Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho umas dúvidas sobre a capacidade elétrica da casa que comprei recentemente e queria saber se alguém me pode ajudar.

    1) O "dijuntor da EDP" diferencial que está instalado atualmente refere uma capacidade de 15A (foto em anexo). A potência contratada é de 4,60 kVA. Os 15A não deveriam ser para uma potência contratada de 3,45 Kva? Como é que atualizamos (casa aplicável)?

    2) Queriamos instalar uum fogão a gás com i. bicos a gás ii. forno a gás mas com grill eletrico na parte de cima (e.g. https://www.worten.pt/produtos/fogao-meireles-m-601-x-bp-51-l-gas-butano-propano-inox-5480951).
    A componente elétrica teria de ficar instalada numa tomada partilhada com o exaustor e esquentador. Uma vez que seria apenas usada o grill elétrico em algumas situações, contamos conseguir fazer uma gestão entre o número de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

    O manual de instalação de um fogão deste estilo que vimos refere que precisariamos de 16A no dijuntor. No entanto o dijuntor da tomada onde ficaria ligada é apenas de 15A (foto em anexo)
    Além da atualização do dijuntor diferencial (para 20A??) teriamos que atualizar o dijuntor da tomada para 16A também? Ou acham que funcionaria desta forma?

    Muito obrigado a quem puder ajudar!!
      dij. dif.PNG
      dijuntores.PNG
  2.  # 2

    Está a pagar 4.6kva, na realidade tem 3.45kva.

    Tem de telefonar para a eredes e reclamar que está a pagar 4.6kva e o limitador antigo está nos 15A.
    Atenção que esse DCP já está no máximo de potência, se eles não colocarem outro disjuntor diferencial até 30A e colocarem apenas uma caixa de ligação, vai ter de colocar um interruptor diferencial no quadro elétrico.

    Aproveita o telefonema para a eredes e pergunta qual a potência máxima admissível da fração (PMA).

    Se disparar com o disjuntor de 15A, depois troca, se bem que a diferença são apenas 230w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Riccasa97
  3.  # 3

    Colocado por: Riccasa97Boa tarde,

    Tenho umas dúvidas sobre a capacidade elétrica da casa que comprei recentemente e queria saber se alguém me pode ajudar.

    1) O "dijuntor da EDP" diferencial que está instalado atualmente refere uma capacidade de 15A (foto em anexo). A potência contratada é de 4,60 kVA. Os 15A não deveriam ser para uma potência contratada de 3,45 Kva? Como é que atualizamos (casa aplicável)?

    R: Sim, no meu caso tenho os 15A e 3,45 KVA de potência contratada. Deduzo que será com a companhia fornecedora da eletricidade.



    2) Queriamos instalar uum fogão a gás com i. bicos a gás ii. forno a gás mas com grill eletrico na parte de cima (e.g.https://www.worten.pt/produtos/fogao-meireles-m-601-x-bp-51-l-gas-butano-propano-inox-5480951).
    A componente elétrica teria de ficar instalada numa tomada partilhada com o exaustor e esquentador. Uma vez que seria apenas usada o grill elétrico em algumas situações, contamos conseguir fazer uma gestão entre o número de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

    R: No meu caso tenho uma placa elétrica com 4 bases com um total de 6500 W quando todas ligadas. Basta ligar duas à potência máxima e e dispara o geral, como é suposto.


    O manual de instalação de um fogão deste estilo que vimos refere que precisaríamos de 16A no disjuntor. No entanto o disjuntor da tomada onde ficaria ligada é apenas de 15A (foto em anexo)
    Além da atualização do disjuntor diferencial (para 20A??) teríamos que atualizar o disjuntor da tomada para 16A também? Ou acham que funcionaria desta forma?

    R: Eu chamaria um eletricista certificado, não um curioso, pois há muitas variáveis e não arriscaria uma recomendação.
    Tenho um problema com o forno elétrico que basta ligar e dispara o disjuntor (não o geral). Houve quem me recomendasse diminuir a sensibilidade do disjuntor, mas tal comporta riscos para a segurança das pessoas. Parece que tenho mesmo um problema na resistência do forno elétrico e não apenas um problema de excesso de consumo.

    Muito obrigado a quem puder ajudar!!
      dij. dif.PNG
      dijuntores.PNG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
  4.  # 4

    Mais alguém tem alguma opinião sobre a possibilidade de trocar o dijuntor associado ao forno a gás com grill para 16A? (Assumindo que o limitador passa a 20A/30A)
  5.  # 5

    Colocado por: Riccasa97Mais alguém tem alguma opinião sobre a possibilidade de trocar o dijuntor associado ao forno a gás com grill para 16A? (Assumindo que o limitador passa a 20A/30A)


    Mas agora a validade das opiniões é baseada no número de comentários, percebam ou não do assunto?

    Quer a coisa como manda a cartilha, arranja um eletricista credenciado, que faça a revisão à instalação elétrica e altere o que for necessário.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccrolo, Riccasa97
  6.  # 6

    Ric, se comprou uma casa recentemente e desconhece o historial eléctrico, se possível não se ponha a comprar e instalar electrodomésticos novos (principalmente a partilhar tomadas dessa maneira), sem seguir o segundo conselho do Varejote em chamar alguém credenciado para analisar o cenário real, em detrimento do aparente.
    (e digo "segundo" conselho, porque o primeiro lhe passou ao lado 😬 mas acho que é porque está registado há pouco tempo no forum e ainda não identifica quem percebe da "poda")

    #algumas partilhas de conhecimento deviam ser pagas, para serem valorizadas 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
  7.  # 7

    Claro que não pode mudar o disjuntor de 15 A, esse disjuntor esta a proteger um fio, se vai colocar um superior pode deixar de proteger o fio e ao funcionar pode queimar e provocar um incendio.

    É preciso analisar a cablagem verificar se a cablagem desse disjuntor aguenta mais corrente.

    Contrate um electricista.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
  8.  # 8

    Colocado por: larkheClaro que não pode mudar o disjuntor de 15 A, esse disjuntor esta a proteger um fio, se vai colocar um superior pode deixar de proteger o fio e ao funcionar pode queimar e provocar um incendio.

    É preciso analisar a cablagem verificar se a cablagem desse disjuntor aguenta mais corrente.

    Contrate um electricista.


    No anos 80/90, era usal colocar disjuntores 15A ABB, mas os condutores já eram 2.5mm, portanto se forem 2.5mm, pode colocar 16A caso seja necessário sem problemas, na realidade são mais 230w.
    Concordam com este comentário: Bigmouse, AlexRibeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riccasa97
  9.  # 9

    Obrigado a todos pelos inputs.

    Por não ter grande conhecimento na area é que venho aqui recolher informação antes de contratar quem for necessário ou fazer alguma mudança.

    Já percebi que o melhor é pedir um eletrecista credenciado, mas prefiro faze-lo com conhecimento adquirido, portanto agradeço aqui à malta do forum :)
    Concordam com este comentário: marize, Raizes
  10.  # 10

    O que é um electricista não credenciado?
  11.  # 11

    Colocado por: bettencourtO que é um electricista não credenciado?

    É um eletricista profissional, que tem carteira profissional passada pelo sindicato, trabalhar por exemplo numa empresa de instalações elétricas, não está inscrito na DGEG como técnico responsável por instalações elétricas.
    Não pode assinar termos de responsabilidade, porque não está habilitado para tal.

    Por isso o termo de eletricista credenciado, inscritos na DGEG como TRIESP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 12

    Mas o sindicato não é uma ordem profissional para atestar competências, qual é esse sindicato?
  13.  # 13

    Colocado por: bettencourtMas o sindicato não é uma ordem profissional para atestar competências, qual é esse sindicato?


    SIESI por exemplo.
    "Apoio técnico-profissional, através da emissão de cartas profissionais de electricistas, averbamentos, declarações, etc".
 
0.0172 seg. NEW