Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    - Bastidor exterior em vez de ATI na casa para ter espaço para adicionar dispositivos: OBRIGATÓRIO!!! mas peça para o engenheiro que lhe dizer o projeto ITED para considerar já, se não depois vai ser uma chatice para arranjar alguem que lhe passe o termo de responsabilidade (para os eletricistas, tudo o que nao seja um quadro ATI quitérios que não é bom - nem sequer cumpre ITED se fossemos seguir o manual ITED à letra). Eu tenho um bastidos de 12U, 9 ou 6Us seriam suficientes mas tinha espaço para o de 12U .....e havia um usado OLX a 20€ cheio de acessórios :)

    Várias instalações ITED com bastidores de 42U's e moradias também com bastidores.

    É dançar conforme a música.
  2.  # 2

    Colocado por: powerPTEstou a gostar de ler, várias ideias e formas diferentes de alcançar objetivos comuns.
    Os Shelly Pro permitem isso, manter os interruptores originais.
    Mas depois não obriga a ter um circuito com disjuntor para cada ponto de luz? (o que, poderá ser pouco provavel que aconteça, a ser feito por um "normal" eletricista). ... e nem vou falar do preço, que me parece excessivo (isso já depende de cada um)

    Edit: por "normal" eletricista não quero ofender os eletricistas. Apenas fazer referência para os técnicos que não estejam tão (ou nada) sensíveis para estes temas de redes e domótica.
  3.  # 3

    Colocado por: Varejote
    Várias instalações ITED com bastidores de 42U's e moradias também com bastidores.
    É dançar conforme a música.
    Não quis ofender. Apenas alertei para a resistência que tive por parte de alguns eletricistas por lhes apresentar uma solução não tão comum em moradias unfamiliares.
  4.  # 4

    Tem de ter um shelly pro para cada circuito a controlar sim...só existem múltiplos outputs (distribuição de cargas) mas inputs que eu saiba ainda não existem múltiplos
  5.  # 5

    Colocado por: powerPTTem de ter um shelly pro para cada circuito a controlar sim...só existem múltiplos outputs (distribuição de cargas) mas inputs que eu saiba ainda não existem múltiplos
    Mas se tiver por exemplo a iluminação de metade da sala num interruptor e da outra metade noutro, estando ambas no circuito "iluminação sala", já não consegue controlar independentemente só com um circuito a sair do quadro (que depois deriva), ou não? (a pergunta é sem ponta de sarcasmo, estou mesmo curioso porque não considerei a solução primeiro pelo preço e porque achei que não de adequava)
  6.  # 6

    Colocado por: powerPTEstou a gostar de ler, várias ideias e formas diferentes de alcançar objetivos comuns.



    Os Shelly Pro permitem isso, manter os interruptores originais.
    Concordam com este comentário:djouze


    No meu caso eu quero mesmo que fique no telemóvel, eu no projecto de eletricidade disse para só ter botões nas luzes que estão à volta da casa e ai posso meter um shelly por trás do interruptor.

    No caso das outras luzes (exemplo: luzes do portão, luzes no muro e outras luzes de jardim), quero só ter no quadro e aplicação Homeassistant para ter a certeza que não fica ligado com crianças. O meu filho está sempre a ligar as luzes sem mais nem menos e estas luzes vão ser controladas com uma automação, tudo o resto é interruptor com Fase e neutro e se quiser automatizar pelo um shelly mini.
  7.  # 7

    Nunca usei o Shelly pro, mas parece-me que se ele estiver desligado, não adianta ligar ou desligar o interruptor. Há várias opções para ligar/desligar no interruptor ou via aparelho.


    Colocado por: lpetingaMas com home assistant dá muito mais flexibilidade para fazer coisas engraçadas :)
    A nossa máquina de lavar loiça é bastante silenciosa, volta e meia alguém cá de casa abria-a a pensar que não estava a trabalhar. Coloquei uma fita led por baixo, uma pinça para monitorizar o consumo depois do disjuntor, e agora acende a luz a vermelho quando está em funcionamento. Isto são coisas que eu não era capaz de planear.

    Neste caso é tudo zigbee para não ter “chamadas” fora da rede local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:djouze
      IMG_9012.jpeg

    Grande ideia me deste. O que acontece por aqui é a loiça estar lavada e, como a máquina não tem nada aceso, vai alguém distraído e mete uma ou duas canecas sujas lá dentro. Acho que há aqui potencial...



    Colocado por: tigoncal- Sonoff 4ch com esphome - controlar válvulas da rega: é válido. Eu tenho válvulas de rega tambem em zigbee, mas se optar por eletroválvulas, tenha atençao que algumas trabalham em DC, logo precisa de interruptores com contacto seco.

    Isto foi a coisa que eu fiz mais complicada, porque não tinha electricidade junto às electroválvulas. Acabei por montar um esp32 alimentado com um pilha de 3V (com tasmota) a controlar uns mosfets que ligam/desligam as válvulas. O sonoff 4ch tem contactos secos e deve ser possível usar para isto, mas, pelo menos no meu caso, tem que se mandar corrente num sentido para ligar e no sentido contrário para desligar. Com os sonoff, deve ser preciso usar dois relés para cada válvula.
  8.  # 8

    Parece-me que sim mas logo posso testar no meu lab e transmito o resultado

  9.  # 9

    Colocado por: powerPTParece-me que sim mas logo posso testar no meu lab e transmito o resultado



    As eletrovalvulas são 24VAC e funciona muito bem, estou a usar a versão pro Sonoff 4ch pro (https://www.electrofun.pt/domotica/sonoff-4ch-pro-interruptor-wifi-rf-4-canais-inteligente) tenho um transformador de 5v para alimentar o circuito e depois uso o 24VAC com as relays e ligado e desligo
    Concordam com este comentário: tigoncal
  10.  # 10

    Colocado por: powerPTParece-me que sim mas logo posso testar no meu lab e transmito o resultado

    Nesse diagrama estão 2 circuitos a chegar ao quadro (pelo menos tem dois condutores de fase, embora partilhem o mesmo neutro).
  11.  # 11

    Colocado por: tigoncalNão quis ofender. Apenas alertei para a resistência que tive por parte de alguns eletricistas por lhes apresentar uma solução não tão comum em moradias unfamiliares.


    A mim não ofende nada, mas sim muitos eletricistas/projetistas estão habituados ao trivial e Croquetes e não às necessidades do cliente.

    Já vi locais de uso profissional para levar servidores e outros ativos, sendo que o projetista fez o projeto como se fosse um apartamento, ATI 16 na parede, na instalação dos ativos, ficaram no pavimento por baixo do ATI.
    Concordam com este comentário: tigoncal
  12.  # 12

    Colocado por: powerPTParece-me que sim mas logo posso testar no meu lab e transmito o resultado



    Pelo diagrama também me parece que sim. Esse SW1 e SW2 são ligados ao(s) interruptore(s) para ver se eles estão ligados, desligados ou se o estado muda; a corrente para as lâmpadas vai a partir do 01 e do 02. O problema que vejo é que, como referiu o tigoncal, têm que ir dois fios até ao circuito para além do neutro. Com os outros shelly (ou equivalente) bastava 1 fio (mais o neutro, claro).
  13.  # 13

    Colocado por: diogopms

    As eletrovalvulas são 24VAC e funciona muito bem, estou a usar a versão pro Sonoff 4ch pro (https://www.electrofun.pt/domotica/sonoff-4ch-pro-interruptor-wifi-rf-4-canais-inteligente) tenho um transformador de 5v para alimentar o circuito e depois uso o 24VAC com as relays e ligado e desligo
    Concordam com este comentário:tigoncal


    Não sei se estamos a falar do mesmo tipo de válvulas. As minhas funcionam a 9V e são "latching", ou seja, recebem um impulso de corrente e abrem; recebem um impulso de corrente em sentido contrário e fecham. É assim porque estão feitas para funcionar a pilhas e, se estivessem sempre alimentadas, a pilha ia-se em menos que nada.
    Pelo que li, há outras válvulas que abrem enquanto estão alimentadas; desliga-se a corrente e elas fecham. Se forem destas, o sonoff 4 pro funciona sem problemas e sem grandes invenções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogopms
  14.  # 14

    Eu tenho domótica desde do tempo da outra senhora.
    Tanto para dar indicações como para que a casa "funcione" por ela própria. Com a domótica já consegui poupar em electricidade para o investimento.
    Só não consigo "controlar" a Maria ... Essa, mesmo usando os dedos com jeitinho, não chega !
  15.  # 15

    Boa Noite,
    Domótica um tema muito interessante, knx, Shelly …qual a melhor???
    Partilho aqui a minha opinião
    As duas são boas e funcionais com características diferentes.
    Sou programador da solução KNX, mas não digo que a shelly ou outra não é boa ou o KNX é melhor, há muitas coisas a ter em conta na escolha que fazemos quando optamos por qualquer uma destas soluções.
    Se for para implementar numa construção existente uma solução como Shelly poderá ser vantajosa se o cliente não quiser fazer regos e passar novos cabos que na verdade aumenta muito o preço da instalação. Se tem conhecimentos informáticos, elétricos e for o cliente a programar ele mesmo sim é bastante vantajoso
    Numa casa nova isso também depende dos equipamentos da casa e suas necessidades a solução KNX tem algumas vantagens por ser um protocolo aberto e não ficar descontinuado e por ser um sistema decentralizado entre outras.
    Eu até costumo dar um exemplo prático “porque comprar um carro tipo Mercedes ou BMW se um Dácia também nos leva onde queremos e muito mais barato.”
    Mas a ter em conta é que uma solução como a shelly ou equivalente só é vantajosa se o cliente for autodidata ter conhecimento informático e elétrico, que lhe permita programar e tratar da manutenção da instalação.
    Porque se tiver de contratar alguém para o fazer já não vai ficar assim tão em conta, também é um sistema que necessita de tempos em tempos de uma atualização
    Já vi que tem alguns elementos com boas instalações e muito completas com esses equipamentos pelo que se pode ler.
    Seria possível vocês darem uma ideia do número de horas que passaram para otimizar as vossas instalações?
    Só para podermos ter uma ideia se fosse realizado por uma empresa quanto poderia custar

    Porque uma das coisas que aumenta o preço de uma instalação de KNX é a preparação e programação e necessidade de licenças profissionais e certificação do programador .

    Obrigado .
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  16.  # 16

    Das que citei, o knx é o mais barato… e se procurar pelos meus comentários, quando construí a minha moradia foi o que me indicaram aqui no fórum ser o melhor através do feedback de pessoas que o tinham…
    Tem aí uma excelente analogia, tendo dinheiro para um Mercedes porque raio tenho de andar de Dacia, sim tem também 4 rodas e leva de A a B… não sou daqueles que acha que existem produtos caros, só porque sim…
    Cada um tem de fazer as suas contas, prós e contras… pegue num módulo Shelly 3 Pro com 3 saídas, Bluetooth , Wi-Fi e não sei mais o quê e pegue num de duas saídas de knx de 16A anunciados, mas que utiliza relés de 40A como por exemplo a lingg & janke (até lhe posso enviar foto do interior) e vai perceber bem a diferença… só que para se equiparar necessita de uma fonte knx que no mínimo ronda os 100€, mais um servidor knx conte no mínimo com mais 500€ fazendo com que para controlar estas duas saídas remotamente por exemplo gaste cerca de 750€ que são quase 10x mais o preço do Shelly em causa… o knx é 10x melhor que o Shelly?! Claro que não! Knx é melhor?! É! É como vejo o tema…


    Colocado por: ricardoantunesPelo argumento o KNX deve-o ajudar a pôr o pão na mesa.
    Mas tente não ser como a malta que defende a abertura dos vidros manuais dos carros como sendo a melhor porque não avaria tantas vezes.

    Concordam com este comentário:tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira
  17.  # 17

    É muito mais difícil arranjar um alarme sem fios com 10/15 anos do que um cableado! Qualquer detetor cableado avariado é facilmente trocado, seja de que marca for, leva alimentação e um contacto de trigger e está feito! Um detetor sem fios já tem de comunicar especificamente com aquela central… o mesmo para uma sirene. Os teclados num sistema cableado é que têm de falar a “língua” da central e se já não se produzirem necessita trocar teclado e central. Mas se ocorrer o mesmo problema numa sem fios, nem os detetores se aproveitam…

    Mal seria as principais marcas de alarme não terem soluções sem fios, então não vendiam nenhum a bater de porta em porta. Agora alarmes de grau 3 e 4 têm de ser cableados!! Nem é preciso ir muito longe, faça lá SADI com detetores sem fios… Eu tenho Ajax numa casa sem knx (porque não integra directamente) e chega e sobra, agora sei que existem soluções melhores e mais robustas!


    Colocado por: tigoncalAs funcionalidades não mudam pelo backhaul ser com ou sem fios, o que poderá mudar é a disponibilidade. Mesmo em KNX, quando o backhaul é RF, a frequência não é dedidada e o mecanismo de colisão é "listen before talk", que é até menos sofisticado do que zigbee ou wifi (de longe, o mais avançado), beneficiando depois, é certo, de um canal em ~900MHz menos congestionado (mas ainda assim, de uso livre). O custo mais elevado dessas soluções não vem da complexidade delas, mas sim de haver poucos fabricantes. o mesmo acontecia com os zigbees e Wifis que hoje inundaram o mercado. Por exemplo, em Lora, por ser licenciado e apenas fabricado por um fabricante de chips, o preço é muito mais elevado. A fiabilidade da solução cablada não é sequer posta em causa, mas a sua reparação é tambem mais dificil (quantos de nós não conhecemos casas de amigos com alarmes cablados hà 10 ou 15 anos que avariaram e agora nem sequer usam alarme). Mas a maior dificuldade na minha opinião é sobretudo aquilo que dizem aqui ser o "ter tudo planeado a sério", que simplesmente não existe numa construção nova, já que não há vivência para saber o que funciona no dia-a-dia e o que não é pratico. Não querendo de maneira nenhuma ir contra as soluções cabladas, a verdade é que hoje em dia há soluções sem fios, muito mais baratas e fácil de implementar com disponibilidades muito próximas (ou iguais) às soluções cableadas. Acho que tem que se actualizar nas soluções sem fios, até porque os principais vendedores de alarmes e empresas de segurança já há muito foram por esta via.
    Concordam com este comentário:lpetinga,ricardoantunes,djouze
  18.  # 18

    Colocado por: EasidomoBoa Noite,
    Domótica um tema muito interessante, knx, Shelly …qual a melhor???
    Partilho aqui a minha opinião
    As duas são boas e funcionais com características diferentes.
    Sou programador da solução KNX, mas não digo que a shelly ou outra não é boa ou o KNX é melhor, há muitas coisas a ter em conta na escolha que fazemos quando optamos por qualquer uma destas soluções.
    Se for para implementar numa construção existente uma solução como Shelly poderá ser vantajosa se o cliente não quiser fazer regos e passar novos cabos que na verdade aumenta muito o preço da instalação. Se tem conhecimentos informáticos, elétricos e for o cliente a programar ele mesmosim é bastante vantajoso
    Numa casa nova isso também depende dos equipamentos da casa e suas necessidades a solução KNX tem algumas vantagens por ser um protocolo aberto e não ficar descontinuado e por ser umsistema decentralizado entre outras.
    Eu até costumo dar um exemplo prático “porque comprar um carro tipo Mercedes ou BMW se um Dácia também nos leva onde queremos e muito mais barato.”
    Mas a ter em conta é que uma solução como a shelly ou equivalente só é vantajosa se o cliente for autodidata ter conhecimento informático e elétrico, que lhe permita programar e tratar da manutenção da instalação.
    Porque se tiver de contratar alguém para o fazer já não vai ficar assim tão em conta, também é um sistema que necessita de tempos em tempos de uma atualização
    Já vi que tem alguns elementos com boas instalações e muito completas com esses equipamentos pelo que se pode ler.
    Seria possível vocês darem uma ideia do número de horas que passaram para otimizar as vossas instalações?
    Só para podermos ter uma ideia se fosse realizado por uma empresa quanto poderia custar

    Porque uma das coisas que aumenta o preço de uma instalação de KNX é a preparação e programação e necessidade de licenças profissionais e certificação do programador .

    Obrigado .


    Bom dia, se perceber de eletricidade/programacao/domotica é mais vantajoso ser com Shelby/homeasistant/etc mas a nível de número de horas é impossível contabilizar. Eu mexo no sistema quase todos os dias nos últimos 2 anos , isto é mais um hobby e tenho sempre coisas que melhorar.

    Amigos meus dizem para eu fazer uma empresa de instalação de domotica e eu digo que não ia compensar. Pessoas que não percebem de informática e não querem problemas devem ficar longe de domotica complexas / homeassistant e ir para soluções chave na mão como o knx e idealmente tudo por cabo.
    Concordam com este comentário: Easidomo, powerPT, djouze
  19.  # 19

    Acho que depende do que se queira montar, porque há coisas muito simples de fazer.
    Há uns meses a minha máquina de lavar loiça avariou. Se fosse chamar alguém para a arranjar, tinha lá ido o "técnico", dizia que tinha que mudar não sei o quê, que custaria x, mais a deslocação, e ia acabar por comprar uma nova. Em alternativa, eu vi o código de erro, uns videos no youtube e acabei por comprar uma peça que custou ~120 euros para substituir. Está a funcionar desde então.
    Onde eu quero chegar é que, se uma pessoa não sabe e nem tenta saber, está sempre sujeita ao custo das serviços. Um Shelly ou Sonoff qualquer electricista monta olhando para para o esquema de ligação, o que me levaria a dizer que podia ser mais barato. Se alguém o faz ou não, não sei. Mas é como diz o DiogoPMS, isto é mais um hobby em que, se não há nada para fazer, inventa-se!
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  20.  # 20

    Bom dia.
    Tal como mencionado quando lancei a discussão no fórum, estou neste momento a construir uma moradia de raiz, e pretendo que a domótica seja totalmente cablada, contudo, ainda não tenho a certeza de tudo aquilo que pretendo automatizar e gostava de ter a chance de um dia mais tarde a complementar. Por esse motivo, e segundo indicações do eletricista responsável estou a ponderar colocar o sistema Mordomus, porque me permite exatamente iniciar com um sistema cablado e mais tarde adicionar ao mesmo sistema soluções Wi-Fi.
    Alguém me pode dar opinião sobre este sistema e outros alternativos?
 
0.0299 seg. NEW