditos já se verificaram tarde de implementar em obra, nomeadamente espelhar a escada teria sido uma boa solução.

    Quanto à suite, já foi muito debatido lá em casa, mas ficará como está no projecto.


    Questiono-vos agora quanto a espessuras de isolamento e caixilharia + vidro. Infelizmente os projectos foram um bocado feitos com os pés e agora tenho que tentar melhorar o máximo em obra;

    Em termos de espessura de isolamento o que estava previsto para as paredes era 6cm, e cobertura 8cm. Já disse ao empreiteiro que quero no mínimo 8cm nas paredes, acham 10cm suficiente na cobertura? ou ficará melhor 10cm nas paredes e 12 na cobertura?

    Por outro lado, na caixilharia o que me foi proposto e está em cima da mesa para o orçamento contratado é:
    Planitherm 4S 6mm + Cx 16 + Incolor 6mm

    Vidro com Ug 1,3
    Etiqueta de um dos vãos dos quartos deu Uw 2,071; desempenho acústico Rw 29 dB

    Fico bem servido? Ou estou a fazer um disparate e deveria fazer um upgrade nas caixilharias e vidro?

    Em termos de climatização vou ter piso radiante e VMC
  9.  # 9

    Colocado por: durielJá disse ao empreiteiro que quero no mínimo 8cm nas paredes


    Duriel…
    Isso não é avulso!
    Não é uma escolha sua! Lamento as palavras mas é a verdade.
    Então que andam a fazer os projectistas??…
    (Concordando que mesmo sendo Aveiro me parece insuficiente os valores previstos).

    Colocado por: durielVidro com Ug 1,3
    Etiqueta de um dos vãos dos quartos deu Uw 2,071; desempenho acústico Rw 29 dB

    Isto é fraquinho…

    Que tipo de estrutura é? Alvenaria normal?
    Sendo que vai ter PRH e VMC convinha estar o resto em sintonia se não vai ter a climatização a gastar mais do que devia e em mais esforço…

    E mais. Essas soluções deviam estar preconizadas na térmica e avac!
  10.  # 10

    Onde está a impermeabilização com a tela??? Da foto que vi, não aparenta haver....
  11.  # 11

    Bom dia duriel,

    Relativamente à espessura do isolamento das paredes e cobertura, e dependendo da zona climática em questão, consoante a Portaria 138I/2021, recomendo nas paredes um isolamento sempre no mínimo de 8 e para a cobertura de 10. A ventilação dos espaços de habitar deverão ser efectuados por grelhas auto reguláveis de 2 Mpa, pelo menos se não for para a VMC.
    Relativamente aos vidros, é recomendável que o vidro de fora seja diferente do vidro de dentro, ou que o de fora, seja laminado, por exemplo: 66.1/16/10* isto será para uma melhor acústica, daí o Rw ser tão baixo, que nem cumpre a legislação da acústica ao isolamento de sons aéreos exteriores.
    A transmissão térmica do vidro de Ug 1,3 é aceitável, mas depende da arquitectura, se tem palas de sombreamento, como são estas, etc.

    [email protected]
    https://www.instagram.com/sergiomiguelgodinho_arq/
    https://smgarquitecto.pt/

    Colocado por: durielDeixo aqui olinkpara o album com algumas das fotos da construção até à data.

    Infelizmente alguns dos comentários aqui ditos já se verificaram tarde de implementar em obra, nomeadamente espelhar a escada teria sido uma boa solução.

    Quanto à suite, já foi muito debatido lá em casa, mas ficará como está no projecto.


    Questiono-vos agora quanto a espessuras de isolamento e caixilharia + vidro. Infelizmente os projectos foram um bocado feitos com os pés e agora tenho que tentar melhorar o máximo em obra;

    Em termos de espessura de isolamento o que estava previsto para as paredes era 6cm, e cobertura 8cm. Já disse ao empreiteiro que quero no mínimo 8cm nas paredes, acham 10cm suficiente na cobertura? ou ficará melhor 10cm nas paredes e 12 na cobertura?

    Por outro lado, na caixilharia o que me foi proposto e está em cima da mesa para o orçamento contratado é:
    Planitherm 4S 6mm + Cx 16 + Incolor 6mm

    Vidro com Ug 1,3
    Etiqueta de um dos vãos dos quartos deu Uw 2,071; desempenho acústico Rw 29 dB

    Fico bem servido? Ou estou a fazer um disparate e deveria fazer um upgrade nas caixilharias e vidro?

    Em termos de climatização vou ter piso radiante e VMC
  12.  # 12

    O projeto não previa nenhum sistema de impermeabilização das fundações?
    • duriel
    • 7 março 2024 editado

     # 13

    Quanto à tela, o que vejo no desenho é isto:

    Screenshot-2024-03-07-at-11-48-15


    sendo que a tela é o número 31, e as sapatas foram feitas ao nível do terreno (ainda vai ter que levar bastante aterro), ainda devem colocar a tela, certo? vou falar com o empreiteiro.

    Gil, concordo que não deveria ser escolha minha; O engenheiro que fez o projecto da térmica já se descartou totalmente da minha obra, por falta de entendimento com os intermediários (não vale a pena entrar em detalhes). Vejo que os projectos efectuados por este engenheiro foram claramente deficientes em várias áreas, como vemos pelas espessuras propostas. Fico portanto numa situação em que juntamente com a arquitecta e o empreiteiro, tenho que tomar as melhores decisões possíveis.

    Está a ser uma grande aprendizagem; em futuras casas discutirei todos este tipo de pormenores com os projectistas; nesta casa dado o tipo de negócio acabei por estar demasiado longe dos mesmos.

    Quanto aos vidros, na fachada traseira (virada a sul) tenho palas com 1.5m. Vou ter estores, inclusive no duplo pé direito, que no verão poderei ajudar a reduzir o sobreaquecimento.
    Preocupo-me mais atualmente em ter demasiadas perdas térmicas pelos vidros; O previsto é caixilharia de correr de alumínio em todas as divisões.
  13.  # 14

    Colocado por: durielQuanto à tela, o que vejo no desenho é isto:

    Isso está completamente errado. Ter isso ou não ter nada é exatamente a mesma coisa.
    Não só ao nível da impermeabilização das fundações como do corte térmico nas soleiras o que está previsto não lhe garante nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: duriel
  14.  # 15

    Colocado por: zedasilva
    Isso está completamente errado. Ter isso ou não ter nada é exatamente a mesma coisa.
    Não só ao nível da impermeabilização das fundações como do corte térmico nas soleiras o que está previsto não lhe garante nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:duriel


    Agradeço pelo retorno. Que opções tenho agora, ou estou condenado a ter humidade a subir pelas paredes?
  15.  # 16

    Colocado por: durielQue opções tenho agora,

    O corte térmico das soleiras ainda vai a tempo.
    A questão das humidades ascendentes só analisando.
    Isso está previsto ter um desvão sanitário não é?
    Outro grande erro.
    Já que não tem o apoio dos projetistas, sente-se com a sua fiscalização e tentem arranjar soluções que não sejam grandes derrapagens orçamentais.
  16.  # 17

    duriel
    Todo a material de impermeabilização que tem ali na zona a vermelho é dinheiro deitado ao lixo.
    Pode prescindir dele e investir numa solução para impermeabilizar a zona a amarelo
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: duriel
      1.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: zedasilvaduriel
    Todo a material de impermeabilização que tem ali na zona a vermelho é dinheiro deitado ao lixo.
    Pode prescindir dele e investir numa solução para impermeabilizar a zona a amarelo
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:duriel
      1.jpg


    Muito obrigado pelo esquema, faz todo o sentido.

    No link que coloquei tem fotos do desvão sanitário que foi feito, tem cerca de 50cm de altura. Foi-me proposta como sendo uma boa solução até porque a casa tinha que subir porque o terreno está abaixo do nível da estrada. Na altura o engenheiro com quem falei sobre o assunto também concordou que seria bom; mas tenho ideia de já ter lido opiniões contra e a favor de caixas de ar, tenho consciente que ficar suficientemente ventilada é importante.
  18.  # 19

    no link só abre uma foto
  19.  # 20

    Colocado por: durielNa altura o engenheiro com quem falei sobre o assunto também concordou que seria bom;

    Sendo o duriel de Aveiro, tenho todo o gosto em que faça uma visita a um desvão sanitário para perceber como é que aquilo funciona
    Pode ver aqui uma foto e o esquema de como aquilo funciona
      desvão esquema.JPG
 
0.0261 seg. NEW