Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: NostradamusOs ditos caniços?

Opa aquilo em muros de divisão de propriedade dura ANOS, e até tapa bem a luz. Os melhores são as palhagens em urze porque tem uma densidade e malhagem mais fechada. A questão é que eles precisam sempre de uma "rede" de suporte para serem atados por de trás de forma a que se segurem.
    Numa pergola vão ficar "soltos" a baloiçar de uma lado para o outro, ou mesmo acabam por abrir com o tempo. A não ser que se coloque também uma rede para dar a tal rigidez.
    Esses mesmos caniços.

A minha ideia era passar um arame por cima das traves para não ficarem soltos. A ideia dos caniços surgiu porque se pesquisar por casas com pérgolas, sobretudo no alentejo, quase 100% das casas que me aparecem usam os ditos caniços.como esta por exemplo:

https://cbarq.pt/portfolio/turismo/recuperacao-de-monte-alentejano/

ou esta:
    https://www.airbnb.pt/rooms/5688333?source_impression_id=p3_1717588540_P3p0zk_A83rMglXQ&modal=PHOTO_TOUR_SCROLLABLE

Acho que fica bastante bonito, mas tenho duvidas no que diz respeito ao sombreamento e durabilidade, e o invetsimento ainda é consideravel (600 euros) para durar só um ano ou 2.

Colocado por: NostradamusO melhor mesmo seria o tecido (e o mais barato olhando para esse site), fica com um aspecto mais limpo e nobre. Com a vantagem de se poder atar e puxar a tela, ficando bem esticada.
    A minha esposa acha precisamente o mesmo, fica mais nobre. Mas quer tecidos claros.

O que usei nos últimos 2 anos (foi bastante barato, dei 20 euros por um rolo de 70*1,5m de tecido) está cheio de manchas de bolor, e portanto vai para o lixo. Tenho ali um rolo de tecido beje que a minha sogra ofereceu, mas n gosto muito dele.

Mas é como diz, é comprar o tecido mais barato que seja resistente à água, e ir trocando todos os anos....Não gosto muito é de andar empoleirado na pérgola, mas pronto.
  2.  # 42

Tem aqui um exemplo. Mas senão gosta nada feito 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      Screenshot_2024-06-05-13-41-30-914_com.whatsapp-edit.jpg
  3.  # 43

Colocado por: HAL_9000por exemplo:

Até que não desgosto. Mas acho demasiado aspecto casa de praia / bar de praia ..?

Colocado por: HAL_9000O que usei nos últimos 2 anos (foi bastante barato, dei 20 euros por um rolo de 70*1,5m de tecido)

Ou seja 10€ por ano. Acho que a decisão é rapidamente feita...

Plantando umas trepadeiras, daqui a 6 ou 7 anos, a folhagem depois acaba por cobrir o resto das pergolas e já não é preciso um gajo andar la em cima a esticar-se todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  4.  # 44

Colocado por: NostradamusEssa imagem tirei de um fabricante de lonas da lousana. Não meto fotos privadas no fórum.

DA e "Lousana"!!!!!!

Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  5.  # 45

Depois de algumas experiências sem grande sucesso, assentei no caniço. Não é muito dificil de assentar e olhe que eu sou um completo "nabo". Depois tem sempre bom aspecto.
    Único senão, a duração 2 anos. Tenho um amigo que o retira no final do verão, mas acaba por ir dar mais ou menos ao mesmo, porque depois de velho o manuseamento acaba por o estragar facilmente.
  6.  # 46

Colocado por: Vítor MagalhãesDAe "Lousana"!!!!!!

lol Lousana... Lousada**

Eu tenho um sério problema com o nome das terras do norte de Portugal. Não sei o que é macho nem fêmea, se é do ou na.
  7.  # 47

Nem é do nem da, é assexuadamente DE. Tenho a mesma dificuldade, mas mais com freguesias do interior do país 👌
    Lousada "choca-me" um pouco porque é o sitio onde cresci e para onde venho trabalhar todos os dias 😁
  8.  # 48

Colocado por: AMG1Depois de algumas experiências sem grande sucesso, assentei no caniço. Não é muito dificil de assentar e olhe que eu sou um completo "nabo". Depois tem sempre bom aspecto.
    Único senão, a duração 2 anos.
    Refere-se ao caniço de vime tipo este: ?
    https://www.bricodepot.pt/vime-natural-1-5-x-3-m-3663602427940
    Ou um outro fininho que parece palha?

É que se for este,desisto já do caniço. Um custo de 300 euros/ano para fazer sombra, é demasiado para mim

Outra questão, a sombra produzida 3 agradável para estar debaixo dele a almoçar, por exemplo?
  9.  # 49

Colocado por: HAL_9000Refere-se ao caniço de vime tipo este: ?
    https://www.bricodepot.pt/vime-natural-1-5-x-3-m-3663602427940
    Ou um outro fininho que parece palha?

É que se for este,desisto já do caniço. Um custo de 300 euros/ano para fazer sombra, é demasiado para mim

Outra questão, a sombra produzida 3 agradável para estar debaixo dele a almoçar, por exemplo?

Isso são pequenos troncos, também tenho há anos para ocultação e dura bastante.
    O caniço a que me refiro sao uma espécie de meias canas e é muito mais barato do que isso.
    O caniço fininho não vale nada, apodrece em dois tempos.
    Eu utilizo aquelas meias canas num abrigo para o carro e para isso é suficiente, mas nao sei se dará para estar a almoçar na hora de maior calor, até poque sempre entram alguns raios de sol e isso a mim incomodava-me, mas há quem goste.
    Estive a ver a fotografia que publicou e fiquei ligo com uma interrogação, ja pensou em transformar aquela pergula num alpendre?
  10.  # 50

Colocado por: AMG1Estive a ver a fotografia que publicou e fiquei ligo com uma interrogação, ja pensou em transformar aquela pergula num alpendre?
    já, precisamente pela manutenção da sombra a cada verão, mas para além de ter de licenciar, tirava a ideia original da pérgola.
  11.  # 51

Se gosta da ideia das buganvilias, não desista. Existem algumas especies mais resistentes ao frio, ou pelo menos foi o que nos foram dizendo quando tentámos ter algumas na Beira Alta, mas sem sucesso. Acabámos por optar por jasmins, que também enchem bastante e quando em flor tem um cheiro bem agradável.
    Concordam com este comentário: eu

0.0192 seg. NEW