Desde já dizer que é a primeira vez que vos escrevo apesar de já há alguns meses seguir o fórum, apesar de ser bastante leigo nesta matéria posso afirmar com toda a certeza que já aprendi bastante com todos os vossos contributos e por isso o meu muito obrigado.
A minha questão específica prende-se com o que fazer às janelas da casa. Enquadramento: Dentro de poucos meses inicio a construção da minha moradia com as janelas todas viradas a sul, tanto dos quartos como do open space (sala de estar + cozinha) com uma pala sobre o open space que resolve a questão da sompra (pelo menos no verão). Ora a minha dúvida é o que fazer quanto aos quartos, visto que lá desejo sombra e privacidade e quanto ao open space onde desejo privacidade também (apesar de praticamente não termos vizinhos a sul da casa). Já li sobre estores, blackouts, cortinas, brisas solares, combinações entre eles, etc, no entanto estou tremendamente confuso sobre o que fazer tendo em conta também que quero relevar não só os fatores acima descritos (sombra e privacidade) como também as questões de preço e de estética.
Espero que sejam pertinentes as minhas questões e que o presente post possa gerar uma agradável discussão. Desde já obrigado a todos
Obrigado desde já Marco. Mas qual o sistema que recomenda para a minha situação? Acrescento também que o open space tem um pé alto e temo que será difícil esconder a calha para as cortinas. Apenas blackouts não será preferível? No open space os vidros são a "parede" toda já agora.
há sempre forma de "prender" os cortinados, até há umas calhas muito discretas no proprio teto falso sem precisar de esconder com sanca o seu projeto merecia ser analisado de forma holistica essa questão e até ver o que está preconizado em termos de projeto de termica. há muitas soluções para todos os gostos e carteiras, pessoalmente os unicos estores que gosto são as chamadas brisas solares ou melhor, estores exteriores orientáveis que resolvem muita coisa embora fique mais dispendioso á partida. depois tambem há a solução se as janelas estiverem sombreadas pode meter apenas pelo interior cortinas ou blackout se pesquisar por aqui tem imensos topicos com esta temática e boas informações, utilize a pesquisa.
Não temos ideia de colocar teto falso e tendo um pé bastante alto estou confuso sobre como prender as cortinas. Se as janelas não forem sombreadas é má opção colocar apenas cortinas e/ou blackouts no interior? Já utilizei a pesquisa sobre esta matéria mas continuo confuso por isso criei a discussão. Vou pesquisar mais um pouco a ver se me elucido. Mais uma vez obrigado
Estores tradicionais é a melhor solução - segurança + 100% escuro + controlo térmico.
Se gosta de dormir às escuras, o blackout interior não é 100% escuro quando o sol é direto, mesmo que seja 100% opaco. Para ser 100% escuro, tem de ter uma guia.
Se quiser só privacidade ou diminuir luz a melhor solução que encontrei no mercado é da Bandalux. Este sistema não fura o caixilho ao contrário de soluções semelhantes no mercado. Muito discreto e prático. https://bandalux.com/es/product-system/sistema-fit
Colocado por: mr.n0tEstores tradicionais é a melhor solução - segurança + 100% escuro + controlo térmico.
claramente uma opinião apenas pessoal. a unica vantagem na minha opinião é que podem apenas custar 3 tostões e qualquer pato bravo pode fazer isso pois é a mesma solução á dezenas de anos.