Iniciar sessão ou registar-se
    • Mar30
    • 19 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Gostaria que dessem uma vista de olhos na foto que envio e me explicassem como é possível o muro da casa estar (aparentemente) sustentado em terra... há alguma lógica nisso? Algum tipo de fundação "especial"???

    Desculpem a minha ignorância...

    Cumprimentos,

    M.
  1.  # 2

    quanto tempo tem esse muro??
  2.  # 3

    está ai uma valente obra :)
    não se percebe bem se isso branco é muro? é casa?
    mas percebe-se que algo não está bem não
  3.  # 4

    Colocado por: marco1quanto tempo tem esse muro??

    Fazemos apostas "sobre quanto tempo VAI TER esse muro"??
    • Mar30
    • 19 fevereiro 2010

     # 5

    A parte branca corresponde a uma parede lateral de uma casa com 3 andares, construida há 3 anos.
    • MDA
    • 19 fevereiro 2010

     # 6

    Bem, a foto não é de todo elucidativa, de qualquer das formas parece um dos muros de uma casa, se for esse o facto, pelo menos uma coisa e certa não possui alicerces por sapata pelo menos.
    Segunda questão que se põe e o que aconteceu para essa zona ficar exposta?
    Existem alicerces de vários tipos e nem todos são por lage ou sapata.
    No caso de reparação ou execução de novos alicerces tudo e possível e dependendo das condições da zona a casa ou muro não precisa de ir a baixo isso e garantido, pode e ter que gastar uns tostões que ate pode não ser nada de exorbitante tendo em conta o prejuízo de perder uma habitação por completo.
    • MDA
    • 19 fevereiro 2010

     # 7

    Será da casa ou de um anexo ou garagem, as vezes o pessoal desleixa-se nos anexos e depois saem coisas destas, mas já vi pior.
    • Mar30
    • 19 fevereiro 2010

     # 8

    Esqueci-me de referir que se trata de uma casa em banda, sendo esta a de uma das extremidades.

    A parede branca que se vê é efectivamente da casa.
    É possível existir algum tipo de fundação que fique com este aspecto final?
    • MDA
    • 19 fevereiro 2010

     # 9

    Possível é! Provável não, principalmente em Portugal. Terá que investigar. Na melhor das hipóteses terá uns alicerces com viga perimetral assentes em micro-estacas, na pior das hipóteses não terá nenhuns.
    Existem sintomas de assentamentos e fracturas nas paredes?
    Como é o solo onde assenta a habitação?
    Mais uma vez qual a razão para aquela zona esta a vista?
    • Mar30
    • 19 fevereiro 2010

     # 10

    Aquela zona está à vista porque foi aberta uma passgem mesmo ao lado da casa.

    A casa encontra-se instalada numa zona com inclinação. O muro não apresenta fracturas nem assentamentos visiveis.
    Não poderá ter fundações tipo estaca?

    É possível fazer-se uma casa de 3 andares sem fundações? Não há sempre um Eng.º responsável pela obra?
    • MDA
    • 19 fevereiro 2010

     # 11

    Cuidado com as passagens que "descalçam" muros e alicérces, isso nunca é bom.

    Poderá ser que os pilares da casa assentem directamente em cima do substrato rochoso e aquela zona seja apenas uma parede assente com um pouco mais de descuido.

    Estaca será difícil pois seriam demasiado grandes e dispendiosas para a obra em questão, micro estacas sim, mas em Portugal este tipo de alicerce não esta muito em voga já que exige aos empreiteiros a contratação de terceiros para proceder a construção dos mesmos.

    Quanto aos engenheiros de condomínios e habitações em banda nunca me lembro de ver nenhum em obra, confirme só que o empreiteiro fez tudo o que estava no caderno de encargos e de acordo com o projecto, não se meta com o engenheiro responsável por essa obra isso não a vai levar a lado nenhum. Se calhar ate e o mesmo que trabalha no Município e isso só lhe vai trazer confusões.
  4.  # 12

    Colocado por: Mar30A parte branca corresponde a uma parede lateral de uma casa com 3 andares, construida há 3 anos.

    ui está bonito isso está então, ainda tinha esperanças que fosse um muro
    isso qualquer dia desaba tudo.
  5.  # 13

    Colocado por: mda Quanto aos engenheiros de condomínios e habitações em banda nunca me lembro de ver nenhum em obra, ....
    Hé láááá!
    Isso é porque nunca se cruzou comigo!! :-)

    Poderá ser que os pilares da casa assentem directamente em cima do substrato rochoso e aquela zona seja apenas uma parede assente com um pouco mais de descuido..
    Também espero que seja isto...

    confirme só que o empreiteiro fez tudo o que estava no caderno de encargos e de acordo com o projecto,....
    Exactamente.
    Consulte o projecto de estabilidade do edifício, e depois diga-nos o que estava previsto para as fundações.

    não se meta com o engenheiro responsável por essa obra isso não a vai levar a lado nenhum. Se calhar ate e o mesmo que trabalha no Município e isso só lhe vai trazer confusões.
    Pelo contrário!
    SE chegarmos à conclusão que o que ali está é absolutamente criminoso, é um caso "de polícia". Há que responsabilizar os responsáveis. Empreiteiro, técnico responsável (eventualmente, projectista), etc.

    É possível colocar mais umas fotografias (de outros ângulos? de mais longe?), e uma cópia da planta de fundações?
  6.  # 14

    O engenheiro responsavel pela obra é isso mesmo. RESPONSAVEL
    Mesmo que este trabalhe no municipio...
    • Mar30
    • 20 fevereiro 2010 editado

     # 15

    ...
    • Mar30
    • 20 fevereiro 2010 editado

     # 16

    ...
    • Mar30
    • 20 fevereiro 2010 editado

     # 17

    ...
  7.  # 18

    Boas

    Confesso que, pelo menos pelo que se pode ver, é uma situação estranha. Não pela parede que assenta no solo, afinal quem nos diz que o que vemos não é um muro do suporte? Se for o caso, e como se trata do limite do lote, a sapata do muro desenvolve-se para o interior da habitação e o aspecto exterior até pode ser esse. O que me causa espécie - se a explicação anterior for válida - é aquela parte da parede (ou muro) assente na pedra: não tem lógica. E em qualquer dos casos o estado actual parece preocupante: com a escavação agora feita o solo debaixo da construção vai desaparecer e esta vai ficar descalça. Gostava de ver o projecto da estrutura: planta de fundações e pormenores de sapatas e muros de suporte.

    É possível fazer-se uma casa de 3 andares sem fundações?

    Não. O que há é vários tipos de fundação.

    Não há sempre um Eng.º responsável pela obra?

    Há um engenheiro responsável pelo projecto de estabilidade e há um técnico - arquitecto, engenheiro ou ATE - responsável pela direcção técnica da obra. Dependendo da anomalia, se a houver, será um ou o outro o responsável conjuntamente - ou não, conforme o caso - com o empreiteiro.

    Quanto aos engenheiros de condomínios e habitações em banda nunca me lembro de ver nenhum em obra

    Estou numa situação parecida com a sua: a minha memória também já não é o que era ... :-)

    Não se meta com o engenheiro responsável por essa obra isso não a vai levar a lado nenhum.

    Se ele tiver responsabilidades no assunto garanto que lhe pode arranjar uma carga de trabalhos ... e despesas.

    Se calhar ate e o mesmo que trabalha no Município e isso só lhe vai trazer confusões.

    Se for funcionário da cãmara local não pode ser o responsável pela obra.

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 19

    Boas,

    pelo o que consigo apurar através das fotos, não me parece nada de anormal a estrutura de betão armado assentar em fundações de pedra desde que devidamente dimensionado para as cargas em questão (afinal o betão é pedra artificial), a única questão aqui mais pertinente serão as solicitações horizontais como no caso dos sismos, mas a minha opinião vale o que vale.

    Recomendação: Antes de virem para aqui colocar questões que mais parecem quebra-cabeças e que apenas podemos especular dado não existirem dados suficientes para averiguar, tentem perguntar a quem elaborou o projecto ou a quem tenha obrigação de saber esses pormenores, isto de andar a criticar projectos e soluções sem termos conhecimento de tal para mim não faz sentido nenhum, aliás parece-me muito pouco ético...

    Não leve isto como um critica pessoal, mas sim no geral.
  9.  # 20

    Colocado por: JackArtnão me parece nada de anormal a estrutura de betão armado assentar em fundações de pedra desde que devidamente dimensionado para as cargas em questão (afinal o betão é pedra artificial)

    mas não está a ver ali terra?
    assentar estrutura principal em pedra por sua vez assente também e daquele tamanho?
    claro que faltam dados mas aquilo não parece nada bem
 
0.0209 seg. NEW