Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jpmassenaÉ +IVA


    Se é + IVA e mesmo sabendo que no Algarve os valores andam acima, sim os 105, 75 e 65, são valores majorados claros que são.

    O que sei que acontece no Algarve é que não há mão de obra, e podem então algumas empresas jogar com isso. Isso é o meu pensamento a ser racional. Nós temos intervenção em obras do Algarve com aplicadores nossos clientes, que sao empresas daqui a fazer deslocação para aí de proposito e não andam nesses valores nem nada parecido, mas o empreiteiro recorreu a nós porque aí não encontrava ninguém a trabalhar corretamente.

    Se calhar esses aplicadores que você procurou sao todos bons, e uns jogam com o fato de nao haver mais ninguem, outros continuam a fazer o preço deles. mas nenhum deles anda a 20 e a 30.

    Logico que acima dos 65 entramos em disparidades, eu falo é de quem diz que a 20 e 30 o capoto dá dinheiro. Isso é so de quem nao tem noção nenhuma do que diz.
  2.  # 2

    Colocado por: pguilhermeParece ser exactamente o caso da tabela apresentada, ao comparar um aplicador de ETICS com um "empregado à mesa".


    nao entendi a relação, que nem vejo eheheheh

    Colocado por: pguilhermeAssim que se aperceberem que o valor de um serviço/solução está totalmente dependente do valor que é passado para o cliente (que aqui até será bastante objectivo) e do mercado onde se encontra (procura/oferta; concorrência),


    nao está totalmente dependente quando se diz que quem me faz o serviço está a encher os bolsos quando não está. É simples meu caro

    E a procura / oferta bate certo se me falasse entre quem leva 45 e quem leva 60. E aí eu respondo que quem leva 45 consegue fazer a obra e manter se minimamente a dar para o dia a dia e talvez ter algum de parte enquanto que o de 60 esta a ganhar dinheiro e a trabalhar bem e a crescer.

    Agora 20 e 30 nao é procura / oferta, é estragar mercado e trabalhar ilegalmente, ficando a dever materiais de certeza e pagando ordenados baixos... Simples amigo. E até com isso é quase impossivel andar nos 20 ahahaha
  3.  # 3

    Colocado por: pguilhermeQue na maior parte do caso apenas mostra que determinada solução não é mais competitiva devido à sua própria natureza.


    nada a ver, se é um trabalho que exige que seja assim feito?

    Entao amanha o padeiro passa a enfornar o pao sem o amassar porque fica mais barato? Os pneus passam a levar menos borracha?
    Nao podemos retirar coisas ao que sao. O capoto tem de ter esses passos todos como qualquer trabalho. Agora se isso para comparar o capoto a um reboco, entao estamos a comparar alhos com bugalhos de novo meu amigo.
  4.  # 4

    Colocado por: Freitas1Ainda não vai á muito tempo que estive numa obra de um conhecido meu, o capoto feito pela empresa mais conhecida no concelho ou mais qualquer uma pequena fazia melhor nada direito feito à porco em alguns sítios até se vê a rede, reclamou disseram-lhe que era normal os muros estavam todos tortos uma casa nova mesmo que estivesse metiam mais cola ou ponsavam a isolação e o preço bem alto mesmo a 23€ eram a mais, por isso eu quando precisar é pelos preços mais baixos se a empresa não paga os seus impostos não é problema meu, não é a empresa que faz o trabalho mas sim os seus empregados,(Numa obra não se pode ter lucro para um Mercedes se der para um Renault já é bom os donos das obras não roubam o dinheiro mais deles pedem ao banco vão pagar uma fortuna, temos que ver os dois lados a vida custa a todos.


    Lógico que também há empresas a levar o preço que deveria ser o justo e a fazer "cagada" pois claro.

    Agora quererem os mais baratos e bem feito??? Amigos Milagres nao existem.

    Nesse caso se aplicaram mal o sistema só têm de resolcer o mal que está feito. Seja a 5€ o m2 seja a 200€ m2. O pessoal gosta de comparar coisas que nada têm a ver.

    Agora acha mesmo que quem trabalha a menos 23€ m2 vai fazer bem? Oh amigo não sou aplicador de capoto mas tenho muitos anos desta area já.

    E depois você diz e bem, ah se ele nao paga impostos nao é meu problema. Entao ai está, o DO nao quer quem trabalhe bem, nao quer quem ganhe a vida justamente, nem quer legalidade. Quer é pagar pouco e dizer que foi bem servido, defendendo que quem trabalha justamente é ladrao. Enquanto essa mentalidade nao mudar, vao continuar pessoas aqui a mostrar fotos de obra a dizer: Olhem fizeram-me isto, olhem fizeram-me aquilo.... olham tudo estragado. Heya agora o aplicador nem me atende o telefone... pois é
  5.  # 5

    E há outro aspeto muito importante que ainda não se debateu aqui, e que por acaso até vejo os DO a defenderem que querem marcas boas (vá lá, um aspeto sensato)

    Eu fiz a simulação a contar 13€ + iva m2 de material, mas com materiais de marcas que desempenham as coisas na arte do que deve ser, os 13€ m2 já não chegam!
  6.  # 6

    13eur /m2 não chega para o material! Só se for de uma mistura de marcas e um raiado do mais barato do mercado e muito diluído e branco!!

    O mesmo se passa para quem leva 5eur pelos andaimes.. o custo de aluguer de andaime anda nos 10centimos /m2, mais 5+5 para montar e desmontar e transportar.

    Atualmente há muita discrepância.. basta ser um empreiteiro local e uma empresa habituada a obras públicas que sabe quando custa.. um trabalhador que ganhe 5€/h (1000liquidos é um servente e no norte) logo as contas de mão de obra disparam.. pois é frequente um bom artista ganhar 8€/h atualmente líquidos
  7.  # 7

    Colocado por: a loja do isolamentonao entendi a relação, que nem vejo eheheheh

    Da mesma forma que não faz sentido comparar custo de um aplicador de ETICS com um pedreiro a assentar alvenaria (porque "o serviço não tem nada a ver"), também não faz sentido comparar com um empregado de mesa.
    Alhos com bugalhos ;)

    Colocado por: a loja do isolamentoquem me faz o serviço está a encher os bolsos

    Irrelevante. Uma garrafa de água no deserto é cara e quem o faz pode encher os bolsos.
    Percebo que defende os seus parceiros e tenta justificar porque razão devem cobrar os valores que refere. Mas não estou a participar na discussão de alguém "encher os bolsos", quer legitima quer ilegitimamente.

    45€/m2 tudo incluído, dentro do prazo, sem surpresas nem custos escondidos parece-me justo.

    Colocado por: a loja do isolamentonada a ver, se é um trabalho que exige que seja assim feito?

    Entao amanha o padeiro passa a enfornar o pao sem o amassar porque fica mais barato? Os pneus passam a levar menos borracha?
    Nao podemos retirar coisas ao que sao.

    Significa apenas que a solução de ETICS obriga a todas esses esforços e diligências. Mas tais factos são irrelevantes e inconsequentes para o cliente. Para o cliente, o que interessa é o custo da solução face ao valor que terá em retorno, neste caso isolamento térmico.

    Se houver outra solução de isolamento térmico que não exija todo esse esforço, tais aplicadores poderão ter margens maiores, oferecendo ainda assim uma solução de custo inferior para o cliente.
    Neste caso, acha que para um cliente terá alguma importância a justificação de "o ETICS obriga a mais trabalho"?

    O facto de exigir menos trabalho do que outras soluções de isolamento termico foi uma oportunidade explorada pela solução ETICS (SWOT). Caso perca esta força, soluções concorrentes podem ser consideradas.
  8.  # 8

    O que eu tentei dizer foi que o empreiteiro não precisa de ganhar muito para fazer um bom trabalho, é claro que a empresa para avançar tem que ter lucros, mas por amor de Deus hoje as empresas querem ficar ricas com uma obra .
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeDa mesma forma que não faz sentido comparar custo de um aplicador de ETICS com um pedreiro a assentar alvenaria (porque "o serviço não tem nada a ver"), também não faz sentido comparar com um empregado de mesa.


    Mas eu apenas falo de aplicadores de capoto e dos preços do aplicador de capoto. Dei exemplos de outros serviços mas nao apresentei preços de ninguem de outros nem disse se era caro ou barato. So estou a falar dos aplicadores de capoto e do que muitos defendem sem noção.


    Colocado por: pguilhermePercebo que defende os seus parceiros e tenta justificar porque razão devem cobrar os valores que refere. Mas não estou a participar na discussão de alguém "encher os bolsos", quer legitima quer ilegitimamente.

    45€/m2 tudo incluído, dentro do prazo, sem surpresas nem custos escondidos parece-me justo.


    Não defendo os meus parceiros, defendo todos os aplicadores de capoto que trabalhem corretamente, legalmente e para ter uma vida digna. Sejam eles meus parceiros ou não. Eu amanhã poderia ir trabalhar para outro ramo diferente que mantinha a mesma opinião. O que falo é de conhecimento de causa, não a defender meus parceiros. Agora eu defendo os 45€ m2 que sim como você disse, é um valor justo e não uma roubalheira como se aqui escreve.



    Colocado por: pguilhermeSignifica apenas que a solução de ETICS obriga a todas esses esforços e diligências. Mas tais factos são irrelevantes e inconsequentes para o cliente. Para o cliente, o que interessa é o custo da solução face ao valor que terá em retorno, neste caso isolamento térmico.


    Então é irrelevante se for operado aos pulmões por um cirurgião mais barato que lhe deixou apenas 1 pulmão? O importante foi pagar mais barato e continuar a respirar e viver o resto da vida. É isso?

    Estamos a ser irealistas amigo. O conforte térmico é que conta portanto se leva mais barato tudo bem. Mas querem o conforto termico, a obra bem feita, tudo acabadinho nos pormenores e tudo XPTO... e isso pelo valor mais barato.

    Entao, queremos os dois pulmões ou queremos só um?



    Colocado por: pguilhermeSe houver outra solução de isolamento térmico que não exija todo esse esforço, tais aplicadores poderão ter margens maiores, oferecendo ainda assim uma solução de custo inferior para o cliente.
    Neste caso, acha que para um cliente terá alguma importância a justificação de "o ETICS obriga a mais trabalho"?


    Aí eu já posso ir ao encontro do que apresenta. Aí sim entro totalmente no seu discurso se aquilo que me quer dizer é que existe algo além do capoto mais barato para o cliente e que até pode dar mais margem e que faz o mesmo. E aí o DO ou empreiteiro pode escolher o serviço mais barato. Aí eu estaria 500% de acordo com o pguilherme. Só que... algo a fazer o mesmo que o capoto faz mas mais barato? Não conheço mas sou de ouvidos pois gostava de conhecer =)



    Colocado por: pguilhermeNeste caso, acha que para um cliente terá alguma importância a justificação de "o ETICS obriga a mais trabalho"?


    mas até agora sempre se debateu o custo o capoto e não comparar outras soluções de isolamento térmico. Mas diga me la qual é a outra solução de isolamento termico que existe mais economica para o cliente e que soluciona tudo o que o capoto soluciona. Pois não conheço amigo
  10.  # 10

    Já alguém verificou se a empresas consomem os 22 dias indicados no orçamento e se estão os 4 homens em simultâneo em obra?
    O normal nos orçamentos é já estarem incluídos todos os outros custos associados nos valor da mão de obra ou do custo da instalação, ou as empresas andam a fazer malabaríssimos e aprenderam com as empresas de serviços que criam faturas com varias paginas de difícil compreensão como por exemplo as da água, eletricidade, telecomunicações , etc...
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
  11.  # 11

    Colocado por: Freitas1O que eu tentei dizer foi que o empreiteiro não precisa de ganhar muito para fazer um bom trabalho, é claro que a empresa para avançar tem que ter lucros, mas por amor de Deus hoje as empresas querem ficar ricas com uma obra .


    E eu concordo com o Freitas sim senhor. Totalmente de acordo consigo. O problema é que pensam que o aplicador de capoto que faz tudo na arte do bem fazer, legalmente, etc etc e a trabalhar nos 40 / 45 enche os bolsos e ganha fortunas e isso não é real. A questão aqui é só essa. Se eles levassem 10 000€ de lucro da obra e ganhassem imenso de ordenado como é o que muitos aqui imaginam ok tudo certo, o problema é que com os 40 / 45 simplesmente trabalham dignamente e corretamente. E não, não enchem os bolsos... É essa a grande diferença meu amigo.

    Tal como eu desejo que você, eu, todos os DO e toda a gente ganhe devidamente bem nos trabalhos que exercem diariamente. Existe o correto / justo, e existe quem falcatrua... Capoto bem feito, tudo legal etc etc... a 45 nunca sera a roubar o DO e alias ainda ninguem me demonstrou o contrario, nem vai conseguir
  12.  # 12

    Fiz uma nova simulação meus caros na qual eu nao poderia ser mais amigo dos DO.

    Não só acrescentei 50 m2 como ainda retirei um trabalhador

    Lógico que fui ajustar o preço m2 para um preço correto mas que mesmo assim subi de apenas 1€

    Nesta tabela que fiz, e que é muito mais amiga do cliente final, continuo sem incluir todas as despesas e fui meigo nas despesas pois pavilhoes a 650€ isso era ha 15 anos atrás. As ferramentas com abatimento de 40€ mês, bem a trabalhar com ferramentas do lidl e isso apenas... mas vá eu quis mesmo fazer assim como fiz, e talvez nas ferramentas possa até bater certo.

    E mesmo assim dá um valor lucro de 4241€ (pois esqueci de somar os 100€ de despesas de luz). 4241€ é roubo pro parte da empresa? Mesmo quando eu tiro 1 trabalhador e ainda acrescento 50 m2, ou seja impossivel fazer esses metros todos so com 3 pessoas. Mas mesmo assim 4241€ seria um roubo?

    Entao e se a empresa tiver uma empregada de escritorio? O que é perfeitamente natural. E se a renda for superior? O que é totalmente real. E se eu acrescentasse outros custos que ainda existem mesmo mais residuais???? Sim porque eu considerei 3 trabalhadores, logo o patrao tem que estar na obra e fazer parte desses 3 nao tendo tempo para orçamentos, ir buscar material, ver clientes etc etc... e ter toda a responsabilidade da empresa com o mesmo vencimento dos 2 empregados

    Basta que eu coloque 1 empregada de escritorio e acrescente o custo do gabinete de contabilidade e deixamos de ter os 4241€ para entrar na fasquia dos 2000€... Não há milagres meus caros, e os numeros não mentem

    E então é o tal dos 23€ que já apresenta prejuízo de 3459€ que está a fazer tudo correto não é? estranho não?? Se eu lhe colocar a funcionaria de escritorio e o gabinete de contabilidade disparamos para 5000€ negativos num instante...

    Ah e mais, ordenados líquidos de 1000€... 1000€ é uma fortuna em Portugal da maneira como está a vida? Se calhar os DO que se queixam ganham mais que isso (e ainda bem para eles)

    Como podem ver, mesmo simulando sendo amigo dos DO, as contas nao mentem...

    capoto-simulacao-2
  13.  # 13

    Isso do valor M2 do capoto é quase como o valor de construção m2… entao uma casa que seja uma retângulo ou quadrado perfeito, sem palas, palinhas, ombreiras, peitoris, padieiras, etc para forrar, sem cantos e recantos, com uma base plana em toda a volta para assentar andaime, é orçamentada da mesma forma que uma que tenha tudo isso? Ora, ora…
  14.  # 14

    Colocado por: DR1982Isso do valor M2 do capoto é quase como o valor de construção m2… entao uma casa que seja uma retângulo ou quadrado perfeito, sem palas, palinhas, ombreiras, peitoris, padieiras, etc para forrar, sem cantos e recantos, com uma base plana em toda a volta para assentar andaime, é orçamentada da mesma forma que uma que tenha tudo isso? Ora, ora…


    A menos de 40€ m2 será sempre um valor baixo independentemente de como é a casa. A não ser que se trate só de parede sem janelas e sem portas etc etc...

    Sim claro que haverá situações em que o valor pode ser mais baixo e outras em que o valor de 40€ pode até ser bem pouco. Agora aqui a questão foi sempre em base de moradias unifamiliares. E baseado em EPS, porque se formos para outras placas isolantes mais trabalhosas e mais caras o valor tem de subir lógico
  15.  # 15

    Por curiosidade...
    Quanto tempo demora só uma pessoa a realizar 1 m2 de capoto?
  16.  # 16

    Colocado por: JoseMBOliveiraPor curiosidade...
    Quanto tempo demora só uma pessoa a realizar 1 m2 de capoto?


    Isso só um aplicador pode mesmo dizer visto que existem vários processos no capoto para o m2 ficar finalizado. Não é tão simples ver isso à primeira como para pintar. Por isso é que para os 300 m2 obra para 1 mês (22 dias uteis) eu contactei aplicadores (2) para ter esse feedback.

    Agora dá para fazer as contas e chegar a esse valor, resta saber o que é que afinal é correto. Serão os 350 m2 para 3 homens? São mais metros? São menos metros? São mais homens? São menos homens? se assim for é so fazer as contas.
  17.  # 17

    Só mesmo aplicadores é que podem dar uma estimativa de tempo. Mas até tenho curiosidade em saber quantos m2 fazem numa hora.
  18.  # 18

    Colocado por: a loja do isolamentoEntão é irrelevante se for operado aos pulmões por um cirurgião mais barato que lhe deixou apenas 1 pulmão? O importante foi pagar mais barato e continuar a respirar e viver o resto da vida. É isso?

    Um pulmão vs dois, há diferença no valor que o paciente tem de retorno, certo?

    Creio que estou a falar de temas um pouco mais macro e não está a perceber. Vou tentar com exemplos mais acessíveis.

    Continua a tentar justificar os preços pelos custos operacionais, quando deveria estar a justificar pelo mérito e pelo valor que oferece ao cliente. Única e exclusivamente. É trabalho do empresário optimizar os custos operacionais, aumentar a competitividade, fluxo de caixa e saúde da empresa.

    Perceba que as contas que descreve servem apenas como aferição de viabilidade do negócio e não como justificação do preço para o cliente. Não se vende um automóvel com a justificação que os empregados da fábrica ganham muito, mas sim pelo que o automóvel pode oferecer ao cliente (transportar pessoas e mercadorias, prazer e liberdade ao conduzir, beleza estética, vaidade, etc).

    Podia retribuir os exemplos ridículos, de planos de negócios sem o mínimo de viabilidade, para tentar explicar esta noção. Será preciso?

    Continua a insistir que tem custos elevados, agora até menciona a renda do escritório e custo do automóvel (custos transversais a quase todas as actividades)... mas tem de perceber que, em última instância, se oferece uma solução para o qual o mercado alvo pode frequentemente não ter condições de suportar, não vende e vai acabar por falir.

    Tal como os clientes, a AT e a banca também não querem saber dos custos que tem.
    Aliás, querem, se tiver demasiados custos para o volume de vendas, dizem que não é solvente e tem um mau modelo de negócio.

    Duas das ameaças da solução que descreve já foram descritas:
    - Falta de garantia da seriedade dos aplicadores (que podem facilmente trocar em obra produtos top por outros baratos ou simplesmente não fazerem tudo "by the book")
    - Surgirem novos players que tentem oferecer uma solução idêntica com custos aligeirados

    Posto isto, e repetindo, 45€ parece ser um valor adequado, não pelos custos operacionais (!!), mas sim pelo que a solução pode oferecer ao cliente por este preço: bom isolamento térmico, facilidade de aplicação, separação de responsabilidades entre empreitadas, simplicidade para resolver pontes térmicas, garantia de resultados, profissionais capazes, etc.
  19.  # 19

    Retirado de um post aqui ao lado
    Diria que a espessura típica ronda os 6 cms, e sendo EPS grafitado, os preços de material andará nos tais 13€/m2.
      IMG_1293.jpeg
  20.  # 20

    Ainda hoje estive reunido com um construtor e por ter lido isto interpelei-o subtilmente na questão do preço da aplicação, no meu caso será de 8.
    Ora, a conclusão que chego, mais uma vez, é que os valores que andam aqui a apresentar (nesta e noutras “artes”) está um bocado desfasado (para cima) com a realidade de algumas zonas, inclusive a minha.

    Portanto, não generalizemos porque isto de preços varia muito…por diversos factores. E não, não ando a falar com “sucateiros”, ando a falar com pessoal que sabe e tira formações necessárias. Eu inclusive já assisti a um webminar da APFAC e portanto já reconheço quem percebe e quem não percebe do tema.
 
0.0248 seg. NEW