Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boas

isto de andar a criticar projectos e soluções sem termos conhecimento de tal para mim não faz sentido nenhum, aliás parece-me muito pouco ético...

Por acaso não concordo:
    1 - Não se trata de criticar um projecto mas sim uma obra. E, quer se queira quer não, uma obra mesmo que privada tem e/ou pode ter impacto público pelo que me parece que pode estar sujeita a críticas.

2 - Na minha opinião, e vale o que vale, parece haver ali alguma incongruência na definição dos apoios das fundações: se não foi projectado assim, a obra não está conforme o projecto; se foi projectado assim, tenho sérias dúvidas que o projecto esteja regulamentar.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, electrao
  2.  # 22

Colocado por: Fernando Gabrielmas não está a ver ali terra?
    assentar estrutura principal em pedra por sua vez assente também e daquele tamanho?
    claro que faltam dados mas aquilo não parece nada bem

eu estou a ver o que o nos deixam ver, não sei o que está subjacente à alvenaria de pedra mas calculo que seja algum tipo de fundação.

Colocado por: j cardosoPor acaso não concordo:
    1 - Não se trata de criticar um projecto mas sim uma obra. E, quer se queira quer não, uma obra mesmo que privada tem e/ou pode ter impacto público pelo que me parece que pode estar sujeita a críticas.

Uma obra deste tipo tem obrigatoriamente um projecto associado, julgo que saberá disso, por isso estão ligados directamente.

Concluo e volto a dizer que isto não é nada pessoal em relação a este post, mas a algumas situações que muitas vezes aparecem por aqui, mas respeito quem tem a paciência de criticar/comentar mesmo sem informações suficientes para tal.
  3.  # 23

Boas

Uma obra deste tipo tem obrigatoriamente um projecto associado, julgo que saberá disso, por isso estão ligados directamente.

Acho que mesmo os projectos estão sujeitos à crítica: afinal de contas têm de cumprir condições impostas por lei em virtude de terem impacto público e, no caso dos projectos de estabilidade, podem pôr em causa a segurança pública. Para além disso os projectos podem inclusivamente ser consultados nos arquivos das câmaras, pelo que não estamos a falar de informação reservada. Quando muito poder-se à perguntar se será lícito ou ético avaliar o trabalho de outros. Desde que de boa fé, acho que sim e sou de opinião que o argumento de que não se deve comentar o trabalho dos pares de profissão é, nem sempre mas às vezes, uma posição corporativista de defesa da classe por parte de quem acha que os erros de um profissional podem afectar a imagem da classe. Por mim sou adepto da livre crítica desde devidamente fundamentada e sem objectivos obscuros.
    Resta-me dizer que esta é apenas uma opinião meramente pessoal que nada tem a ver com possíveis opiniões de qualquer organização de classe profissional.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  4.  # 24

Colocado por: JackArt
    assentar estrutura principal em pedra por sua vez assente também e daquele tamanho?

eu estou a ver o que o nos deixam ver, não sei o que está subjacente à alvenaria de pedra mas calculo que seja algum tipo de fundação.

então quer dizer que para si uma parede de fachada está bem assente em pedra média aparelhada, sendo ensoleiramento geral ou não.
    e distando mais de um metro do perfil de terreno.
    curiosidade, é engenheiro civil?
    • Mar30
    • 21 fevereiro 2010

# 25

Parece evidente que a "coisa" não está bem.

É possível apresentarem propostas de solução?

Obrigada!
    •  
      JackArt
    • 21 fevereiro 2010 editado

# 26

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: JackArt

então quer dizer que para si uma parede de fachada está bem assente em pedra média aparelhada, sendo ensoleiramento geral ou não.
    e distando mais de um metro do perfil de terreno.
    curiosidade, é engenheiro civil?

A alvenaria de pedra que é o eu vejo nas fotos, depende de alguns factores para cumprir os requisitos para ser uma parede exterior, a forma como é aparelhada e do tipo de encaixe por ex.

É uma técnica de construção tradicional que pode ser utilizada em muros de suporte, paredes exteriores ou interiores para revestir ou não (depende da exposição ambiental e do tipo de pedra), em fundações, e ainda em muros de vedação, não aplicável em zonas sísmicas.

Curiosamente não sou eng. civil, mas sim técnico de obra.
  5.  # 27

o que eu acho estranho é que na frente foi feito um muro em betão "apenas" para divisão da propriedade e na casa em si não ter nada tambem tão consolidado??? acho melhor é ver bem 1º o projecto de estabilidade.
    • MDA
    • 21 fevereiro 2010

# 28

Solução há para tudo, mas já ouviu aqui bastantes opiniões, sendo assim pegue no projecto e em alguém que saiba da poda e leve-o ao terreno para realmente ver se esta alguma coisa mal.
    Depois se alguma coisa esta mal, há soluções há muitas e para todos os gostos e carteiras. Isso sim é tema de conversa, arranjar soluções, agora especular acerca do que não se conhece é difícil, e mais do que o que foi feito aqui e muito difícil se entrar no campo da vidência e bruxaria.
  6.  # 29

como diz o marco é mesmo um contra-senso parede de betão e depois esta situação.
    talvez seja mesmo erro de empreitada e não de projecto de estruturas
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2010 editado

# 30

Convém não esquecer que tudo é possível: forumdacasa.com/discussion/5477/qualidade-made-in-china/
  7.  # 31

Será que aquela pedra não é o enchimento que se faz após a descofragem, só que em vez de terra meteram lá pedra? o que até não estaria mal feito porque serviria de drenagem.

Alguém deve é ter marcado mal as paredes de alvenaria ou fizeram-nas crescer um pouco para ganhar espaço (sendo a última moradia e se todas as outras cresceram um pouco, estava mais pequena que o aceitável). Desde que não descalçassem, aquilo ainda se aguentava.

Abrir caminho descalçando fundações também é um crime

0.0130 seg. NEW