Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde.

    Gostava de pedir a vossa ajuda na seguinte questão:
    A moradia que comprei possui um piso bastante frio, e foi indicado fazer seu isolamento com xps.
    O chão existente é um pavimento cerâmico.
    A ideia é colocar o xps por cima deste pavimento cerâmico existente, e fazer a betonilha por cima do xps, para que então possamos colocar o piso flutuante.
    Minha dúvida é se a betonilha vai aderir ao xps, ou se deve ser colocado algo entre o xps e a betonilha para que tenha aderência. Como o xps é extremamente liso, fiquei com esta dúvida.

    Muito obrigado!
  2.  # 2

    Adere bem. Pode sempre fazer uns rasgos superficiais no XPS com um x-ato mas acho desnecessário.

    Pode sempre usar um XPS ranhurado (indicado para coberturas inclinadas), aumenta a aderência, aumenta a estabilidade da betonilha, mas reduz um pouco (diria, residualmente) o poder de isolamento.

    Mais importante que a aderência é a grossura da betonilha e o seu nível. Como a vai aplicar em cima de cerâmico já existente, suspeito que não vai ter betonilha muito alta e depois esta vai rachar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  3.  # 3

    Colocado por: rainierpessoaptO chão existente é um pavimento cerâmico.
    A ideia é colocar o xps por cima deste pavimento cerâmico existente, e fazer a betonilha por cima do xps, para que então possamos colocar o piso flutuante.

    E tem altura suficiente para isso tudo? que espessuras está a prever?

    Metendo o XPS, o "chão", este não deixará de ser frio ou quente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    E tem altura suficiente para isso tudo? que espessuras está a prever?

    Metendo o XPS, o "chão", este não deixará de ser frio ou quente...


    Estava a pensar em colocar xps de 25mm.
    Sim, tenho altura para isto.

    O xps vai evitar fazer com que o frio suba e faça com que o piso flutuante fique frio, não?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Colocado por: Tijolode20Adere bem. Pode sempre fazer uns rasgos superficiais no XPS com um x-ato mas acho desnecessário.

    Pode sempre usar um XPS ranhurado (indicado para coberturas inclinadas), aumenta a aderência, aumenta a estabilidade da betonilha, mas reduz um pouco (diria, residualmente) o poder de isolamento.

    Mais importante que a aderência é a grossura da betonilha e o seu nível. Como a vai aplicar em cima de cerâmico já existente, suspeito que não vai ter betonilha muito alta e depois esta vai rachar...


    Para evitar que rache, uma malhasol pode fazer sentido entre o xps e a betonilha?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: rainierpessoaptO xps vai evitar fazer com que o frio suba e faça com que o piso flutuante fique frio, não?

    O frio não sobe, nem desce..
    Há trocas termicas entre os espaços climatizados e o solo, e vice versa.


    Colocado por: rainierpessoaptEstava a pensar em colocar xps de 25mm.
    Sim, tenho altura para isto.

    Essa medida não conheço. Meta de 30mm.
    e depois mais uns 7cm de betonilha e camada de regularização?
    e ainda o revestimento final. portanto tem espaço para acomodar uns 12cm. vai mudar as alturas de portas e janelas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  7.  # 7

    Xps na maior espessura que conseguir, uns 3cm. Manga plástica dupla para a betonilha não aderir, betonilha com mais de 4cm com fibra de vidro grossa. Se quiser conforto nos pés coloque multicamada ou vinilico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    O frio não sobe, nem desce..
    Há trocas termicas entre os espaços climatizados e o solo, e vice versa.



    Essa medida não conheço. Meta de 30mm.
    e depois mais uns 7cm de betonilha e camada de regularização?
    e ainda o revestimento final. portanto tem espaço para acomodar uns 12cm. vai mudar as alturas de portas e janelas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rainierpessoapt


    Aqui neste caso estou tramado, porque subir 12cm não está nos planos.
    De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda.
  9.  # 9

    Colocado por: bettencourtXps na maior espessura que conseguir, uns 3cm. Manga plástica dupla para a betonilha não aderir, betonilha com mais de 4cm com fibra de vidro grossa. Se quiser conforto nos pés coloque multicamada ou vinilico
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rainierpessoapt


    No caso a manga plástica dupla é para a betonilha não aderir ao xps? Eu estava a achar que a betonilha deveria aderir ao xps.
    Muito obrigado pela ajuda.
  10.  # 10

    Colocado por: rainierpessoaptEu estava a achar que a betonilha deveria aderir ao xps.

    Não deve aderir, tem é que ter mais de 45mm de espessura.
    E meter isolamento térmico com menos de 6cm, não me parece que justifique tanto trabalho.
    O que é que está por baixo dessa laje?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  11.  # 11

    Colocado por: rainierpessoapt

    Para evitar que rache, uma malhasol pode fazer sentido entre o xps e a betonilha?

    Obrigado


    Não! Rede em fibra de vidro, que não é condutor térmico e dá boa estabilidade. Mas é tb muito importante a espessura da betonilha (5cm é o usual). XPS de 3cm parece-me curto para o que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  12.  # 12

    Na minha modesta opinião o XPS não vai trazer aí grande vantagem. Poderá ponderar aplicar logo o flutuante sobre o pavimento exigente, com aplicação de uma manta acústica (que não me vem o nome) sobre o cerâmico e antes do flutuante.


    Por baixo é desvao? É terreno ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  13.  # 13

    Colocado por: Pickaxe
    Não deve aderir, tem é que ter mais de 45mm de espessura.
    E meter isolamento térmico com menos de 6cm, não me parece que justifique tanto trabalho.
    O que é que está por baixo dessa laje?


    Por baixo está terra, e hoje o cerâmico que lá está, está demasiado frio. Gostava de alguma solução que eu pudesse ao menos andar descalço em casa, pois do jeito que está lá, fica bastante desconfortável.
  14.  # 14

    Colocado por: callinasNa minha modesta opinião o XPS não vai trazer aí grande vantagem. Poderá ponderar aplicar logo o flutuante sobre o pavimento exigente, com aplicação de uma manta acústica (que não me vem o nome) sobre o cerâmico e antes do flutuante.


    Por baixo é desvao? É terreno ?


    Por baixo é mesmo terra do terreno.

    A ideia é mais para conseguir andar descalço em casa, porque hoje o chão está demasiado frio.
    Honestamente, começo a achar que vou precisar de outra solução.
  15.  # 15

    Alguém tem outra solução ao inves do xps que não suba tanto a altura do chão, para que o chão não fique demasiado frio?

    Muito obrigado por toda a ajuda.
  16.  # 16

    Colocado por: rainierpessoaptGostava de alguma solução que eu pudesse ao menos andar descalço em casa, pois do jeito que está lá, fica bastante desconfortável.

    Se pretende fazer essa intervenção instale aquecimento no pavimento.

    Com 3-4 cm de betonilha em cima do XPS, tratando-se de um local sem tráfego pesado, será o suficiente.
    Se pretender reforçar a betonilha utilize uma rede em fibra de vidro incorporada na betonilha.

    Colocado por: rainierpessoaptAlguém tem outra solução ao inves do xps que não suba tanto a altura do chão, para que o chão não fique demasiado frio?

    6cmm de placa de isolamento + aquecimento radiante elétrico + adesivo + cerâmico/pedra.
    Será uma solução que sem contar com o revestimento final e adesivo, ocupará cerca de 10mm.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  17.  # 17

    Colocado por: SEEING
    Se pretende fazer essa intervenção instale aquecimento no pavimento.

    Com 3-4 cm de betonilha em cima do XPS, tratando-se de um local sem tráfego pesado, será o suficiente.
    Se pretender reforçar a betonilha utilize uma rede em fibra de vidro incorporada na betonilha.


    6cmm de placa de isolamento + aquecimento radiante elétrico + adesivo + cerâmico/pedra.
    Será uma solução que sem contar com o revestimento final e adesivo, ocupará cerca de 10mm.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rainierpessoapt


    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Vou avaliar essa possibilidade.

    Boa semana.
  18.  # 18

    Colocado por: rainierpessoapt

    Por baixo está terra, e hoje o cerâmico que lá está, está demasiado frio. Gostava de alguma solução que eu pudesse ao menos andar descalço em casa, pois do jeito que está lá, fica bastante desconfortável.


    Tinha a mesma configuração e o mesmo problema, com uma boa tela debaixo do flutuante ficou resolvido (2mm de tela + 8mm de flutuante). O trabalho que a solução que pretende vai dar, na minha opinião, só se justificaria se fosse para inlcuir piso radiante (como já foi dito), mas aí fica na mesma com um chão em ceramica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainierpessoapt
  19.  # 19

    Nota: Já não é fácil encontrar XPS com menos de 40mm
    Concordam com este comentário: SJC
  20.  # 20

    Colocado por: AlexRibeiro

    Tinha a mesma configuração e o mesmo problema, com uma boa tela debaixo do flutuante ficou resolvido (2mm de tela + 8mm de flutuante). O trabalho que a solução que pretende vai dar, na minha opinião, só se justificaria se fosse para inlcuir piso radiante (como já foi dito), mas aí fica na mesma com um chão em ceramica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rainierpessoapt



    Olá
    O que seria esta "boa tela"?

    Obrigado.
 
0.0243 seg. NEW