Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ao contrário do título deste tópico, não sou uma pessoa de sonhos, mas de objetivos. Isto porque gosto de ser racional nas decisões. Mas também é verdade que é o sonho que comanda a vida e é isso que dá o tempero à vida - por isso quero sonhar um pouco!

    Acompanho este fórum desde 2011.
    Infelizmente sempre achei que não tinha algo a contribuir, de certa forma continuo a achar que pouco sei sobre construção… mas hoje, por pouco que saiba já sei mais quem em 2011.

    Tive o sonho de um dia poder construir a minha casa. Porque? Porque bastou-me ser “enganado” uma vez. Aquilo que vejo é que as pessoas cada vez mais compram casas porque tem azulejos bonitos, e muitas vezes, o que realmente importa é descurado ou deixado para segundo plano.
    Foi isso que me aconteceu. A minha realidade - moradia em banda, sem caixa de ar, paredes simples sem isolamento, janelas de alumínio vidro simples sem corte térmico, portadas interiores, aquecimento elétrico embutido nas paredes. Coleciono de tudo - humidade ascendente deve ser a pior. Um verdadeiro pesadelo térmico e acústico.

    O construtor que vendeu a casa acha que é tudo normal, e logo nos primeiros anos desisti de argumentar e percebi que é possível haver quem construa uma vida inteira, da mesma maneira (mal) achando que é a forma correcta. Infelizmente, sem entrar em detalhes, não posso vender esta casa, fiz alguns melhoramentos baseado em coisas que vi no fórum (AC, isolamento na lage do telhado, janelas pvc). Mas há uma coisa que não se consegue mudar - o ruído dos vizinhos, moro literalmente com eles.

    Por isso, 2024 compramos um terreno, queremos construir uma moradia isolada. Seguindo as regras do fórum - check, escolher um terreno em que seja possível construir e começar a partir daqui.

    Infelizmente os recursos são limitados, e uma má decisão, quase que me leva a começar a vida do zero aos 40 anos em termos imobiliários.

    Já consultei alguns gabinetes de arquitetos para execução de um projeto de arquitetura e especialidades, tendo assim uma estimativa dos custos do projeto. Confesso que já escolhi (emocionalmente) qual gostei - isto porque gostei bastante do design das casas. Mas tecnicamente não sei avaliar se são bons ou não.

    As dúvidas:
    É aqui que procuro ajuda do fórum, para fazer as perguntas certas.

    Vi projetos executados por esse gabinete e fui visitar algumas casas (só exterior), mas é uma análise muito empírica. Pelo menos bonitas estão, sem aspeto degradado. Casas de 2007 ainda com um ar moderno e aparentemente em bom estado de conservação.
    Mas como sei se estão a definir no projeto boa construção? Terei de falar com empreiteiros que trabalharam com este gabinete?

    Outra dúvida, já sei que só devo pedir orçamentos a construtores com o projeto definido. Mas em termos do meu orçamento pessoal, seria mais confortável definir uma casa térrea ou de 2 pisos face a diferenças no orçamento. Ou seja, defino um projeto com 2 pisos, mas depois vai além do meu orçamento. Tenho de voltar atrás… e provavelmente pagar novamente ao arquiteto, certo?
    Exemplo: cada térrea 140m2 e casa com 2 pisos teria de ser 160m2.
    Se calhar estou a pensar de forma errada, a definir o número de pisos pelo orçamento.

    Obrigado a todos e votos de bons sonhos para os vossos projetos!
  2.  # 2

    Qual é o tamanho do seu terreno?
  3.  # 3

    365m2, área de implantação 146m2, área construção 290m2
  4.  # 4

    Colocado por: mr.n0tMas como sei se estão a definir no projeto boa construção? Terei de falar com empreiteiros que trabalharam com este gabinete?

    ora se já anda por aqui há tanto tempo...
    tem de perguntar muitas coisas sobre o seu projeto ao gabinete selecionado
    pode tentar contatar um cliente deles por sua conta
    tem de perceber junto deles qual foi o acompanhamento que eles tiveram durante a fase de construção, se conheciam o empreiteiro como foi selecionado, se esse empreiteiro ainda está no ativo, ver na net dados sobre o mesmo, etc...


    Colocado por: mr.n0tOutra dúvida, já sei que só devo pedir orçamentos a construtores com o projeto definido


    ora isto tambem os deve questionar, e até por a hipotese de ter um projeto de execução com mapa de quantidades e trabalhos com estimativa orçamental, pois assim poderá ter uma ideia mais aproximada dos custos totais assim como poder fazer retificações ainda antes de começar a construção.

    enfim tem de "tirar" mais sumo ao gabinete
    por aqui mediante algumas informações poderá ter apenas algumas dicas.
    onde fica esse terreno
    qual a dimensão configuração relevo envolvente orientação

    mas sobretudo ter um plafond pessoal na cabeça para esta empreitada e outro que queira definir para terceiros.
    boa sorte desta vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mr.n0t
  5.  # 5

    Tinha em mente o projeto de execução, no gabinete sugeriram um projeto de execução mais simples sem muitos detalhes.
    Este mapa incluí mapa de quantidades e por exemplo locais das tomadas, candeeiros / projetores.

    Localização do Terreno: concelho do Seixal (Setúbal).

    Norte tem uma moradia de 2 pisos, Sul - para já tem um terreno vazio e o Nascente está virado para uma zona verde.
    No poente (rua de trás), tem uma moradia que está elevada em relação onde pretendo construir.

    Largura Terreno: 14m
    Comprimento: 26m

    O facto de no terreno atrás ter uma moradia que está elevada em relação ao meu terreno, faz ainda mais querer ir para uma de 2 pisos. Além disso, como lado norte, tem uma de 2 pisos, construir uma térrea daria a sensação de estar "enterrado".
  6.  # 6

    Tb estou a construir e ainda hoje o construtor disse que é uma mais valia o caderno de execução completo. Gasta-se um pouco mais no inicio mas poupa-se em obra.
  7.  # 7

    Somos do Seixal e não recebemos o seu pedido de cotação... acho eu. :)
    Aqui no atelier fazemos projetos com base no orçamento do cliente. De uma forma geral fazemos até 3 versões do projeto com estimativa de custos a acompanhar o processo. É importante ter o projeto o mais trabalhado e detalhado possivel para evitar derrapagens orçamentais.
    Arqtº Gabriel.
 
0.0137 seg. NEW