Iniciar sessão ou registar-se
    • SJC
    • 4 janeiro 2024 editado

     # 1

    Viva, tenho um sotao com umas janelas redondas como a da imagem abaixo (apenas o buraco).

    Pontos importantes:
    - O sotao quase de certeza nunca ser'a habitado: pequenas arrumacoes, VMC, etc.
    - As telhas sao de cimento preto (problema cr'onico porque vou ter sempre telhas partidas e infiltracoes). Uma das zonas foi isolada com la de rocha e esta num p'essimo estado!!
    - Os p'assaros entram pelos buracos da rede e depois nao conseguem sair (tenho l'a v'arios passarinhos mortos no chao coitados), por isso tenho de resolver esta situacao quanto antes
    - Tenho um tubo com ligacao a uma caixa de derivacao do piso inferior (posso meter l'a iluminacao eletrica)
    - No futuro quero isolar a laje com XPS para isolar termicamente e ter uma protecao adicional caso exista uma infiltracao
    - Zona clim'atica I1-V2

    Tenho 3 opcoes:
    1. Vedar devidamente com uma rede mosquiteira de jeito (o que fizeram l'a est'a muito "atamancado"). Fico com ventilacao mas nao sei se a chuva "tocada a vento" vai entrar de lado
    2. Tapar com umas janelas de vidro (fixas). Sem ventilacao mas com luz natural (a temperatura interior sempre seria um pouco mais alta durante o dia, presumo eu)
    3. Tapar com uma tampa de XPS


    Qual das opcoes parece ser a mais acertada descartando o trabalho/custos e tendo em conta apenas o que 'e melhor para o conforto t'ermico da moradia?
      janela sotao.jpeg
  1.  # 2

    uma janela redonda pivotante na horizontal por exemplo, já aqui houve um topico sobre fazer uma janela assim. acho bonita essa janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
    • SJC
    • 4 janeiro 2024

     # 3

    Obrigado @marco1 👍, no entanto nao estou a perceber a vantagem da janela pivotante visto que ela teria de estar permanentemente fechada.
    Se fosse para "arejar" teria de ser por curtos periodos de tempo, ou entao com uma rede por dentro para nao entrar logo a passarada.
  2.  # 4

    e que fosse, faça os possiveis por não fazer desaparecer a janela :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
    • SJC
    • 4 janeiro 2024

     # 5

    Foto do interior do sotao para se ter uma ideia melhor do tipo de sotao que estou a falar
      Screenshot 2024-01-04 221647.jpg
  3.  # 6

    belo sotão, dava para fazer algumas coisas engraçadas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
  4.  # 7

    Colocado por: marco1belo sotão, dava para fazer algumas coisas engraçadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SJC
    Eu faria uma "mens cave"..no sotão! Para a música bombar no máximo sem ter a mulher a resmungar. Ver o futebol com os amigos! TOP.
    Também tenho sotão mas o meu não tem altura para isso.
  5.  # 8

    Colocado por: SJCFoto do interior do sotao para se ter uma ideia melhor do tipo de sotao que estou a falar
      Screenshot 2024-01-04 221647.jpg


    Qual é a altura do sótão no ponto mais alto ?
  6.  # 9

    fazendo fé no numero de tijolos que se vêm que terão ai uns 20 cm então poderá ser algo para cima de 2.5 m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Svieira
  7.  # 10

    tb sou da opinião que é burrice fechar a janela. sempre serve para arejar o espaço.

    colocava era uma rede mosqueteira, por dentro para impedir a bicharada de entrar. uma coisa simples, um caixilho de madeira, aparafusado aos tijolos por dentro para segurar a rede na janela.

    agora se for possivel fazer um acesso decente a esse sotão, tem ai um belo espaço de arrumação, um um espaço para fazer outras coisas.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
  8.  # 11

    Esse sotão parece o meu mas o meu ainda é mais baixo.
    Umas portas de correr no fundo de cada agua, dá uma arrumação espetacular e depois ficas com o resto para poder ter um escritório ou uma zona de brincar para as crianças.
    Na janela, manda fazer uma janela redonda pivorante como o Pedro disse.
    • SJC
    • 5 janeiro 2024

     # 12

    Nunca tive curiosidade em medir aquilo. Mas o marco1 deve estar proximo da altura real 😎

    No meu caso nao faz sentido investir la dinheiro porque para onde quer que olhe tenho "rios" de dinheiro para gastar... desde dentro de casa com uma 'area habitacional de 210m2 super mal distribuida (s'o 3 quartos e 1 banheira/duche) um dia vou colocar aqui a planta para verem como se faziam dantes as coisas 🤦) ao exterior com possiveis muros de contencao...
    Ah e j'a para nao falar que continuo a ter o problema das telhas de cimento, por isso o telhado vai ser sempre mais outra dor de cabeca se nao o quiser renovar todo...
  9.  # 13

    Como o percebo... Haverá sempre algo a melhorar e a gastar dinheiro.
    Concordam com este comentário: SJC
  10.  # 14

    Esse sótão merecia um isolamento entre vigotas (térmico e acústico), um forro de pinho, um projetor e uma tela, uma mesa de bilhar, um bar, uma mesa de jogo (tampo de tecido) um alvo eletrónico e dardos, etc... 😎
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
  11.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhãesetc...

    Um varão de inox e duas moçitas pobres (daquelas que têm pouca roupa para vestir)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesEsse sótão merecia


    Colocado por: SJCpara onde quer que olhe tenho "rios" de dinheiro para gastar...


    Não desgracem o homem.
  13.  # 17

    Colocado por: zedasilva



    Não desgracem o homem.

    E nem referi que precisava de trocar a telha e também para colocar lá dentro o bilhar 😁
    • SJC
    • 6 janeiro 2024

     # 18

    Colocado por: zedasilva
    Não desgracem o homem.


    😂😂😂
 
0.0201 seg. NEW