Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal.
    Eu andei por aqui a pesquisar se encontrava algum tópio com estas questoes mas parece-me que o tópico ficou esquecido.
    abro este tópico para pedir a vossa ajuda no seguinte.

estou prestes a comprar uma casa mas segundo as simulaçoes que fiz nas entidades bancarias nao vai ser facil devido ao creidto automovel que tenho por liquidar.
    agora das duas tres ou a avaliaçao da casa é boa para poder cobrir o carro e ficar tudo só em um credito ou chapeu nao tenho direito ao credito.

e a minha questao é a seguinte, existe alguma lei ou contrato escrito sobre o (aluguer com opçao de compra)
    se sim onde? e como funciona?
    porque gostei imenso da casa em si e caso nao conciga o credito ia propor ao construtor e a imobiliaria em questao para me fazerem um contrato de aluguer com opçao de compra, se desse axo que seria a melhor escolha pois assim acabava de pagar o carro pagando a prestaçao do aluguer mais a minha namorada e escusava de subcarregar o credito á habitaçao.

desde já o meu obrigado e parabens pelo forum.
    cumprimentos [email protected]
  2.  # 2

Pode haver opção de compra sem estar escrito no contrato. A casa onde estou, está com opção de compra, porque o dono nos disse.
    Outra coisa é fazermos já um contrato a dizer que daqui a 2 ou 5 anos , vamos comprar a casa. E as rendas pagas de agora até lá, vão abatendo no valor final que vamos pagar. Ou seja. Pago 425 euros, 200 iam para abater no valor da casa e 250 iam para o senhorio, por exemplo. quer dizer, acabam os dois valores por ir para o senhorio, mas cada mês tira metade da renda ao valor total da casa que vamos pagar na compra.
    Eu é que não arrisco, pois se há uns tempos estava decidida a comprar esta casa, agora com os problemas que ela apresenta, já estou na dúvida. Por isso mantenho-me só com a opção de compra. Sempre a posso comprar quando quiser. Só não abato valor nenhum.
  3.  # 3

Colocado por: MartaDPode haver opção de compra sem estar escrito no contrato. A casa onde estou, está com opção de compra, porque o dono nos disse.
    Outra coisa é fazermos já um contrato a dizer que daqui a 2 ou 5 anos , vamos comprar a casa. E as rendas pagas de agora até lá, vão abatendo no valor final que vamos pagar. Ou seja. Pago 425 euros, 200 iam para abater no valor da casa e 250 iam para o senhorio, por exemplo. quer dizer, acabam os dois valores por ir para o senhorio, mas cada mês tira metade da renda ao valor total da casa que vamos pagar na compra.
    Eu é que não arrisco, pois se há uns tempos estava decidida a comprar esta casa, agora com os problemas que ela apresenta, já estou na dúvida. Por isso mantenho-me só com a opção de compra. Sempre a posso comprar quando quiser. Só não abato valor nenhum.

Mas como não tem nada escrito, ele até pode nem a querer vender....Ou pode vender a outro.

Aonde diz que o valor que deu é sinal? Confia no senhorio, certo?
  4.  # 4

PBarata: No meu caso , como não me quero meter nisso, ele não me fez um contrato de promessa compra e venda para eu comprar daqui a 5 anos, por exemplo. Fico-me só pela opção de compra verbal. Ele é investidor e se eu quiser comprar a casa, ele vende.
    Eu não lhe dei valor nenhum, eu pago-lhe uma renda. Se me fosse meter no contrato de promessa compra e venda, metade do que eu pagasse de renda seria para abater no valor final de compra da casa. Mas como não sei se a vou comprar, não me meto nisso.
    Sei que se um dia a quiser comprar, posso comprar, no entanto não abati nada ao valor da casa.
  5.  # 5

Colocado por: MartaDPBarata: No meu caso , como não me quero meter nisso, ele não me fez um contrato de promessa compra e venda para eu comprar daqui a 5 anos, por exemplo. Fico-me só pela opção de compra verbal. Ele é investidor e se eu quiser comprar a casa, ele vende.
    Eu não lhe dei valor nenhum, eu pago-lhe uma renda. Se me fosse meter no contrato de promessa compra e venda, metade do que eu pagasse de renda seria para abater no valor final de compra da casa. Mas como não sei se a vou comprar, não me meto nisso.
    Sei que se um dia a quiser comprar, posso comprar, no entanto não abati nada ao valor da casa.

Muito bem, é uma opção. Desde que tenha consciência do que está a fazer (como tem), acho bem.
    É que às vezes fico um pouco "assustado" com a boa-fé de alguns casos que aparecem neste fórum.
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2010

# 6

A melhor opção é a dada pela MartaD:
    -> faz um contrato de arrendamento com uma renda de 100 pelo prazo de x anos
    -> ao mesmo tempo faz um contrato de promessa de compra e venda com um prazo de x anos (igual ao do arrendamento) em que se compromete a pagar prestações mensais a título de sinal no valor de 100
    -> paga todos os meses 200
    -> chega ao final do prazo, se quiser comprar deduz o valor entregue a título de sinal, se não quiser, perde esse dinheiro e é como se tivesse arrendado durante esse período
  6.  # 7

FD, eu poderia fazer isso, mas não gosto de quebrar contratos. Por isso fico assim, a pagar a renda (sem contrato de promessa compra e venda) , sem estar a descontar para a compra da casa. Um dia se a quiser comprar, azar para mim que não fui descontando das rendas. Mas prefiro assim.

PBarata: Não tem que ficar assustado com nada. O meu senhorio é um investidor, se eu quiser comprar a casa ele vende na hora. Mas sabe-lhe bem (disse ele) ter as minhas rendas entretanto, está a ganhar dinheiro. Além do dinheiro das rendas depois ainda vai ganhar com a venda. É só vantagens para ele.

0.0132 seg. NEW