Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    Tal como o titulo indica preciso de plantar na próxima primavera trepadeiras para cobrir duas pérgola para proteção solar. Gostria de sugestões vossas, tendo em conta os dados seguintes:

    Medida das pergolas:
    Pergola 1 - 11*3 + 8*3 m (fazem canto uma com a outra) - espaço de lazer junto à casa. A Foto abaixo é antiga, mas penso que dá para ver bem o tipo de pergola.
    Pergola 2 - 7*6 m - pergola "garagem"
    Zona: Centro, zona de Coimbra/Cantanhede.

    O objetivo essencialmente é conseguir sombra no verão, e alguma proteção à chuva no inverno. Tenho preferência de algo com crescimento rápido porque os verões têm sido bastante rigorosos e isso altera fortemente a temperatura interna da casa.

    Tenho coberto a pergola com lona de tecido, mas para além de ainda não t acertado no tecido certo com elevada resistência ao sol, a colocação e remoção da lona é demasiada morosa, uma vez que se trata de uma pergula em L. Pretendia uma solução mais permanente.

    A minha ideia era plantar buganvília uma vez que adoro o efeito estético. Porém ao fazer o estudo prévio, chego à conclusão que não vão resistir às temperaturas de inverno da zona, que chegam a atingir 0ºC (ainda que apenas em Dezembro/ Janeiro)


    Agradeço desde já a ajuda
      pergola.jpg
  2.  # 2

    HAL, ia-lhe sugerir a Bougainvillea (ou lá como se escreve) caso lhe apeteça andar a podar por cima todas as arestas que vão tapar a beleza do telhado.

    Nós comprámos 4 que já estão na terra (cobertas com lona de plástico, todas em sítios diferentes a ver se temos sorte com alguma) e que na verdade só na Primavera saberemos se resistiram às temperaturas negativas.
    Do que pesquisámos ela parece que morre, vai perder neste primeira ano todas as folhas verdes e aspecto fresco, mas continuará vivaça e é uma planta bastante resistente (esperemos !!!)

    Algumas pessoas aqui da aldeia têm nas suas casas e acredito que elas se adaptem com relativa facilidade (zona de monte perto de Mangualde, geadas pesadotas).

    Quanto ao pano sugiro que aplique por baixo/dentro da pérgola de maneira a que à medida que a trepadeira cresça, seja fácil removê-lo (eu optaria pela lona verde horrorosa e inimiga do ambiente, mas é funcional em caso de chuvas e vento e dá sempre para reaproveitar)

    Boa sorte 😉

    p.s.: se quiser algo efectivamente resistente ao frio e calor e crescimento super rápido, tem as videiras (com o inconveniente de ter de lhe aparar os cachos caso não os queira), mas a manutenção é zero! e é bem provável que seja o HAL a querer matá-las um dia e a não conseguir 😅)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      Screenshot_20240108_122916_Gallery.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: marizeNós comprámos 4 que já estão na terra (cobertas com lona de plástico, todas em sítios diferentes a ver se temos sorte com alguma) e que na verdade só na Primavera saberemos se resistiram às temperaturas negativas.
    Do que pesquisámos ela parece que morre, vai perder neste primeira ano todas as folhas verdes e aspecto fresco, mas continuará vivaça e é uma planta bastante resistente (esperemos !!!)
    A minha ideia era precisamente essa trepadeira. mas de tudo o que li, não me parece que resistam a baixas temperaturas.
    Mas se as suas resistirem em Mangualde, então na minha zona resistirão de certeza.

    Criei este tópico no sentido de avaliar alternativas que por hora desconheço.

    As videiras, a minha esposa matava-me tendo em conta o lixo que produzem, mas eu já informei lá em casa que ainda vou fazer uma terceira pergola para fazer uma latada de videiras.



    Colocado por: marizeuanto ao pano sugiro que aplique por baixo/dentro da pérgola de maneira a que à medida que a trepadeira cresça, seja fácil removê-lo (eu optaria pela lona verde horrorosa e inimiga do ambiente, mas é funcional em caso de chuvas e vento e dá sempre para reaproveitar)
    Não, mesmo, só mesmo em desespero de causa. Acho que essa lona dá um aspeto abarracado quando junto à casa. Já na pergola da garagem até poderá ser, mas apenas porque as travessas vão ficar bastante bastas, e a lona fica invisivel da rua.

    Prefiro comprar mais lona de pano, que gosto de ver cuzado nas traves, e ter o trabalho de por mais um ano ou dois. A minha questão com a lona, é que não há uma maneira simples de prender que não seja cosendo ou aparafusando. Mas prefiro o trabalho a ter a tela verde junto à casa.

    Muito Obrigado Marize: BTW, a sua foto deixa antever uma pergola bastante interessante.
  4.  # 4

    Kiwi. Não é muito diferente da videira mas eu gosto do aspeto. E o fruto compensa. Claro que no inverno tem as folhas e precisa de podar.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  5.  # 5

    Colocado por: joaomgfKiwi. Não é muito diferente da videira mas eu gosto do aspeto.
    A minha sogra tem uma latada de kiwi, e de facto ficam bonitos. Mas tendo em atenção que o chão do terraço é em barro, e há a questão dos carros, queria evitar trepadeiras com frutos.

    O ideal é que fossem trepadeiras de folha permamente.
  6.  # 6

    ...ía sugerir glicínias mas também é caduca e também faz muito lixo.
    em relação à buganvília na sua zona, perde a folha e pode "queimar" as pontas mais frágeis mas volta em força na primavera.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, HAL_9000
  7.  # 7

    Colocado por: sousa80em relação à buganvília na sua zona, perde a folha e pode "queimar" as pontas mais frágeis mas volta em força na primavera.
    Pensei que queimasse as raizes. É que se forem só algumas folhas, em Março vão para a terra. Esteticamente são as que me agradam mais.

    Também tinha pensado na Lonicera japonica (madresilva), bastante mais resistente, mas tenho ideia que é uma trepadeira cujo aroma é extremamente enjoativo.
  8.  # 8

    HAL, eu tenho estado a por "matéria" seca sempre que posso, para proteger o mais que possa as raizes, ora serrim, ora galhos, ora cartão, e vamos a ver se elas sobrevivem!

    Se comprar muito jovens serão mais sensíveis, tente investir pelo menos em uma maiorzinha (o sr meu esposo comprou-me 3 de cerca de 6€/cada, mais pequenotas, e uma que foi quase 30€)
  9.  # 9

    Colocado por: marizeo sr meu esposo comprou-me 3 de cerca de 6€/cada, mais pequenotas, e uma que foi quase 30€
    Estão as 4 ainda vivas? 30 euros ainda é carote, prevejo plantar uns 15 pés (se bem que depois posso "transplantar" por estaca algumas)

    A minha ideia ao plantar em Março e não antes do Inverno foi deixar as plantas ambientar-se à terra, "pegarem" antes de levarem com a terra gelada.

    Agradecido uma vez mais
  10.  # 10

    Eu muito honestamente não sugeria nada muito florido encostado à casa por causa das abelhas e vespas, europeias e asiáticas, no verão. As videiras tem igualmente o problema das abelhas na altura das uvas e como sendo de folha caduca.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu muito honestamente não sugeria nada muito florido encostado à casa por causa das abelhas e vespas,
    Ora aí está um problema que ainda n me tinha ocorrido. De facto não é muito agradavel levar com vespas asiáticas junto a casa. Já as abelhas n me faz confusão, e até ajudam nas culturas. As abelas por norma não picas se não as começarmos a enxotar.

    Começo a perceber porquê que as pessoas fazem telheiros em vez de pérgolas.
  12.  # 12

    E que tal maracujás? Um roxo e um banana (a flor deste é lindissima)
  13.  # 13

    Colocado por: primaveraE que tal maracujás? Um roxo e um banana (a flor deste é lindissima)
    Por acaso são bem giros. Sabe-me dizer se não morrem ao fim de poucos anos?
  14.  # 14

    As pessoas que optam em primeiro lugar por telheiros, são as mesmas que no escritório ou restaurante gostam das plantas de plástico.

    Ter um elemento vivo exige manutenção e eu por exemplo acho lindíssimo ter o chão coberto de folhas e flores (as Glicinias fazem um vistaço quando venta), mas há quem prefira ter sempre tudo estilo capa de revista onde não mora lá ninguém.

    As Vespas asiáticas claro que são uma possibilidade, mas também não se vão todas mudar para a casa nova consigo!

    Tem tempo de ate lá estudar as melhores armadilhas e só as pendurar quando as começar a ver (que pode até não acontecer!)

    Eu a partir de Março vou estar é a plantar tudo o que possa trazer abelhas e borboletas! Precisamos delas por aqui 🩷

    Quanto aos 30€ teve a ver com um capricho meu de querer vermelhas (habitualmente em Portugal vendem-se mais as rosa) e o maridão encomendou de um site e abriu os cordões à bolsa (de assinalar também em sua defesa, que era a maior de todas! mas já vinha na fase caduca e vamos ter de esperar pela primavera para ver se não morre e se ao reaparecer, sempre é vermelha 😬)
    Concordam com este comentário: eu, Nostradamus, sousa80
    • eu
    • 8 janeiro 2024 editado

     # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu muito honestamente não sugeria nada muito florido encostado à casa por causa das abelhas e vespas, europeias e asiáticas, no verão

    Qual é o problema de ter vespas e abelhas nas flores?

    Elas não incomodam nada (a menos que façam um vespeiro no local), e pessoalmente eu até gosto de as ver e ouvir na primavera: são uma manifestação natural de vida.

    Quanto à trepadeira: o kiwi é uma boa opção. Claro que vai ter folhas e frutos no chão, mas isso faz parte da natureza.
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 16

    Colocado por: eu
    Qual é o problema de ter vespas e abelhas nas flores?

    Elas não incomodam nada (a menos que façam um vespeiro no local), e pessoalmente eu até gosto de as ver e ouvir na primavera: são uma manifestação natural de vida.

    Quanto à trepadeira: o kiwi é uma boa opção. Claro que vai ter folhas e frutos no chão, mas isso faz parte da natureza.

    Mesmo encostado à casa eu tento evitar.
    Aqui até nas flores do chuchu há vespas asiáticas. Não me incomodam porque não me meto com elas, mas há pessoas mais sensíveis incluindo familiares.
    No sótão de casa do meu pai fizeram 2 ninhos de diâmetro considerável...
    Concordam com este comentário: marize
    • imo
    • 8 janeiro 2024

     # 17

    Colocado por: marizeAs pessoas que optam em primeiro lugar por telheiros, são as mesmas que no escritório ou restaurante gostam das plantas de plástico.

    Ter um elemento vivo exige manutenção e eu por exemplo acho lindíssimo ter o chão coberto de folhas e flores (as Glicinias fazem um vistaço quando venta), mas há quem prefira ter sempre tudo estilo capa de revista onde não mora lá ninguém.

    As Vespas asiáticas claro que são uma possibilidade, mas também não se vão todas mudar para a casa nova consigo!

    Tem tempo de ate lá estudar as melhores armadilhas e só as pendurar quando as começar a ver (que pode até não acontecer!)

    Eu a partir de Março vou estar é a plantar tudo o que possa trazer abelhas e borboletas! Precisamos delas por aqui 🩷
    Concordam com este comentário:eu

    Muito bem!
  16.  # 18

    E vinha virgem, não ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, HAL_9000
      Screenshot_2024-01-08-20-26-08-360-edit_com.android.chrome.jpg
  17.  # 19

    Callinas, que bonito isto!!! Não digo para as paredes da casa porque no meu caso não seria o ideal, mas serão resistentes ao frio?!??
  18.  # 20

    Colocado por: marizeTer um elemento vivo exige manutenção e eu por exemplo acho lindíssimo ter o chão coberto de folhas e flores (as Glicinias fazem um vistaço quando venta), mas há quem prefira ter sempre tudo estilo capa de revista onde não mora lá ninguém.
    Por isso eu deixei uma pergola e não um telheiro. Mas a manutenção tem de ser pensada o qb, se não depois perco os fins de semana todos apenas a fazer as manutenções :)



    Colocado por: callinasE vinha virgem, não ?
    Não conhecia essa, vou ler sobre ela. Para a pergola da casa queria algo mais florido e que não trepasse paredes. Mas parece-me resultar muito bem para a pérgola do carro
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
0.0234 seg. NEW