Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um candeeiro de pé que tem 5 saídas para 5 focos de luz individuais, cada um com um chip COB LED como o da imagem que deverão ser soldados aos respetivos cabos azul e castanho que estão em cada um dos focos respetivamente.

    Comprei o candeeiro há cerca de 10 anos sem saber que a iluminação era deste tipo e em cerca de 5 anos os LED perderam intensidade e acabaram por se estragar definitivamente. Adquiri novos chips idênticos, mas quando os soldei e liguei ao candeeiro, estes acenderam bem, mas quando aumentei a iluminação (botão com intensidade de luz regulável), estes acabaram por ficar com uma intensidade muito pequena, como se tivessem estragado por sobrecarga ou algo do género.

    O candeeiro possui um transformador que tem estas características descritas na outra imagem. Talvez tenha adquirido os Chips com uma voltagem que não era correta. Que voltagem devo adquirir para chip para este carregador? A soma das voltagens dos 5 chips não devem exceder a voltagem do carregador?

    Se puderem ajudar agradeço, pois o candeeiro está inutilizado há uns anos mas foi caro e queria poder voltar a usa-lo.

    Obrigado
      IMG_20240108_110435__01.jpg
      IMG_20240108_120334.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Luis.Alvesquando aumentei a iluminação (botão com intensidade de luz regulável), estes acabaram por ficar com uma intensidade muito pequena, como se tivessem estragado por sobrecarga ou algo do género.


    Tem de procurar por leds que permitam ser reguláveis (dimmable). Os que comprou de certeza que foram feitos para ser utilizados com uma intensidade constante, não regulável.

    (ou então soldou mal os novos leds ou eram de fraca qualidade)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis.Alves
    • ClioII
    • 8 janeiro 2024 editado

     # 3

    Tem de comprar LEDs apropriados para 24V, que é o que essa fonte põe cá fora.

    Por exemplo, no link seguinte tem venda de dois tipos de LED COB com esse formato.

    O LED de 5 watt funciona a 12V apenas, o LED de 7 watt funciona a 24V.

    Se colocar o LED de 5 watt numa fonte de 24V vai torrá-lo.

    Outra coisa: convém ter os LEDs bem fixados à base dissipadora de calor, e com pasta térmica/almofada. Os LEDs não produzem muito calor comparado com outros tipos de lâmpadas, mas também são menos tolerantes à temperatura. Se puser o LED a funcionar fora do dissipador também pode torrá-lo depressa.


    https://es.aliexpress.com/item/32315553098.html?albagn=888888&src=google&albch=search&acnt=479-062-3723&isdl=y&aff_short_key=UneMJZVf&albcp=266121556&albag=7593673036&slnk=&trgt=dsa-42862830006&plac=&crea=426824495471&netw=g&device=c&mtctp=&memo1=&albbt=Google_7_search&aff_platform=google&gad_source=1&gclid=CjwKCAiA1-6sBhAoEiwArqlGPiKn_TMjXi7dJ0CaG9bsmUneumtgfwzbEO9KN5TumrhqR6Lc0o2DuhoC40oQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&gatewayAdapt=glo2esp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis.Alves
  3.  # 4

    e não se esqueça da temperatura de cor do LED... senão irá ter discrepâncias tonais que eu acho terrível.
    Veja também o CRI do LED que comprar por forma a ser o mais fiel, ou pelo menos igual aos restantes 4.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis.Alves
  4.  # 5

  5.  # 6

    Vi agora por baixo da base do pé do candeeiro que os LED são de 5W. Tenho também uma nota guardada no meu telemóvel, que já tenho desde a altura em que os LED se estragaram com o intuito de adquirir uns novos, que diz: COB LED Max. Potência: 5W 3000K 410LM (não me recordo onde obtive essa informação).

    Se adquirir LED de 7W para 24V diz 240-300mA e 100-110LM, sendo que no meu carregador diz 220mA. É compatível?
      IMG_20240108_152848__01.jpg
 
0.0128 seg. NEW