Colocado por: Carlinhos23p
Agora deixo aqui uma pergunta/duvida.
Esses gatways no geral hub/módulos/sensores e por aí fora, vai ser compatíveis durante quanto tempo?
Por exemplo um telemóvel com 10anos já não é compatível com 90% das aplicações.
Vou ter de trocar módulos de 10 em 10 anos por exemplo.
As coisas vão sempre evoluir e temos de acompanhar suponho eu ou ficamos sem algumas funcionalidades
Colocado por: djouzeO ponto principal é que é difícil por knx numa casa existente. Mesmo para essas coisas "avançadas" existem soluções wireless, piores ou melhores, mais caras e mais baratas. Mais uma vez, a vantagem é que se pode começar aos poucos e arriscar com algumas coisas, porque o investimento não é milionário. E não estamos obrigados a comprar tudo compatível com um protocolo específico.E acrescenta ainda a flexibilidade em adicionar dispositivos sem ter de antemão a cablagem que o KNX obriga (ou obrigava, até porque já hà fabricantes de equipamento KNX que adicionaram backhaul em RF precisamente pela dificuldade em dimensionar todos os pontos de serviço). E muito sinceramente (desculpem puxar dos galões mas sou engenheiro da área), a questão da fiabilidade é um mito, e para isso dou o exemplo do Wifi: há dúvidas que a transmissão por cabo é mais estável e permite maiores velocidades? Claro que não, mas nem por isso deixamos de usar o Wifi em nossas casas. Ora, a maior parte dos equipamentos de domótica são muito pouco exigentes em termos de largura de banda (aka velocidade), pelo que qualquer protocolo sem fios resiliente é suficiente e MUITO estável.
Colocado por: tgferreiraAproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?
Tenho lido que Reolink não se dá bem com o Frigate/não é tão estável quando Dahua/Hikvision. Tenho uma campainha desta marca mas como só comecei a brincar com o Frigate há pouco tempo, não tenho muito a dizer. Gostava de obter mais feedbacks porque têm cameras porreiras e a um preço simpático!
Colocado por: tgferreiraAproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?
Tenho lido que Reolink não se dá bem com o Frigate/não é tão estável quando Dahua/Hikvision. Tenho uma campainha desta marca mas como só comecei a brincar com o Frigate há pouco tempo, não tenho muito a dizer. Gostava de obter mais feedbacks porque têm cameras porreiras e a um preço simpático!
Colocado por: GoldenKnx, creston, control4 são soluções a sério e daí custarem valores a sério também… tudo o resto é “bricolage” e fundamentalmente porque funcionam sem um cabo de bus dedicado… fazendo uma analogia com alarmes, um alarme de grau 3 ou 4 é cableado! Mas há quem pense que o sem fios é que é bom e sofisticado. Para brincadeiras e remodelações ainda aceito colocar um sistema assim, numa casa nova, nunca! Não sei como estão agora os módulos sem fios, mas lembro-me de pessoas a terem de desligar disjuntores para cortarem a alimentação aos interruptores para os reiniciarem… numa casa a sério dizer a um cliente para fazer isto como solução ao interruptor não funcionar…
Colocado por: diogopmsMuito bom tópico, tb sou utilizador do homeassistant e tenho tudo centralizado num unico dashboard.Terminei de construir há 2 anos e posso dar a minha opinião sobre esses pontos:
Vou brevemente começar a construir uma moradia e pelo que tive a ver os preços do KNX é para esquecer.
Se uma pessoa for da área de informática/perceber o minimo de domótica irá ter muito mais liberdade de integrar várias marcas e centralizar tudo numa única aplicação homeassistant.
O que estou a pensar ter em domótica, na minha futura casa::)
Colocado por: tgferreiraAproveito para perguntar: porquê Reolink para umas coisas e vídeoporteiro de outra marca?Como respondi no anterior, o videoporteiro da Reolink não tem contacto seco (util para accionar um trinco eletrico ou um motor de portão). Pode à mesma usar um shelly 1 (o único que tem contacto seco) mas depois se quiser ter um monitor dentro de casa (imagino por exemplo os meus pais ou sogros em casa a terem que abrir o portão... não vao querer ir ao telemovel nem sequer saber como usar). Assim, tenho um monitor do video porteiro que tem a opção de abrir o trinco (que tambem fica disponivel como switch no HA).
Colocado por: lpetingaÉ mais ou menos o mesmo por aqui. 😅 E confesso que estas coisas têm de ser instaladas quando estou sozinho em casa… mas depois até acham útil :)O teste do algodão é mesmo se a mulher usa ou não. A minha bastante (e o que não usa, nem sequer deixo visivel para o user dela) :P
Colocado por: GoldenKnx, creston, control4 são soluções a sério e daí custarem valores a sério também… tudo o resto é “bricolage” e fundamentalmente porque funcionam sem um cabo de bus dedicado… fazendo uma analogia com alarmes, um alarme de grau 3 ou 4 é cableado! Mas há quem pense que o sem fios é que é bom e sofisticado. Para brincadeiras e remodelações ainda aceito colocar um sistema assim, numa casa nova, nunca! Não sei como estão agora os módulos sem fios, mas lembro-me de pessoas a terem de desligar disjuntores para cortarem a alimentação aos interruptores para os reiniciarem… numa casa a sério dizer a um cliente para fazer isto como solução ao interruptor não funcionar…As funcionalidades não mudam pelo backhaul ser com ou sem fios, o que poderá mudar é a disponibilidade. Mesmo em KNX, quando o backhaul é RF, a frequência não é dedidada e o mecanismo de colisão é "listen before talk", que é até menos sofisticado do que zigbee ou wifi (de longe, o mais avançado), beneficiando depois, é certo, de um canal em ~900MHz menos congestionado (mas ainda assim, de uso livre). O custo mais elevado dessas soluções não vem da complexidade delas, mas sim de haver poucos fabricantes. o mesmo acontecia com os zigbees e Wifis que hoje inundaram o mercado. Por exemplo, em Lora, por ser licenciado e apenas fabricado por um fabricante de chips, o preço é muito mais elevado. A fiabilidade da solução cablada não é sequer posta em causa, mas a sua reparação é tambem mais dificil (quantos de nós não conhecemos casas de amigos com alarmes cablados hà 10 ou 15 anos que avariaram e agora nem sequer usam alarme). Mas a maior dificuldade na minha opinião é sobretudo aquilo que dizem aqui ser o "ter tudo planeado a sério", que simplesmente não existe numa construção nova, já que não há vivência para saber o que funciona no dia-a-dia e o que não é pratico. Não querendo de maneira nenhuma ir contra as soluções cabladas, a verdade é que hoje em dia há soluções sem fios, muito mais baratas e fácil de implementar com disponibilidades muito próximas (ou iguais) às soluções cableadas. Acho que tem que se actualizar nas soluções sem fios, até porque os principais vendedores de alarmes e empresas de segurança já há muito foram por esta via.
Colocado por: tigoncal- Shelly pro para ligar no quadro elétrico todas a luzes exteriores da casa e depois automatizar:não recomendo porque provavelmente quererá manter interruptores de parede à saída das portas para continuar a ligar e desligar as luzes se assim quiser. Eu tenho smart switchs em zigbee na dentro da caixa dos interruptores, mantendo o interruptor original e a sua funcionalidade. Mais uma vez, é mais barato e na minha opinião muito mais prático para o dia-a-dia (não se esqueça que não será só você a usar a casa, e ter que ir sempre ao telefone para ligar as luzes da rua não é para toda a gente).