Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

(apenas para esclarecer que naturalmente que sei a diferença de funcionalidade entre uma pérgola e um telheiro, não vá chegar aqui alguém tão extremista quanto o meu comentário 😬)

HAL, ando para lhe dizer desde ontem mas entretanto entusiasmei-me com outras coisas, a Serapilheira já seria mais do seu agrado?

É porosa Qb:

https://texland.pt/products/juta-natural-serapilheira-1-14m-largura
  2.  # 2

Colocado por: marizeCallinas, que bonito isto!!! Não digo para as paredes da casa porque no meu caso não seria o ideal, mas serão resistentes ao frio?!??

São, por aqui há temperaturas negativas e tem aguentado.

No inverno não tem folha.
    No outono fica vermelha alaranjado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

Callinas, pode falar um bocadinho mais sobre o que sabe delas?!

O crescimento é rápido?

Lançam raizes aéreas para segurar estilo as "heras" ou é como as videiras comuns que se vão agarrando ao que encontram?
  4.  # 4

Adoro esta barraca. Cheio de sex-appeal

Nestas coisas não se pode ter pressa. O que cresce rápido também exige podas mais regulares. Uma faca de dois gumes.

Jasmims. Tem variedades persistentes e caduca. Casam muito bem com as pergolas.
    Algumas roseiras também agarram-se bem às pergolas, mas não fecham tão bem a copa entre as pergolas.
    As clássicas glicinias. Lixo e caduca. Existe uma variedade japonesa chamada glicinia de verão/nipónica que não perde as folhas (ou perde pouco)
    Bignónia da Virginia (aqueles que parece umas trompetes vermelhas/laranja). Caduca e atraem formigas como o caraças que chateaiam bem mais que as abelhas.
    As clássicas videias podem resultar muito bem, o segredo é podar sempre os cachos. Ou seja nunca temos fruta nem a bicharada associada.

Honestamente o melhor é terem folha caduca para deixar o sol entrar no inverno e aquecer a casa. Vocês não vão estar na rua debaixo da pergola no inverno..
    Concordam com este comentário: sousa80
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

Colocado por: marizeHAL, ando para lhe dizer desde ontem mas entretanto entusiasmei-me com outras coisas, a Serapilheira já seria mais do seu agrado?

É porosa Qb:

https://texland.pt/products/juta-natural-serapilheira-1-14m-largura

Não sei se será boa ideia.
    A serapilheira em contato com a água fica muito rija e deforma-se
  6.  # 6

Colocado por: marizeHAL, ando para lhe dizer desde ontem mas entretanto entusiasmei-me com outras coisas, a Serapilheira já seria mais do seu agrado?

É porosa Qb:
    Por acaso já tinha considerado a serapilheira, mas ainda não econtrei sitio onde a comprar a preços execuívei. Por acaso nesse site que indicou nem ficava muito cara : 130 euros. Não tem é a largura ideal.

Poderia ser uma solução sim. A lona ideal é aquela lona grossa que se usa nas barracas de praia, mas queria em beje, e não encontro onde comprar isso. De qualquer modo seria a solução temporária, perco sempre uma tarde inteira para colocar e outra para tirar, além de precisar de ajuda e andar empoleirado nas traves. Queria evitar isso, ainda que esteticamente resulte bastante bem.

Colocado por: primaveraA serapilheira em contato com a água fica muito rija e deforma-se
    Seria apenas para os meses de junho a fim de setembro. Mas a minha curta experiência diz-me que se vai molhar pelo menos umas 5 vezes. As últimas lonas que comprei jã não podem ser utilizadas novamente por esse motiva, molharam-se e ganharam bolor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  7.  # 7

Colocado por: callinasNo inverno não tem folha.
    No outono fica vermelha alaranjado.
    Então não é o ideal para a pergola da garagem, aí queria tapado todo o ano...Mas que são bonitas, são.
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusNestas coisas não se pode ter pressa. O que cresce rápido também exige podas mais regulares. Uma faca de dois gumes.

Jasmims. Tem variedades persistentes e caduca. Casam muito bem com as pergolas.
    Algumas roseiras também agarram-se bem às pergolas, mas não fecham tão bem a copa entre as pergolas.
    As clássicas glicinias. Lixo e caduca. Existe uma variedade japonesa chamada glicinia de verão/nipónica que não perde as folhas (ou perde pouco)
    Bignónia da Virginia (aqueles que parece umas trompetes vermelhas/laranja). Caduca e atraem formigas como o caraças que chateiam bem mais que as abelhas.
    As clássicas videias podem resultar muito bem, o segredo é podar sempre os cachos. Ou seja nunca temos fruta nem a bicharada associada.

Honestamente o melhor é terem folha caduca para deixar o sol entrar no inverno e aquecer a casa. Vocês não vão estar na rua debaixo da pergola no inverno..
    Muito Obrigado Nostradamus, já me deu muito em que pensar. Não conhecia algumas dessas espécies, e tão pouco sabia que os jasmins também faziam esse tipo de cobertura. Acho que vou fazer um documento com as várias espécies, imagens das mesmas prós e contras para conseguir decidir.

Gostaria de plantar em Março, e portanto nos próximos 2 meses vou estudar o assunto.

Eu sei que tem razão, quer na escolha da espécie que não deve ser de crescimento demasiado rápido, quer na questão da folha caduca. bem reparo que nas tardes de inverno toda gente posiciona estrategicamente as cadeiras na sala, para apanhar o sol. Mas só de pensar na quantidade de folhas a pensar a limpar a cada setembro…..sobretudo quando eu não tenho sequer ainda feitos 10% do que pretendo fazer em termos de arranjos exteriores/quinta…..leva-me a pensar que me facilitava a vida ser de folha persistente….A sombra de verão ali é mesmo obrigatória, caso contrário a casa comporta-se mal termicamente.
  9.  # 9

A sombra no inverno também potência a humidade e os verdetes associados. Concordo que deveria ser algo de folha caduca.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, sousa80
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10.  # 10

11.  # 11

Colocado por: HAL_9000não tenho sequer ainda feitos 10% do que pretendo fazer em termos de arranjos exteriores/quinta…..(...)A sombra de verão ali é mesmo obrigatória, caso contrário a casa comporta-se mal termicamente.

Pois. Exposição SE-SO todo o dia, precisa sempre de proteção solar.

Uma alternativa é ir a uma loja de tecidos/cortinados, e pedia amostras de telas próprias para o exterior. Temos uma grande industria têxtil, não deve ser difícil encontrar algo de jeito a preços bons. Ainda assim acredito que custe uns milhares de euros, cortar e reforçar depois as extremidades.

Instala no mês de Maio, e remove depois em Outubro. E no final pode na mesma meter umas trepadeiras pelos postes.

Até pode ser uma terrível ideia, mas se for, então só vos segura ainda mais que a ideia a seguir é a opção com vegetação (caduca ou perene).

perg
  12.  # 12

Colocado por: NostradamusAinda assim acredito que custe uns milhares de euros, cortar e reforçar depois as extremidades.
    Pois, é isso mesmo. Tivesse eu essa disponibilidade financeira e mandava fazer logo uma coisa em condições. Mas temos de ir definindo prioridades. Eu arranjei uma lona para os dois últimos verões (não tenho é fotos aqui), que funcionava 5* e esticamente resultava bem. Mas obviamente não era própria para exteriores, porque mal se molhou ganhou um bolor que não consegui tirar nas lavagens.
    Os proximos 2 anos ainda vou ter de comprar as lonas, vamos ver o que dá para comprar dentro do orçamento.

Essa pergola é sua? Era mesmo desse tecido que pretendia.

Outra opção que já pensei é usar caniços naturais. Tb resultam bastante bem. Porém não sei a resistência dos mesmos ao sol e por norma tb n são nada baratos.

Colocado por: NostradamusAté pode ser uma terrível ideia, mas se for, então só vos segura ainda mais que a ideia a seguir é a opção com vegetação (caduca ou perene).
    Acho que o Nostradamus e agora o Vitor tiveram pontos bastante relevantes...Já por lá tenho uns verdetes que tenho de andar a limpar...de facto não pretendia mais não.
  13.  # 13

Colocado por: primaveraHal veja este site:
    Excelente. Muito obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  14.  # 14

Essa imagem tirei de um fabricante de lonas da lousana. Não meto fotos privadas no fórum.
  15.  # 15

Colocado por: NostradamusNão meto fotos privadas no fórum.
    Faz bem. Já pus algumas poucas e arrependo-me sempre, mas pronto.

Obrigado
  16.  # 16

HAL, olhe que as folhas secas vão-lhe dar para o composto e para as preservar as floteiras e as alfaces que vai plantar 😬 arranja uns sacos e guarda! E se hoje em dia nos" queixamos do tempo passado ao ar livre a varrer e pendurados a esticar panos, são exactamente dos que vamos ter daudades
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 17

Reavivando o tópico. Ainda não foi esta primavera que plantei as trepadeiras (não tinha a rega montada, nem tempo para o fazer a tempo do verão), pelo que terei de arranjar uma cobertura para os próximos anos.

Alguém aqui tem pérgolas cujo sombreamento seja feito com vedação em vime? Aquilo dá alguma sombra de jeito ou nem por isso? Quanto tempo dura exposto aos elementos?

Posso também comprar o tecido para entrelaçar nas traves, estava a pensar no seguinte:
    https://pinapin.pt/3885-tecido-resistente-a-agua-oxford-cru.html

contudo surgem duas questões:
    - Durabilidade.
    - Não tem proteção UV

Agradeço qualquer experiência que possam partilhar.
  18.  # 18

19.  # 19

Colocado por: HAL_9000vedação em vime

Os ditos caniços?

Opa aquilo em muros de divisão de propriedade dura ANOS, e até tapa bem a luz. Os melhores são as palhagens em urze porque tem uma densidade e malhagem mais fechada. A questão é que eles precisam sempre de uma "rede" de suporte para serem atados por de trás de forma a que se segurem.
    Numa pergola vão ficar "soltos" a baloiçar de uma lado para o outro, ou mesmo acabam por abrir com o tempo. A não ser que se coloque também uma rede para dar a tal rigidez.

O melhor mesmo seria o tecido (e o mais barato olhando para esse site), fica com um aspecto mais limpo e nobre. Com a vantagem de se poder atar e puxar a tela, ficando bem esticada.

Durabilidade? Impossível responder. Chateia mais é as cores mais claras ficarem manchadas com bolores e fungos pretos e precisarem de SKIP/lexivia. (idealmente retirar as telas no outono-inverno).
  20.  # 20

Colocado por: carlota74Malha de ocultação entrelaçada nas traves
    Bem sei que esse tipo de tela é ideal em vários pontos: Durabilidade, kmpermeabilidade,sombreamento, etc...Porém tem um senão....acho feio que doi.

0.0238 seg. NEW