Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: RogérioSilvadomótica seja totalmente cablada
    KNX

Colocado por: RogérioSilvasistema Mordomus
    O sistema mordomos é mais simples para o usuário e permite que este faça grande parte das automações, no entanto é um sistema fechado e com licenças (podem ser vitalícias), já o KNX é sistema aberto e não depende de uma central como o Mordomos que precisa sempre do ithink para gerir os restantes módulos.
  2.  # 62

3.  # 63

Colocado por: RogérioSilvaMordomus
    a menos que tenha evoluído brutalmente nos últimos meses este sistema joga na liga dos últimos até as aplicações shellys e sonoff são mais evoluídas e userfrendly
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, glorifiedg
    • nsf
    • 8 fevereiro 2024

# 64

Bem, também vou contribuir para o "debate".
    Utilizo HA há cerca de 3 anos, numa casa que foi acabada de construir. Na altura, da pouca pesquisa que fiz sobre implementar sistemas de casa inteligente, foi claro que KNX era quase "standard" nesta área, mas com preços pouco acessíveis à maioria. Foi, por isso, uma ideia que foi logo colocada de parte.
    Casa pronta, a minha "prioridade" passava essencialmente por automatizar a resistência do sistema de aquecimento de águas sanitárias, para só ligar se a temperatura fosse inferior a um valor que definisse e para abrir e fechar estores. A opção passou por usar shelly's pela relação custo/benefício, mas rapidamente fiquei desiludido com a app (não os equipamentos). Nas minhas buscas por uma alternativa descobri o HA e tudo mudou. Reconheço que requer habituação e é necessário ganhar conhecimentos (não necessariamente ter) porque não é um software propriamente intuitivo, embora tenha vindo a melhorar bastante ao longo dos tempos nesse aspeto. Mas nos dias de hoje está tudo disponível na internet e com umas pesquisas rápidas e um bocado de persuasão facilmente se ultrapassam barreiras.
    Quem quiser elevar a coisa mais um bocado, não se limitar à compra dos equipamentos/sensores de fabricantes e abraçar uma vertente já mais DIY, com o uso do esphome, as possibilidades são ainda maiores, para não dizer infindáveis.
    Neste momento com o HA controlo:
    - resistência das águas sanitárias. Só liga se a temperatura for inferior a um valor definido
    - algumas luzes para acenderem com movimento, mas só se a luminosidade foi inferior a um valor que tenho definido
    - subir estores de manhã, mas se estiver a chover só sobem uma percentagem definida
    - descer estores ao final do dia mediante a luminosidade exterior
    - baixar os estores uma determinada percentagem em caso de chuva
    - baixar os estores se a temperatura média interior e temperatura exterior forem superiores a valores definidos e mediante a luminosidade exterior (só funciona no verão para manter a casa mais fresca)
    - a abertura do portão da garagem e do portão exterior de acesso do carro
    - luzes da garagem apagam quando o portão abre e se a luminosidade da garagem for inferior a um determinado valor
    - luzes exteriores acendem quando portão exterior de acesso do carro abre se a luminosidade for baixa
    - luzes do jardim acendem se a luminosidade exterior é baixa quando o portão de acesso pedonal abre
    - sou notificado quando recebo correspondência na caixa do correio
    - portão exterior de acesso do carro abre quando estou praticamente a chegar
    Isto e muitas mais coisa, que não vale a pena estar a enumerar, como receber notificações audio pela casa a lembrar que é dia de recolha do lixo ou reciclagem, ou para não me esquecer de colocar a máquina da louça a lavar, etc.
    Tenho também equipamentos a medir consumo do quadro elétrico, do piso radiante e da vmc e a produção dos painéis fotovoltaicos.
    Pelo meio, recebo no telemóvel notificações quando muitas das automações são executadas e com a possibilidade, se assim entender, para as cancelar. Por exemplo. Quando a automação para ligar a resistência das águas sanitárias é ativada, recebo a notificação no telemóvel que a mesma foi executada, mas com opção para desligar a resistência.
    Para muitas destas automações tenho no exterior sensores de temperatura, luminosidade, humidade, precipitação, barométrico, anemómetro e no interior vários sensores de temperatura, humidade e luminosidade e claro de movimento. Isto com a aplicação da shelly nunca seria possível
    Concordam com este comentário: zed, glorifiedg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogopms, djouze
    • SrR
    • 8 fevereiro 2024

# 65

Colocado por: djouzeum hobby, tem resultados úteis que até a minha mulher agradece!
    nao ha por ai um shelly que me lave a louça?
  4.  # 66

Colocado por: SrRnao ha por ai um shelly que me lave a louça?

Para isso tem que ser uma Sheila. :-)
  5.  # 67

Colocado por: CiccardiPara isso tem que ser uma Sheila. :-)

Os Srs. da igualdade de género já foram notificados.
    Sugiro que sempre que sair à rua comece a adquirir o habito de olhar por cima do ombro ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ciccardi
    • SrR
    • 8 fevereiro 2024

# 68

Colocado por: zedasilva
    Os Srs. da igualdade de género já foram notificados.
    Sugiro que sempre que sair à rua comece a adquirir o habito de olhar por cima do ombro ...
    e cuidado a atravessar passadeiras..
  6.  # 69

Colocado por: nsfBem, também vou contribuir para o "debate".
    Utilizo HA há cerca de 3 anos, numa casa que foi acabada de construir. Na altura, da pouca pesquisa que fiz sobre implementar sistemas de casa inteligente, foi claro que KNX era quase "standard" nesta área, mas com preços pouco acessíveis à maioria. Foi, por isso, uma ideia que foi logo colocada de parte.
    Casa pronta, a minha "prioridade" passava essencialmente por automatizar a resistência do sistema de aquecimento de águas sanitárias, para só ligar se a temperatura fosse inferior a um valor que definisse e para abrir e fechar estores. A opção passou por usar shelly's pela relação custo/benefício, mas rapidamente fiquei desiludido com a app (não os equipamentos). Nas minhas buscas por uma alternativa descobri o HA e tudo mudou. Reconheço que requer habituação e é necessário ganhar conhecimentos (não necessariamente ter) porque não é um software propriamente intuitivo, embora tenha vindo a melhorar bastante ao longo dos tempos nesse aspeto. Mas nos dias de hoje está tudo disponível na internet e com umas pesquisas rápidas e um bocado de persuasão facilmente se ultrapassam barreiras.
    Quem quiser elevar a coisa mais um bocado, não se limitar à compra dos equipamentos/sensores de fabricantes e abraçar uma vertente já mais DIY, com o uso do esphome, as possibilidades são ainda maiores, para não dizer infindáveis.
    Neste momento com o HA controlo:
    - resistência das águas sanitárias. Só liga se a temperatura for inferior a um valor definido
    - algumas luzes para acenderem com movimento, mas só se a luminosidade foi inferior a um valor que tenho definido
    - subir estores de manhã, mas se estiver a chover só sobem uma percentagem definida
    - descer estores ao final do dia mediante a luminosidade exterior
    - baixar os estores uma determinada percentagem em caso de chuva
    - baixar os estores se a temperatura média interior e temperatura exterior forem superiores a valores definidos e mediante a luminosidade exterior (só funciona no verão para manter a casa mais fresca)
    - a abertura do portão da garagem e do portão exterior de acesso do carro
    - luzes da garagem apagam quando o portão abre e se a luminosidade da garagem for inferior a um determinado valor
    - luzes exteriores acendem quando portão exterior de acesso do carro abre se a luminosidade for baixa
    - luzes do jardim acendem se a luminosidade exterior é baixa quando o portão de acesso pedonal abre
    - sou notificado quando recebo correspondência na caixa do correio
    - portão exterior de acesso do carro abre quando estou praticamente a chegar
    Isto e muitas mais coisa, que não vale a pena estar a enumerar, como receber notificações audio pela casa a lembrar que é dia de recolha do lixo ou reciclagem, ou para não me esquecer de colocar a máquina da louça a lavar, etc.
    Tenho também equipamentos a medir consumo do quadro elétrico, do piso radiante e da vmc e a produção dos painéis fotovoltaicos.
    Pelo meio, recebo no telemóvel notificações quando muitas das automações são executadas e com a possibilidade, se assim entender, para as cancelar. Por exemplo. Quando a automação para ligar a resistência das águas sanitárias é ativada, recebo a notificação no telemóvel que a mesma foi executada, mas com opção para desligar a resistência.
    Para muitas destas automações tenho no exterior sensores de temperatura, luminosidade, humidade, precipitação, barométrico, anemómetro e no interior vários sensores de temperatura, humidade e luminosidade e claro de movimento. Isto com a aplicação da shelly nunca seria possível
    Concordam com este comentário:zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diogopms,djouze

No sistema de VMC como é que integras e qual a automação que tens no HA? Em que zonas tens extração e insuflação? Estou a pensar incluir na minha casa nova que vou construir mas estou em dúvida se valerá mesmo a pena.
    • nsf
    • 14 fevereiro 2024

# 70

Colocado por: diogopms
    No sistema de VMC como é que integras e qual a automação que tens no HA? Em que zonas tens extração e insuflação? Estou a pensar incluir na minha casa nova que vou construir mas estou em dúvida se valerá mesmo a pena.

Tenho extração em todas as zonas húmidas (casas banho, cozinha e lavandaria) e insuflação nos restantes cómodos (quartos, sala e escritório). Para mim foi dos melhores investimentos que fiz.
    Não tenho a máquina de vmc integrada no HA, apenas estou a medir os consumos do equipamento. A vmc tem um controlador que mede humidade, temperatura e qualidade do ar e que permite ajustar a máquina para funcionar em modo auto (ajusta a velocidade mediante a qualidade do ar), modo manual (controlo a velocidade) e modo temporizador (defino velocidade e tempo de funcionamento e tempo parada).
  7.  # 71

Eu sou da opinião de manter as coisas simples :)
    Vou colocar uns Shellys nos estores pois dá jeito fechar tudo ao mesmo tempo quando se vai sair etc e talvez colocar um no portão exterior (no interior ainda não sei, há muito hacker por aí lol)

Demasiada domótica pode dar nisto: https://www.youtube.com/watch?v=6LELq9ZbS8o&ab_channel=YourManInLondonCollecting
  8.  # 72

Alguem aqui tem experiencia com a aparelhagem legrand livingnow? Eles têm algumas series que usam netatmos que penso que seja zigbee...

0.0191 seg. NEW