Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Descobri este fórum há pouco tempo, e apesar de ter lido imenso sobre o tema por aqui, ainda não compreendi o que será melhor para o meu caso. Se os mais informados me souberem encaminhar, ficaria imensamente agradecido.

    Resumindo a história: Tenho uma vivenda velha (1972) em que pretendo habitar. Ela tem boas áreas, mas contactei um arquitecto para a aumentar. O arquitecto viu a casa e conseguiu convencer-me que o melhor seria deitar a casa abaixo e construir tudo de novo. Quando contactei um primeiro empreiteiro, ele ficou estupefacto com o facto de eu querer deitar a casa toda abaixo, e aconselhou-me apenas a isolar as paredes com capoto de 4cm pois ficariam "como se fossem novas", e claro que me disse que se eu quiser manda tudo abaixo e faz como o arquitecto aconselha, mas que acha um desperdício total.

    O arquitecto diz que essa ideia é má, e que nunca paredes velhas como aquelas, e finas, deveriam ser aproveitadas pois não valem o esforço.

    Agora estou, honestamente, apreensivo em relação a qualquer uma das soluções.

    Por um lado, se colocar capoto, aproveito 70 metros quadrados de paredes que estão no mesmo local daquelas que o arquitecto desenhou, por outro, são velhas.

    Para os mais entendidos, valerá a pena aproveitar paredes, aparentemente bastante boas apesar dos 50 anos de idade, ou será melhor seguir os conselhos do arquitecto e iniciar tudo de raiz?

    E já agora, quão mais barato é aplicar capoto vs fazer paredes novas com blocos térmicos?
  2.  # 2

    1 As paredes tem patologias? (humidades, fissuras etc)
    2 As nova paredes é para fazer no mesmo local das já existentes?
    3 O seu orçamento é limitado?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva1 As paredes tem patologias? (humidades, fissuras etc)


    Humidade nenhuma. Mesmo com os anteriores donos, que eram os meus avós e faleceram há 10 anos, nunca tiveram problemas de humidade. A casa, agora vazia, continua sem quaisquer infiltrações.

    Fissuras estruturais, nenhumas. No entanto está bastante tinta a descascar a a rachar, mas penso ser só superficial.

    2 As nova paredes é para fazer no mesmo local das já existentes?


    Sim. Não todas, mas também não estou a pensar aproveitar todas. Basicamente a casa tem 95 metros quadrados, e a nova casa terá 170 metros quadrados depois de ampliada. Desses 95, +/- 70 metros quadrados das paredes do novo desenho batem certo com as actuais, os outros 25 são mesmo para ir abaixo.

    O seu orçamento é limitado?


    Não é ilimitado, pois não sou milionário, mas tenho ligeiramente acima de 100 mil poupados em bastantes anos de trabalho, e o banco certamente me emprestará outros 150 mil se necessário, diria que o meu orçamento total, a esticar o máximo que consiga pedir ao banco, poderá chegar a perto de 300 mil. Mas isto é como tudo, se conseguir gastar apenas 150 mil e ficar bem servido, melhor isso que gastar 300...
  4.  # 4

    Ainda que teoricamente tenha um orçamento mais ou menos folgado para uma construção de 170m2, atendendo que parece que essa paredes não estão más dependendo de outros fatores (por exemplo a necessidade de serem criados pilares de reforço) eu diria que pode não ser a melhor ideia deitar isso abaixo.
    Quanto ao isolamento de 4cm que o empreiteiro propõe, não é suficiente para obter certificação energética da casa
    Já tem projeto feito?
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva(por exemplo a necessidade de serem criados pilares de reforço)


    Isto foi-me aconselhado. Porque aparentemente na casa as paredes interiores servem de pilares, e como vão ser totalmente mudadas poderiam colocar em causa a estabilidade da casa. O que me foi informado foi que um reforço dos pilares já existentes, no cantos, e a criação dos novos como vem no projecto, seria mais que suficiente.

    Será má ideia tentar aproveitá-las devido a isso?

    Quanto ao isolamento de 4cm que o empreiteiro propõe, não é suficiente para obter certificação energética da casa


    Então e se fosse por exemplo de 10cm?

    Já tem projeto feito?


    Sim
  6.  # 6

    Tem já projeto de arquitetura ou igualmente de especialidades?
    Com base em que fundamentos é que o arquiteto disse que era má ideia manter as parede existentes?
    Foi feita alguma sondagem técnica para perceber que estrutura tinha a casa?
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaTem já projeto de arquitetura ou igualmente de especialidades?


    Só de arquitectura. Foi-me indicado que o de especialidades só é realizado após aprovação da Câmara, e ainda estamos nesse passo.

    Com base em que fundamentos é que o arquiteto disse que era má ideia manter as parede existentes?


    Idade, basicamente. Considera-as velhas.

    Foi feita alguma sondagem técnica para perceber que estrutura tinha a casa?


    Não.
  8.  # 8

    Colocado por: InteressadoAprenderSó de arquitectura.

    Menos mal

    Colocado por: InteressadoAprenderFoi-me indicado que o de especialidades só é realizado após aprovação da Câmara

    Errado!
    Os projetos de especialidade devem ser obrigatoriamente iniciados na fase de projeto de arquitetura.

    Colocado por: InteressadoAprenderIdade, basicamente. Considera-as velhas.

    Nesse caso, eu começava a ter medo, muito medo mesmo desse técnico.

    Dá a entender que o técnico se está a marimbar para o ciente. Faço uns riscos, mando uns bitaites e quem quiser que pague a fatura.
    Como as coisa deveriam ter sido feita:
    Fazer uma sondagem técnica ao existentes para saber até que ponto é possível e viável aproveitar o existente.
    Com os dados que dá e numa construção dos anos 70, eu diria que grande parte dela será possível aproveitar.
    Com base nesse requisito então é se faziam um projeto adaptado aos condicionalismos existentes.

    Espero que pelo menos não tenha pago mais de 100€ pelo pseudoprojecto que lhe venderam.
    Desculpe a arrogância mas dá-me volta ao fígado ver que se continua a brincar aos projetos com o dinheiros do DO
  9.  # 9

    Não entendo como alguém consegue avaliar a resistência estrutural das paredes simplesmente como sendo "velhas".
  10.  # 10

    Colocado por: InteressadoAprenderBasicamente a casa tem 95 metros quadrados, e a nova casa terá 170 metros quadrados depois de ampliada. Desses 95, +/- 70 metros quadrados das paredes do novo desenho batem certo com as actuais, os outros 25 são mesmo para ir abaixo.


    Eu percebo o arquitecto.

    Quando começarem as obras, é daquelas coisas que "por um bocado mais" faz tudo de novo com materiais e técnicas novas.

    A minha recomendação é remodelar os 95m² originais, fazer algo mesmo espetacular com os 100 mil € disponíveis, e daqui a uns anos se realmente for necessário, vender e comprar algo maior.

    100m² é maior que maior parte dos apartamentos disponiveis no mercado de arrendamento... não é propriamente uma área pequena para se viver.

    Está fora de questão remodelar apenas o existente?
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaOs projetos de especialidade devem ser obrigatoriamente iniciados na fase de projeto de arquitetura.


    Interessante, não foi a indicação que me deram. Visto ser um conhecido gabinete de projectos da minha zona, não vejo porque me enganariam.


    Colocado por: zedasilvaEspero que pelo menos não tenha pago mais de 100€ pelo pseudoprojecto que lhe venderam.


    Até agora paguei aproximadamente 10x isso. O orçamento dos projectos de arquitectura + especialidades + levantamento topográfico, foi ligeiramente acima de 5000. Não muito diferente de outros orçamentos de outros gabinetes de projectos que contactei, tudo ali entre os 5000 e os 10000. Actualmente paguei 20% apenas.
  12.  # 12

    Colocado por: taunusNão entendo como alguém consegue avaliar a resistência estrutural das paredes simplesmente como sendo "velhas".

    Porque provavelmente não o sabe fazer doutra forma, mas tb não tem que saber.
    Tem sim que se assessorar de técnicos da área que o ajudem a prestar o melhor serviço possível aos seus clientes.
  13.  # 13

    Colocado por: InteressadoAprenderVisto ser um conhecido gabinete de projectos da minha zona,

    O facto de ser conhecido e de até ser o gabinete que mais trabalhos faz não quer dizer que seja competente.


    Colocado por: InteressadoAprenderO orçamento dos projectos de arquitectura + especialidades + levantamento topográfico, foi ligeiramente acima de 5000

    Foi roubado!
    Não pelo valor do projeto mas pelo serviço que lhe estão a prestar.
    As paredes até aceito que a melhor solução seja deitar abaixo mas dizer que são para deitar abaixo porque são velhas é de bradar aos céus.
  14.  # 14

    Colocado por: Nostradamus100m² é maior que maior parte dos apartamentos disponiveis no mercado de arrendamento... não é propriamente uma área pequena para se viver.


    Actualmente moro em 100 metros quadrados e percebo o que quer dizer. No entanto com dois filhos, e a mulher, achamos que precisamos de um pouco mais de espaço. Claro que conseguiríamos viver em 100 metros quadrados, mas queríamos algo maior.


    Colocado por: Nostradamus
    Está fora de questão remodelar apenas o existente?


      Sim, apenas pelo facto que o existente está mal planeado. Actualmente a casa é composta por 4 quartos de +/- 10 metros quadrados, que não são muito grandes, uma casa de banho de 7 metros quadrados, e uma sala/cozinha (de construção sem licença) de praticamente 40 metros quadrados, o restante espaço é o corredor.

      Queríamos duas casas de banho, e quartos ligeiramente maiores, para além de eu precisar de um escritório para trabalhar. Portanto o interior tem todo que ser alterado.

      Isto falando do interior. O exterior sim, penso que seria de aproveitar praticamente tudo.
    •  # 15

      Colocado por: InteressadoAprender o existente está mal planeado.


      Como você disse que a casa esta perfeitamente habitável, sem rachas, nem infiltrações nem bolores ou lepra, acho mesmo um desperdício em não aproveitar essa carcaça boa e polir ao vosso gosto.

      Mal de vocês se um arquitecto não conseguisse renovar o miolo e meter 2WC + 3Q+ 1 cozinha open space. Não precisa de manter as divisões tal como elas estão, pode mudar completamente. Vai ter novos projectos das tubagens por exemplo, mas ainda assim seria um projecto simples.

      A sua ideia original, apenas vai aproveitar meia dúzia de paredes... quando começar a atacar forte nas obras vai compreender o que o arquitecto quis dizer.

      Renovar o velho e fraco fica por vezes mais caro que fazer novo. Partir bom e velho para meter novo, mais caro fica.

      Pondere bem.
     
    0.0169 seg. NEW