Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vivo numa moradia geminada de 2 pisos.
    A moradia tem ainda um sótão em bruto (sem acesso pelo interior da casa) e assim sendo não está na planta da casa.
    Se eu fizer o aproveitamento do sótão, construindo uma abertura e uma escada pelo interior da casa tenho de comunicar alguma coisa à Câmara?

Sei que colocar janelas mesmo que pequenas no telhado já é um risco, mas a minha questão é se tenho de inscrever este "novo piso" no registo da casa.

Obrigado!

Pedro
  2.  # 2

a casa já tem licença de utilização?
    eu não estou a dizer nada, mas deve apenas ter cuidado com o buraco na laje pois mexe com a estrutura, de resto...
  3.  # 3

Colocado por: ptomasconstruindo uma abertura e uma escada pelo interior da casa tenho de comunicar alguma coisa à Câmara?

Tem!
    Não é comunicar mas sim licenciar, coisa que pode não ser possível.
    Se tem duvidas quando á viabilidade desse licenciamento ou não ter orçamento para projetos, faça isso "sem levantar muitas ondas"
    Tenha especial atenção às denuncias
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptomas
  4.  # 4

Tem sim.
    A casa é de 1994.
  5.  # 5

reafirmo o que disse atras e as ondas do zedasilva, siga.
    Concordam com este comentário: zedasilva, marize
  6.  # 6

Verifique que tipo de laje de piso tem esse sótão, provavelmente será uma laje fina, de teto que pode não estar preparada para as cargas que irá por no sótão.
    Mesmo que não licencie a obra, tem sempre vantagens em ter a ajuda de um técnico que o/a oriente na melhor solução
    Concordam com este comentário: marco1, marize
  7.  # 7

Colocado por: ptomasconstruindo uma abertura e uma escada pelo interior da casa tenho de comunicar alguma coisa à Câmara?
    sim. obviamente. vai aumentar a área da casa e alterar a estrutura
  8.  # 8

Antony
    se eu partir todas as paredes do interior da minha casa tambem é considerado aumento de área?
  9.  # 9

Colocado por: marco1se eu partir todas as paredes do interior da minha casa tambem é considerado aumento de área?

Oh Marco1.. a Area Bruta será sempre a mesma... ;)
  10.  # 10

Pedro não me digas isso a mim.
  11.  # 11

Colocado por: marco1Pedro não me digas isso a mim.

.. se tornares habitável o sótão. Vais naturalmente aumentar a área bruta de Construção... Não é isso que se está aqui a falar!?
    ;)
  12.  # 12

Por essa ordem de ideias até as finanças caem em cima, basta ter um acesso. En todo o caso desde que não se faça alguma barbaridade na estrutura, é uma obra isenta de controlo previo. Em termos legais será sempre uma casa com a tipolgia que tiver no piso de rc
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Colocado por: marco1Por essa ordem de ideias até as finanças caem em cima,

Não tenhas dúvidas...

0.0142 seg. NEW