Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,

    O meu empreiteiro, encomendou o certificado energético a um amigo.
    O amigo, atestou coisas que a casa não tem! Não sei como, achava que o processo tinha que ser instruído com fotos. Alguém olha para estas coisas ou os técnicos fazem como lhes apetece?
    Inclusivamente, não exigiu, ou anotou a falta de ventilação mínima regulamentar! Devia ter grelhas ou ventilar pela cá de estore… só que não!!
    Resultado: um orgulhoso A
    Maravilha!!!
    O que vai a ADENE achar disto? Irá atrás dele? Podia ir tb atrás do empreiteiro,,
  2.  # 2

    Solicite um certificado independente e confronte com o que tem … , vai gastar uns trocos mas depende de si se compensará em relação ao que necessita de ser alterado.
    Quanto á ADENE é fazer queixa do técnico em questão.
    Já pedi vários certificados e nunca nenhum foi passado sem vistoria presencial.
  3.  # 3

    Essa casa já tem licença de habitação? Foi uma obra com licenciamento?
  4.  # 4

    O perito ADENE será SANCIONADO.
  5.  # 5

    Colocado por: bettencourtEssa casa já tem licença de habitação? Foi uma obra com licenciamento?

    Sim tudonlicenciado! O resultado do certificado, a data de hoje até seria melhor, já equipei a casa com mais equipamentos de melhoria energética. Mas acho que esta treta de coisas compradas a amigos não está certo, tem que ser denunciado
  6.  # 6

    Pode perder a licença de utilização e ser obrigado a fazer obras. Veja no que se mete
    • FFAD
    • 10 janeiro 2024

     # 7

    olhe dê-me o contacto que preciso disso, a mim deram D numa casa com excelente isolamento, por falta de informações...
  7.  # 8

    Infelizmente esta é uma situação mais comum do que se pensa.
    Estou envolvido em 3 processos muito idênticos.
    Empreiteiro/promotor vende casa com classificação A+. Com a utilização da casa os DO começam a duvidar dessa classificação, mandam elaborar uma peritagem técnica e descobrem que o certificado energético e mais uma série de documentos não corresponde às características da casa.
    Em resumo, os projetos não foram cumpridos e o certificado energético teve em conta apenas os projetos.
    Para não correrem o risco de a Autorização de utilização ser considerada nula por falsas declarações, os DO promoveram às suas custas obras de melhoramentos e mandaram elaborar novo certificado energético.
    As coisas estão agora em tribunal com os DO a pedir indeminizações aos empreiteiros e aos técnicos envolvidos nos processos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

    Existe um construtor em Pombal que anda a construir blocos inteiros de apartamentos onde apenas mete 1 extrator na cozinha e WC.

    Não há nem grelhas reguláveis nem VMC. Quartos com janelas de batente sem qualquer ventilação 100% estanques.

    Apartamentos construidos há 3 anos já cheios de bolor e o raio.
  9.  # 10

    Colocado por: NostradamusExiste um construtor em Pombal que anda a construir blocos inteiros de apartamentos onde apenas mete 1 extrator na cozinha e WC.

    Não há nem grelhas reguláveis nem VMC. Quartos com janelas de batente sem qualquer ventilação 100% estanques.

    Apartamentos construidos há 3 anos já cheios de bolor e o raio.


    Passiv... 😂
  10.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesPassiv... 😂
    VITOR....
    miss information... :)

    O pessoal acredita em tudo o que lê pelas Internets!...

    Colocado por: NostradamusApartamentos construidos há 3 anos já cheios de bolor e o raio.
    Isto é daquelas coisas que e faz uma comichão... e tristeza... mt tristeza... :/
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 12

    Colocado por: NostradamusExiste um construtor em Pombal que anda a construir blocos inteiros de apartamentos onde apenas mete 1 extrator na cozinha e WC.

    Não há nem grelhas reguláveis nem VMC. Quartos com janelas de batente sem qualquer ventilação 100% estanques.

    Apartamentos construidos há 3 anos já cheios de bolor e o raio.


    Mas será culpa do construtor ou dos projectistas que não projectam mais nada além do que está instalado?
  12.  # 13

    Colocado por: gil.alvesVITOR....
    miss information... :)

    O pessoal acredita em tudo o que lê pelas Internets!...

    Isto é daquelas coisas que e faz uma comichão... e tristeza... mt tristeza... :/
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Foi no seguimento da estanquidade, uma passiv dos pobres 😂
  13.  # 14

    Colocado por: NostradamusExiste um construtor em Pombal que anda a construir blocos inteiros de apartamentos onde apenas mete 1 extrator na cozinha e WC.

    Não há nem grelhas reguláveis nem VMC. Quartos com janelas de batente sem qualquer ventilação 100% estanques.

    Apartamentos construidos há 3 anos já cheios de bolor e o raio.

    Mas são bonitos, portantos bola para a frente
  14.  # 15

    Colocado por: TelhadoMas será culpa do construtor ou dos projectistas que não projectam mais nada além do que está instalado?


    O que foi instalado nem é legal porque não existe qualquer mecanismo para admissão de ar novo.

    Eu analisei o projecto, e estava previsto ventilação natural. Se tivessem ao menos colocado uma ou duas grelhas ainda perdoava porque podia ser omisso na localização e quantidade. Mas nem isso.

    O pedreiro meteu extractores na WC e cozinha, e siga.

    Mas em Pombal, há IMENSOS assim. Prédios novos!
  15.  # 16

    Colocado por: Nostradamus
    Mas em Pombal, há IMENSOS assim. Prédios novos!


    Não faltam construções “sucateiras” que depois são vendidas a preço de ouro.
    Quando andei em várias obras e a falar com empreiteiros (levantamento e análise de mercado), um leigo como eu que apenas aprendeu imenso aqui no fórum e vai lendo algumas coisas das marcas, notei erros crassos, coisas omissas face ao projeto, boas práticas em aplicações, etc.

    Hoje em dia desconfio de tudo e todos, eu como DO irei andar em cima da obra diariamente (porque posso) e mesmo assim o fiscal também lá andará… O que está no projeto de execução é por conseguinte orçamentado tem de ser cumprido.


    Este caso é mais um entre centenas pelo país fora, nem sei o que aconselhar, se ser ressarcido expondo o resultado de uma peritagem técnica ou denunciar e começar a guerra de tribunais.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasO perito ADENE será SANCIONADO.



    Pois! Parece que não!!!
    Recebi da adebe
    " O Perito pode para a evidência do cumprimento dos requisitos legais do edifício, por exemplo, ter por base o termo de responsabilidade subscrito por técnico autor de projeto acompanhado do respetivo projeto, e termo do diretor de obra a atestar que as soluções previstas em projeto foram efetivamente implementadas em obra. Contudo, deve o técnico nestas circunstâncias verificar através de suporte adequado a coerência entre os elementos recebidos e a realidade construída, aquando da visita ao edifício, nomeadamente ao nível das espessuras totais dos elementos."

    Fica tudo entre amigos!!!!!
  17.  # 18

    Colocado por: Interruptor
    Fica tudo entre amigos!!!!!

    Agora é so arranjar as evidencias de que o que existe não é o que todos declararam ( por exemplo um relatóro de peritagem) e continuar com o processo. Seja contra o Perito, seja com os DTO/DFO.
    Há coisas que por simples evidencia fotografica, se verfica que não cumpre, por exemplo o caso das admissões de ar, das grelhas auto-reguláveis....
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  18.  # 19

    Hoje dei-me ao trabalho de ler de fio a pavio um pre-Certificado...
    Aquilo é mesmo papel que nem para limpar o ra***...

    Pergunta honesta.
    Para que raio serve mesmo aquilo (já a fiz antes).
    Para quê!!! especialmente o "pré".
  19.  # 20

    Acredita Gil que em certos projetos de ..licenciamento, aquilo ainda acaba por ser algo com alguma validade técnica quer para consulta quer para saber o que fazer em obra que cumpra minimamente com as coisas, tão omissos/vagos que são esses projetos.
    Concordam com este comentário: bettencourt, Pedro Barradas
 
0.0215 seg. NEW