Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O ponto principal é que é difícil por knx numa casa existente. Mesmo para essas coisas "avançadas" existem soluções wireless, piores ou melhores, mais caras e mais baratas. Mais uma vez, a vantagem é que se pode começar aos poucos e arriscar com algumas coisas, porque o investimento não é milionário. E não estamos obrigados a comprar tudo compatível com um protocolo específico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  2.  # 2

Por isso que digo uma casa com domótica como a imaginamos não está disponível para qualquer um a nível orçamental.

Agora deixo aqui uma pergunta/duvida.
    Esses gatways no geral hub/módulos/sensores e por aí fora, vai ser compatíveis durante quanto tempo?
    Por exemplo um telemóvel com 10anos já não é compatível com 90% das aplicações.
    Vou ter de trocar módulos de 10 em 10 anos por exemplo.
    As coisas vão sempre evoluir e temos de acompanhar suponho eu ou ficamos sem algumas funcionalidades
  3.  # 3

Colocado por: Carlinhos23p
    Agora deixo aqui uma pergunta/duvida.
    Esses gatways no geral hub/módulos/sensores e por aí fora, vai ser compatíveis durante quanto tempo?
    Por exemplo um telemóvel com 10anos já não é compatível com 90% das aplicações.
    Vou ter de trocar módulos de 10 em 10 anos por exemplo.
    As coisas vão sempre evoluir e temos de acompanhar suponho eu ou ficamos sem algumas funcionalidades

É uma boa questão porque alguns dos protocolos de comunicação também vão mudando. Ao mesmo tempo, neste momento caminhamos para a implementação de um standard (chamado Matter) que irá ser utilizado por vários produtores de equipamentos.

É quase futurologia mas utilizando os protocolos já existentes e quando foram criados, diria que daqui a uma década ainda está tudo a funcionar. A Zigbee Alliance foi criada em 2005 e continua bem forte. Z-Wave foi criada em 1999 e continua no mercado.

Acho que nesse aspecto, não deve fugir muito do KNX (usando como exemplo): por exemplo, nos anos 2000 não era comum a lâmpada LED e os dimmers que se usam para as incandescentes não são compatíveis (creio) com as LED, o que implica uma mudança dessa peça. É claro que a rede cablada continua lá (e ainda bem!) mas há componentes a trocar.

A verdade também é que, como já foi referido, o custo é muito menor. Trocar um módulo custa alguns euros. Não estou a apelar ao desperdício de recursos mas a questão económica acaba por não se colocar.

Para finalizar: os protocolos antigos (e equipamentos), vão continuar a funcionar mesmo que deixem de ser vendidos aparelhos novos. E, o "hub" (no meu caso, o HomeAssistant) permite-me ligar outros tipos de antenas de comunicação ao mesmo tempo, podendo ter parte da rede a funcionar com um protocolo e outra com outro. Para mim, essa é a grande vantagem!
    Concordam com este comentário: tigoncal, djouze
  4.  # 4

Colocado por: djouzeO ponto principal é que é difícil por knx numa casa existente. Mesmo para essas coisas "avançadas" existem soluções wireless, piores ou melhores, mais caras e mais baratas. Mais uma vez, a vantagem é que se pode começar aos poucos e arriscar com algumas coisas, porque o investimento não é milionário. E não estamos obrigados a comprar tudo compatível com um protocolo específico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira
    E acrescenta ainda a flexibilidade em adicionar dispositivos sem ter de antemão a cablagem que o KNX obriga (ou obrigava, até porque já hà fabricantes de equipamento KNX que adicionaram backhaul em RF precisamente pela dificuldade em dimensionar todos os pontos de serviço). E muito sinceramente (desculpem puxar dos galões mas sou engenheiro da área), a questão da fiabilidade é um mito, e para isso dou o exemplo do Wifi: há dúvidas que a transmissão por cabo é mais estável e permite maiores velocidades? Claro que não, mas nem por isso deixamos de usar o Wifi em nossas casas. Ora, a maior parte dos equipamentos de domótica são muito pouco exigentes em termos de largura de banda (aka velocidade), pelo que qualquer protocolo sem fios resiliente é suficiente e MUITO estável.

Tal como muitos, sou utilizador Homeassistant e e considero ter um setup já avançado, uma vez que tenho:
    -Luzes interiores e exteriores (e automações para elas com propósitos específicos, por exemplo, ligar as luzes exteriores quando abro uma das portas da rua se for de noite;
    -Sensores de movimento e de abertura de porta/janelas: que uso como alarme de intrusão, e entre outros me permite usar os seus estados para automações de luzes por exemplo;
    -ACs (e automações com base em sensores de temperatura);
    -Sensores de temperatura;
    -Abertura de Portões (de veiculos e pedestre);
    -Consumos e produção de energia (tenho os dados da porta HAN do contador integrados no HA): apenas para monitorização de consumos;
    -Câmaras de vigilãncia (IP por PoE, embora o HA sirva apenas para visualização, tenho depois um NVR dedicado a gravar 24/7);
    -Video Porteiro (tambem IP por PoE);
    -Válvulas de Rega do jardim;

Tenho dispositivos de várias marcas e protocolos e a vantagem do Home Assistant é mesmo a flexibilidade em integrá-los num só sistema, independentemente de como eles comunicam. Como a maioria, tenho equipamentos IP, quer PoE e Wifi 2.4Ghz (sobretudo as câmaras ou os ACs, que ou por API local - preferencialmente - ou na nuvem permitem fazer chamadas e obter/alterar o estado dos diversos sensores), um ou outro shelly (que tambem são IP, para os locais do jardim onde o sinal de zigbee é mais fraco, tirando assim partido de ter garantia de recepção do TCP/IP) e zigbee para todos os outros, quer os interruptores interiores como os sensores que têm que ser a pilha pela sua localização (essencialmente sensores de movimento e de porta/janela). Até agora não senti falta nenhuma de uma solução cablada para tudo, à exceção das câmaras e do video porteiro, que foram os únicos que fiz questão em deixar já os locais preparados para receber os equipamentos em PoE. Até agora, quase 2 anos com esta configuração de equipamentos, sem arrependimentos e satisfeito com a solução.
    Concordam com este comentário: diogopms
  5.  # 5

Muito bom tópico, tb sou utilizador do homeassistant e tenho tudo centralizado num unico dashboard.
    Vou brevemente começar a construir uma moradia e pelo que tive a ver os preços do KNX é para esquecer.
    Se uma pessoa for da área de informática/perceber o minimo de domótica irá ter muito mais liberdade de integrar várias marcas e centralizar tudo numa única aplicação homeassistant.

O que estou a pensar ter em domótica, na minha futura casa:

- Reolink para cams poe com blueiris
    - Easy HAN para monitorização dos consumos do contador e-redes
    - Inversor solar com pinças shelly EM
    - Shelly pro para ligar no quadro elétrico todas a luzes exteriores da casa e depois automatizar
    - Shelly 2.5 - Estores
    - Sonoff 4ch com esphome - controlar válvulas da rega
    - WLED - Luzes led de natal - durante a época natalicia
    - AP Unifi em sítios especificos da casa para ter boa cobertuda wifi
    - Video-porteiro Dahua ou Hivision com API local
    - Sensores pulso para o contador de água para saber consumos
    - Alarmes com fios usando o konnected.io (solução com api local) compatível com homeassistant, ou um simples esp32 com 2 relays e os sensores de movimento ligados por cabo
    - Bastidor exterior em vez de ATI na casa para ter espaço para adicionar dispositivos
    - Converstor de HDMI para DVB-T para dar a mesma imagem distribuidas em digital pela várias tv's da casa
    - Mitsubishi AC com - wifi interface esp32 protocolo - cn105
    - Piso radiante hidrálico - ?? Não sei se vou meter ainda
    - Bomba de calor ou termoacumulador - Tb ainda não sei..

Acho que é isto :)
  6.  # 6

Aproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?

Tenho lido que Reolink não se dá bem com o Frigate/não é tão estável quando Dahua/Hikvision. Tenho uma campainha desta marca mas como só comecei a brincar com o Frigate há pouco tempo, não tenho muito a dizer. Gostava de obter mais feedbacks porque têm cameras porreiras e a um preço simpático!
  7.  # 7

Relativamente aos protocolos acabarem ou não, parece-me que o wifi, o bluetooth e mesmo o zigbee são muito mais universais do que coisas como o knx. Agora está a aparecer o matter, que parece que vai potencialmente substituir o zigbee, mas os hubs para o matter vão continuar a suportar o zigbee. Isto é como o wifi: os protocolos vão evoluindo, as velocidades são cada vez maiores, mas continuamos a viver com muitos aparelhos que funcionam a 2.4 GHz.
    (Já agora, as câmaras são uma coisa que eu tenho na lista para me entreter em breve :))
  8.  # 8

Apenas trabalho na área.
    E sei que uma casa orçamentada e projetada com um orçamento ilimitado e tudo pensado planeado executado ao pormenor todos os comandos todos os controlos não é discussão possível.

Mas se algum dia fizer alguma brincadeira em minha casa será com com Shelly zigbee ou algo do género.

Knx é para fazer algo completo com pés e cabeça e desfrutar.

O resto é para ir entretendo e adicionando coisas para nós meros mortais 😁
  9.  # 9

Mas com home assistant dá muito mais flexibilidade para fazer coisas engraçadas :)
    A nossa máquina de lavar loiça é bastante silenciosa, volta e meia alguém cá de casa abria-a a pensar que não estava a trabalhar. Coloquei uma fita led por baixo, uma pinça para monitorizar o consumo depois do disjuntor, e agora acende a luz a vermelho quando está em funcionamento. Isto são coisas que eu não era capaz de planear.

Neste caso é tudo zigbee para não ter “chamadas” fora da rede local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djouze
      IMG_9012.jpeg
  10.  # 10

Oh lpetinga o que o pessoal de sua casa comenta sobre essas suas “invenções”?

É que aqui eu sou o maluquinho de serviço :D
  11.  # 11

É mais ou menos o mesmo por aqui. 😅 E confesso que estas coisas têm de ser instaladas quando estou sozinho em casa… mas depois até acham útil :)
  12.  # 12

Knx, creston, control4 são soluções a sério e daí custarem valores a sério também… tudo o resto é “bricolage” e fundamentalmente porque funcionam sem um cabo de bus dedicado… fazendo uma analogia com alarmes, um alarme de grau 3 ou 4 é cableado! Mas há quem pense que o sem fios é que é bom e sofisticado. Para brincadeiras e remodelações ainda aceito colocar um sistema assim, numa casa nova, nunca! Não sei como estão agora os módulos sem fios, mas lembro-me de pessoas a terem de desligar disjuntores para cortarem a alimentação aos interruptores para os reiniciarem… numa casa a sério dizer a um cliente para fazer isto como solução ao interruptor não funcionar…
  13.  # 13

Colocado por: tgferreiraAproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?

Tenho lido que Reolink não se dá bem com o Frigate/não é tão estável quando Dahua/Hikvision. Tenho uma campainha desta marca mas como só comecei a brincar com o Frigate há pouco tempo, não tenho muito a dizer. Gostava de obter mais feedbacks porque têm cameras porreiras e a um preço simpático!

Colocado por: tgferreiraAproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?

As cams podem ser dahua/hikvision, eu instalei em casa dos meus pais Reolink e estou contente com o resultado com blueiris para gravação, o aí do blueiris tb detecta pequenas coisas para o que os meus pais querem.
    Realmente ter o vídeo porteiro da mesma marca pode ser bom, considerando que eu não gosto dos vídeo porteiros da marca Reolink

Neste caso vou repensar em ir para dahua ou hikvisio.
  14.  # 14

Em relação a alarmes se uma pessoa construir uma casa do zero e ter orçamento para deixar os tubos. O alarme com fios durante 20 anos sem problemas enquanto com fios e um problema de andar sempre a trocar as baterias e depender de serviços externos como securitas ou prossegur.

Estou neste momento a alterar um alarme com fios de 20 anos para esphome em homeassistant
  15.  # 15

Pelo argumento o KNX deve-o ajudar a pôr o pão na mesa.
    Mas tente não ser como a malta que defende a abertura dos vidros manuais dos carros como sendo a melhor porque não avaria tantas vezes.

Colocado por: GoldenKnx, creston, control4 são soluções a sério e daí custarem valores a sério também… tudo o resto é “bricolage” e fundamentalmente porque funcionam sem um cabo de bus dedicado… fazendo uma analogia com alarmes, um alarme de grau 3 ou 4 é cableado! Mas há quem pense que o sem fios é que é bom e sofisticado. Para brincadeiras e remodelações ainda aceito colocar um sistema assim, numa casa nova, nunca! Não sei como estão agora os módulos sem fios, mas lembro-me de pessoas a terem de desligar disjuntores para cortarem a alimentação aos interruptores para os reiniciarem… numa casa a sério dizer a um cliente para fazer isto como solução ao interruptor não funcionar…
    Concordam com este comentário: tigoncal
  16.  # 16

Colocado por: diogopmsMuito bom tópico, tb sou utilizador do homeassistant e tenho tudo centralizado num unico dashboard.
    Vou brevemente começar a construir uma moradia e pelo que tive a ver os preços do KNX é para esquecer.
    Se uma pessoa for da área de informática/perceber o minimo de domótica irá ter muito mais liberdade de integrar várias marcas e centralizar tudo numa única aplicação homeassistant.

O que estou a pensar ter em domótica, na minha futura casa::)
    Terminei de construir há 2 anos e posso dar a minha opinião sobre esses pontos:

Reolink para cams poe com blueiris: tenho 4 câmaras reolink por PoE mas adquiri o NVR deles, que não é caro e é um descanso, super fiável; não avancei com blueiris porque so corre em windows e mesmo podendo ter uma máquina virtual a correr Windows, windows e 24/7 são coisas que não devem estar na mesma frase (na minha opinião). Quanto às câmaras, super satisfeito! Relação qualidade-preço é imbativel e têm mesmo bastante qualidade.
    - Easy HAN para monitorização dos consumos do contador e-redes: tenho exatamente esse (depois precisa customizar o script do tasmota para o seu contador, mas é coisa que demora 1h em modo tentativa erro).
    - Inversor solar com pinças shelly EM: acho desnecessário, a maioria dos inversores correm APIs locais, que fornecem essa informação. Eu tenho um inversor da Goodwe e não precisei de pinças. Já para nao falar que os shellys estão altamente inflacionados, portanto ja poupa algum dinheiro aqui que lhe vai fazer falta para outras coisas.
    - Shelly pro para ligar no quadro elétrico todas a luzes exteriores da casa e depois automatizar: não recomendo porque provavelmente quererá manter interruptores de parede à saída das portas para continuar a ligar e desligar as luzes se assim quiser. Eu tenho smart switchs em zigbee na dentro da caixa dos interruptores, mantendo o interruptor original e a sua funcionalidade. Mais uma vez, é mais barato e na minha opinião muito mais prático para o dia-a-dia (não se esqueça que não será só você a usar a casa, e ter que ir sempre ao telefone para ligar as luzes da rua não é para toda a gente).
    - Shelly 2.5 - Estores: boa opção. Eu optei por equivalentes mas em zigbee por serem metade do preço (em 14 janelas, faz moça)
    - Sonoff 4ch com esphome - controlar válvulas da rega: é válido. Eu tenho válvulas de rega tambem em zigbee, mas se optar por eletroválvulas, tenha atençao que algumas trabalham em DC, logo precisa de interruptores com contacto seco.
    - WLED - Luzes led de natal - durante a época natalicia: tenho tambem (até tenho que as tirar). Mandei fazer uns 5x PCB já montados com ESP8266 na JLCPCB para facilitar a montagem (no ano passado quis ser campeão e soldar tudo à mão não passei do primeiro controlador)
    - AP Unifi em sítios especificos da casa para ter boa cobertuda wifi: diria que é obrigatório. A marca já vai por opção pessoal e orçamento. Eu comprei Xiaomi que na altura (penso que ainda seja) o sistema mesh com wifi6 mais barato do mercado (com APs a 26€!!)
    - Video-porteiro Dahua ou Hivision com API local: tenho Hikvision. Na altura ainda nao havia o da reolink mas mesmo que houvesse, tenha atenção que o da reolink não tem contactos secos (importante para abrir trincos elétricos pelos monitores que tiver em casa)
    - Sensores pulso para o contador de água para saber consumos: não tenho mas se encontar uma boa solução que nao requeira muito DIY, avise aqui... os miúdos não me deixam muito tempo para grandes invenções electrónicas.
    - Alarmes com fios usando o konnected.io (solução com api local) compatível com homeassistant, ou um simples esp32 com 2 relays e os sensores de movimento ligados por cabo: não conheço; eu tenho sensores de porta/janela e sensores de movimento PIR zigbee (a maioria sonoff, que foram os mais baratos na altura). Sempre que vou de férias dou a volta para ter a certeza que nenhum está sem pilha mas é a única manutenção que tenho com eles. De resto, têm sido fiáveis (verdade se diga que como tenho bastantes dispositivos zigbee alimentados a DC, o meu mesh zigbee tem bastantes relay)
    - Bastidor exterior em vez de ATI na casa para ter espaço para adicionar dispositivos: OBRIGATÓRIO!!! mas peça para o engenheiro que lhe dizer o projeto ITED para considerar já, se não depois vai ser uma chatice para arranjar alguem que lhe passe o termo de responsabilidade (para os eletricistas, tudo o que nao seja um quadro ATI quitérios que não é bom - nem sequer cumpre ITED se fossemos seguir o manual ITED à letra). Eu tenho um bastidos de 12U, 9 ou 6Us seriam suficientes mas tinha espaço para o de 12U .....e havia um usado OLX a 20€ cheio de acessórios :)
    - Converstor de HDMI para DVB-T para dar a mesma imagem distribuidas em digital pela várias tv's da casa: Não tenho, mas também so tenho TV numa divisão. Atenção que como vai precisar de BOX, ao mudar de canal na box, muda em todas as TVs. Os operadores de fibra já fornecem o sinal RF em DVB-T, portanto pode não ser necessário.
    - Mitsubishi AC com - wifi interface esp32 protocolo - cn105: não vou entrar em discussões de marcas. Eu optei por LG por serem quase metade do preço. Têm uma API (não local, infelizmente) que se pode integrar atravez de uma integração HACS. Em 2 anos, mesmo sendo na cloud, nunca esteve indisponível.

Apenas mais duas recomendações:
    - Se meter ETICS, garanta que as caixas para as câmaras ficam encastradas lá, facilita muito a montagem e mantêm uma estética limpinha sem cabos nem caixas exteriores visiveis;
    - Mande o eletricista deixar neutros em todos os interruptores de iluminação. Habitualmente, os eletricistas metem interruptores unipolares (so interrompem a fase) e nem sequer passam neutro até à caixa. Peça para ou colocarem bipolares em tudo (subentende-se que interrompem neutros tambem) ou, como fiz no meu caso, pedi so para me passarem o neutro até à caixa, que fica isolado com um wago. O neutro é necessário para a maioria dos smart switchs (eu sei que há os sem neutro, mas ficam muito mais caros do que passar mais uns metros de condutor azul!)
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, tgferreira, njs
  17.  # 17

Como respondi no anterior, o videoporteiro da Reolink não tem contacto seco (util para accionar um trinco eletrico ou um motor de portão). Pode à mesma usar um shelly 1 (o único que tem contacto seco) mas depois se quiser ter um monitor dentro de casa (imagino por exemplo os meus pais ou sogros em casa a terem que abrir o portão... não vao querer ir ao telemovel nem sequer saber como usar). Assim, tenho um monitor do video porteiro que tem a opção de abrir o trinco (que tambem fica disponivel como switch no HA).
  18.  # 18

Colocado por: lpetingaÉ mais ou menos o mesmo por aqui. 😅 E confesso que estas coisas têm de ser instaladas quando estou sozinho em casa… mas depois até acham útil :)
    O teste do algodão é mesmo se a mulher usa ou não. A minha bastante (e o que não usa, nem sequer deixo visivel para o user dela) :P
  19.  # 19

Colocado por: GoldenKnx, creston, control4 são soluções a sério e daí custarem valores a sério também… tudo o resto é “bricolage” e fundamentalmente porque funcionam sem um cabo de bus dedicado… fazendo uma analogia com alarmes, um alarme de grau 3 ou 4 é cableado! Mas há quem pense que o sem fios é que é bom e sofisticado. Para brincadeiras e remodelações ainda aceito colocar um sistema assim, numa casa nova, nunca! Não sei como estão agora os módulos sem fios, mas lembro-me de pessoas a terem de desligar disjuntores para cortarem a alimentação aos interruptores para os reiniciarem… numa casa a sério dizer a um cliente para fazer isto como solução ao interruptor não funcionar…
    As funcionalidades não mudam pelo backhaul ser com ou sem fios, o que poderá mudar é a disponibilidade. Mesmo em KNX, quando o backhaul é RF, a frequência não é dedidada e o mecanismo de colisão é "listen before talk", que é até menos sofisticado do que zigbee ou wifi (de longe, o mais avançado), beneficiando depois, é certo, de um canal em ~900MHz menos congestionado (mas ainda assim, de uso livre). O custo mais elevado dessas soluções não vem da complexidade delas, mas sim de haver poucos fabricantes. o mesmo acontecia com os zigbees e Wifis que hoje inundaram o mercado. Por exemplo, em Lora, por ser licenciado e apenas fabricado por um fabricante de chips, o preço é muito mais elevado. A fiabilidade da solução cablada não é sequer posta em causa, mas a sua reparação é tambem mais dificil (quantos de nós não conhecemos casas de amigos com alarmes cablados hà 10 ou 15 anos que avariaram e agora nem sequer usam alarme). Mas a maior dificuldade na minha opinião é sobretudo aquilo que dizem aqui ser o "ter tudo planeado a sério", que simplesmente não existe numa construção nova, já que não há vivência para saber o que funciona no dia-a-dia e o que não é pratico. Não querendo de maneira nenhuma ir contra as soluções cabladas, a verdade é que hoje em dia há soluções sem fios, muito mais baratas e fácil de implementar com disponibilidades muito próximas (ou iguais) às soluções cableadas. Acho que tem que se actualizar nas soluções sem fios, até porque os principais vendedores de alarmes e empresas de segurança já há muito foram por esta via.
    Concordam com este comentário: lpetinga, ricardoantunes, djouze, zed
  20.  # 20

Estou a gostar de ler, várias ideias e formas diferentes de alcançar objetivos comuns.

Colocado por: tigoncal- Shelly pro para ligar no quadro elétrico todas a luzes exteriores da casa e depois automatizar:não recomendo porque provavelmente quererá manter interruptores de parede à saída das portas para continuar a ligar e desligar as luzes se assim quiser. Eu tenho smart switchs em zigbee na dentro da caixa dos interruptores, mantendo o interruptor original e a sua funcionalidade. Mais uma vez, é mais barato e na minha opinião muito mais prático para o dia-a-dia (não se esqueça que não será só você a usar a casa, e ter que ir sempre ao telefone para ligar as luzes da rua não é para toda a gente).

Os Shelly Pro permitem isso, manter os interruptores originais.
    Concordam com este comentário: djouze

0.0270 seg. NEW