Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Dias antes do Natal comprei um automóvel a um imigrante Português no Canadá que se encontrava cá de férias. O carro tem matrícula Portuguesa, preenchemos a declaração de venda, fomos a conservatória para fazer a mudança de nome mas como estava fechada não conseguimos.
    Entretanto o vendedor teve de regressar a Inglaterra e eu fiquei apenas com a declaração de venda.
    Posso fazer eu sozinha a mudança de nome?
    Se sim como se faz?
    Que documentos preciso?
  2.  # 2

Se a declaração estiver devidamente preenchida por ambos, é deslocar-se à conservatória e pagar os 65-70€ pelo registo. Ao fim de 2 ou 3 semanas recebe o novo cartão em casa.

Convém ter fotocopia do BI do proprietário assim como o livrete do carro.
  3.  # 3

Colocado por: NostradamusSe a declaração estiver devidamente preenchida por ambos, é deslocar-se à conservatória e pagar os 65-70€ pelo registo. Ao fim de 2 ou 3 semanas recebe o novo cartão em casa.

Convém ter fotocopia do BI do proprietário assim como o livrete do carro.

As cópias dos documentos até á bem pouco tempo não eram necessárias e penso que ainda não sejam. Desde que esteja tudo devidamente preenchido não existe essa necessidade, no entanto, pode depender da pessoa que o atenda.
    Se tiver algum solicitador por perto e/ou conhecido também o pode fazer sendo que por norma fica um pouco mais caro.
  4.  # 4

Se ambos tiverem cartão de cidadão com pin de assinatura digital activo. pode cómodamente ser feito online, ainda é mais barato.
    Qq um dos dois inicia o processo e preenche o formulário no portal do automovel online
    https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnlineProd/
    , e depois o segundo confirma/ autoriza a venda.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, hangas
  5.  # 5

Eu só tenho a declaração de venda assinada por ambos e o DUA que me deixou para poder andar com ele como se fosse emprestado até ele voltar de férias, mas o mediador de seguros disse que é melhor mudar os documentos o mais rápido possível para namorar ter problemas.
    Se pudesse fazer isto sozinha sem incomodar ninguém e já era óptimo.
  6.  # 6

Se está tudo assinado vá à conservatória e está feito, na que vou nunca me pediram BI do vendedor, só a declaração de venda e pronto, paga e recebe o novo DUA (é tipo cartão MB)
    • AMG1
    • 5 janeiro 2024

# 7

Colocado por: powerPTSe está tudo assinado vá à conservatória e está feito, na que vou nunca me pediram BI do vendedor, só a declaração de venda e pronto, paga e recebe o novo DUA (é tipo cartão MB)

Sem que a assinatura do vendedor esteja devidamente autenticada?
  7.  # 8

Sim
    • AMG1
    • 5 janeiro 2024

# 9

Dantes isto era possível, mas a assinatura do vendedor tinha de estar reconhecida.
  8.  # 10

Acredite…já vou na 3a viatura e só a primeira vez pedi cópia ao vendedor, apresentei e a senhora que me atendeu disse que não queria aquilo para nada 😂
  9.  # 11

Colocado por: powerPTAcredite…já vou na 3a viatura e só a primeira vez pedi cópia ao vendedor, apresentei e a senhora que me atendeu disse que não queria aquilo para nada 😂

É uma irresponsável.
  10.  # 12

Também me aconteceu igual, mas eu era vendedor. Quando vendemos o último carro a combustão, a um particular, o negócio foi feito ao fds. No dia seguinte fui à conservatória, entreguei a declaração e cópia do CC do comprador, não era preciso para nada. Feito, paguei e o homem recebeu os documentos uns dias depois.
  11.  # 13

De todas as vezes que comprei ou vendi carros a declaração de venda teve de ser acompanhada pela cópia do CC (antigamente era BI e NIF).
    Troquei de carro à menos de um mês e pediram cópia dos documentos.
    Eu talvez esteja a ver mal a coisa, mas... os dados para preencher a declaração de venda estão acessíveis a qualquer pessoa, matrícula, VIN, etc, está tudo à vista.
    Sem cópia do CC, eu meto o carro do meu vizinho em meu nome sem ele saber de nada, porque mesmo com assinatura falsa ninguém confirma a assinatura com a que está no CC.
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgemlflorencio
    • nvale
    • 5 janeiro 2024 editado

# 14

E ele agradecia, ficava você a pagar os impostos e ele a usufruir da viatura. E quais assinaturas, aquelas que são rabiscos ou meros traços, isso ninguém confirma nem capacidade para tal. O normal, entre aspas, é quem compra não querer passar ou fazer.se despercebido para não pagar impostos...
  12.  # 15

Colocado por: nvaleE ele agradecia, ficava você a pagar os impostos e ele a usufruir da viatura. E quais assinaturas, aquelas que são rabiscos ou meros traços, isso ninguém confirma nem capacidade para tal. O normal, entre aspas, é quem compra não querer passar ou fazer.se despercebido para não pagar impostos...

Por esse ponto de vista, também posso meter 10 carros em nome do meu vizinho para lhe aliviar a carteira com os IUC, mesmo que nenhum deles seja meu.

Mas até acho engraçado... um contrato de um serviço qualquer de 5€ (telemóvel por exemplo) tenho de apresentar CC, mudar o proprietário de um ferrari de 100 mil € não.
    • AMG1
    • 6 janeiro 2024

# 16

Mas o reconhecimento da assinatura, processo pelo qual uma entidade devidamente autorizada, estabelece que a assinatura aposta num dado documento é a do próprio e que em função do acto, até pode ter de ser, ou não, presencial já acabou?
    • nvale
    • 6 janeiro 2024 editado

# 17

Colocado por: LMigAlves

Por esse ponto de vista, também posso meter 10 carros em nome do meu vizinho para lhe aliviar a carteira com os IUC, mesmo que nenhum deles seja meu.

Mas até acho engraçado... um contrato de um serviço qualquer de 5€ (telemóvel por exemplo) tenho de apresentar CC, mudar o proprietário de um ferrari de 100 mil € não.

Claro que pode, desde que ele não apresente queixa crime.
    Mas a realidade da mudança em muitos sítios é essa, não quer dizer que concordo, mas é
    Só para perceber eu sou completamente contra que nos CC ou documentos oficiais seja permitido outra assinatura que não o nome completo da pessoa. Até podia existir "abreviatura", como nos bancos, mas o nome todo devia ser obrigado.
    Existem pessoas a assinar com meras cruzes, duas ou três letras, etc, etc
  13.  # 18

Infelizmente estas questões são o espelho da realidade do nosso país.
    Vou dar o exemplo que conheço. Na Suíça não precisa de cópias de bi, não precisa de assinaturas, não precisa da presença do vendedor e nem tão pouco precisa de qualquer papel assinado.
    Dirige-se ao equivalente ao nosso IMT com o documento da viatura e tendo o seguro previamente feito é só levantar a matrícula.
    Não tenho a menor dúvida que se houver alguma trafulhice a justiça não peca nem demora.
    Já comprei alguns automóveis e quando compra a um stand é usual receber o documento da viatura em casa para tratar da documentação sem ter pago na totalidade. No único negócio que fiz com um stand eles enviaram a documentação toda sem ter dado um único cêntimo e tudo correu dentro do normal.
    Em Portugal é algo que infelizmente não poderia acontecer

0.0214 seg. NEW