Colocado por: marizeCallinas, que bonito isto!!! Não digo para as paredes da casa porque no meu caso não seria o ideal, mas serão resistentes ao frio?!??
Colocado por: marizeHAL, ando para lhe dizer desde ontem mas entretanto entusiasmei-me com outras coisas, a Serapilheira já seria mais do seu agrado?
É porosa Qb:
https://texland.pt/products/juta-natural-serapilheira-1-14m-largura
Colocado por: marizeHAL, ando para lhe dizer desde ontem mas entretanto entusiasmei-me com outras coisas, a Serapilheira já seria mais do seu agrado?Por acaso já tinha considerado a serapilheira, mas ainda não econtrei sitio onde a comprar a preços execuívei. Por acaso nesse site que indicou nem ficava muito cara : 130 euros. Não tem é a largura ideal.
É porosa Qb:
Colocado por: primaveraA serapilheira em contato com a água fica muito rija e deforma-seSeria apenas para os meses de junho a fim de setembro. Mas a minha curta experiência diz-me que se vai molhar pelo menos umas 5 vezes. As últimas lonas que comprei jã não podem ser utilizadas novamente por esse motiva, molharam-se e ganharam bolor.
Colocado por: callinasNo inverno não tem folha.Então não é o ideal para a pergola da garagem, aí queria tapado todo o ano...Mas que são bonitas, são.
No outono fica vermelha alaranjado.
Colocado por: NostradamusNestas coisas não se pode ter pressa. O que cresce rápido também exige podas mais regulares. Uma faca de dois gumes.Muito Obrigado Nostradamus, já me deu muito em que pensar. Não conhecia algumas dessas espécies, e tão pouco sabia que os jasmins também faziam esse tipo de cobertura. Acho que vou fazer um documento com as várias espécies, imagens das mesmas prós e contras para conseguir decidir.
Jasmims. Tem variedades persistentes e caduca. Casam muito bem com as pergolas.
Algumas roseiras também agarram-se bem às pergolas, mas não fecham tão bem a copa entre as pergolas.
As clássicas glicinias. Lixo e caduca. Existe uma variedade japonesa chamada glicinia de verão/nipónica que não perde as folhas (ou perde pouco)
Bignónia da Virginia (aqueles que parece umas trompetes vermelhas/laranja). Caduca e atraem formigas como o caraças que chateiam bem mais que as abelhas.
As clássicas videias podem resultar muito bem, o segredo é podar sempre os cachos. Ou seja nunca temos fruta nem a bicharada associada.
Honestamente o melhor é terem folha caduca para deixar o sol entrar no inverno e aquecer a casa. Vocês não vão estar na rua debaixo da pergola no inverno..
Colocado por: HAL_9000não tenho sequer ainda feitos 10% do que pretendo fazer em termos de arranjos exteriores/quinta…..(...)A sombra de verão ali é mesmo obrigatória, caso contrário a casa comporta-se mal termicamente.
Colocado por: NostradamusAinda assim acredito que custe uns milhares de euros, cortar e reforçar depois as extremidades.Pois, é isso mesmo. Tivesse eu essa disponibilidade financeira e mandava fazer logo uma coisa em condições. Mas temos de ir definindo prioridades. Eu arranjei uma lona para os dois últimos verões (não tenho é fotos aqui), que funcionava 5* e esticamente resultava bem. Mas obviamente não era própria para exteriores, porque mal se molhou ganhou um bolor que não consegui tirar nas lavagens.
Colocado por: NostradamusAté pode ser uma terrível ideia, mas se for, então só vos segura ainda mais que a ideia a seguir é a opção com vegetação (caduca ou perene).Acho que o Nostradamus e agora o Vitor tiveram pontos bastante relevantes...Já por lá tenho uns verdetes que tenho de andar a limpar...de facto não pretendia mais não.
Colocado por: primaveraHal veja este site:Excelente. Muito obrigado
Colocado por: NostradamusNão meto fotos privadas no fórum.Faz bem. Já pus algumas poucas e arrependo-me sempre, mas pronto.
Colocado por: HAL_9000vedação em vime
Colocado por: carlota74Malha de ocultação entrelaçada nas travesBem sei que esse tipo de tela é ideal em vários pontos: Durabilidade, kmpermeabilidade,sombreamento, etc...Porém tem um senão....acho feio que doi.