Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde a todos.

pretendo adquirir uma casa devoluta. falei com varios vizinhos e ninguém me consegue dar qualquer informação sobre quem possam ser os proprietários. a câmara nao tem nenhum processo de obras na seccao de urbanismo, por isso a arquiteta diz que nao conseguem identificar a matriz.
    primeira pergunta: quem tem acesso às matrizes em zona urbana? a câmara diz que na câmara só se tratam de processos de obras e que quem tem o mapa do municipio com as matrizes é a conservatoria. na conservatória dizem que é a camara que os têm, e que na conservatoria têm apenas os tais "livros" com antigos registos de predios. só preciso de saber qual é o nr do artigo de um predio.

pelas informações que tenho recolhido de varias entidades, concluo que a única hipótese de saber o nome dos proprietários será obter o nr do artigo matricial, e para isso teria de falar com alguém q trabalhe nas finanças com quem eu tivesse confiança, pra me dizer q nomes aparecem na caderneta predial. digo isto porque há predios q estao registados nas finanças mas nao foram registados no registo predial (obrigatorio apenas a partir de 2008). pensando no caso predios muito antigos, se nao foram registados na conservatoria, podem ou deve, pelo menos estar nas finanças, tendo sido esse o primeiro registo, quando passaram de papel para informatizadps. assim é?

agradeço a todos.
    • size
    • 9 janeiro 2024 editado

# 2

É na Repartição de Finanças que pode ser obtida essa informação. Mas, só através do serviço de um advogado.
    Convém obter, pelo menos dos vizinhos confinantes, os artigos matriciais das suas casa. Pode suceder que os artigos matriciais sejam seguidos na mesma rua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Llmendes
  2.  # 3

Colocado por: Llmendesconservatória

Se com a morada não se consegue chegar ao nome, as funcionárias da conservatória disseram-me que encontrar nos livros é como uma agulha no palheiro.

Nas finanças, não dão informações devido a confidencialidade. Supostamente o IMI está a ser pago por alguém.

Há quem diga para se colocar uma placa "Vende-se" que aparece logo o proprietário 🤓.

------
    Quando precisar tive de pagar mesmo a um advogado.

O marido de uma prima minha é funcionário das finanças e não me fez essa busca no sistema, disse que podia, mas podia ter repercussões se a chefia verificasse que essa informação tinha sido tirada sem motivo especial .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Llmendes
  3.  # 4

Qual é o município?

Já tive problemas numa conservatória no concelho onde se localizava o imóvel, e noutra repartição de concelho diverso deram-me o que pedi.
    Concordam com este comentário: PereiraMatos
  4.  # 5

Colocado por: Palhava

Se com a morada não se consegue chegar ao nome, as funcionárias da conservatória disseram-me que encontrar nos livros é como uma agulha no palheiro. Ainda nao percebi qual é a falha aqui: porque é que os registos dos livros nao foram informatizados? ou nao foram todos? ou perderam-se alguns (e se sim, porque)?

------
    Quando precisar tive de pagar mesmo a um advogado. gostava de compreender o sistema de passagens e cruzamento de registos de livro/finanças/registo predial e perceber como é que em 2024 é impossivel as proprias camaras identificarem os donos de varios predios devolutos (informacao confirmada pela camara). se nem as camaras conseguem, como consegue um advogado ou quem quer que seja? Eu pago a um advogado para ele me ajudar. mas o que sabe ele que mais ninguem sabe?

O marido de uma prima minha é funcionário das finanças enão me fez essa busca no sistema, disse que podia, mas podia ter repercussões se a chefia verificasse que essa informação tinha sido tirada sem motivo especial. obrigada por esta informacao. nao pensei no facto de que esta pesquisa ficasse resgistada com o nome do funcionario. mas ja agora, com que dados faria ele a pesquisa? .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Llmendes
  5.  # 6

Colocado por: Palhava

Já tive problemas numa conservatória no concelho onde se localizava o imóvel, e noutra repartição de concelho diverso deram-me o que pedi.
    já pensei fazer isso, mas que dados dou eu a outra repartiçao que vai fazer com que eles me possam dar qq informacao que a anterior reparticao nao deu? por nome da rua e nr de policia nao ha registo do predio
  6.  # 7

Era apenas "má vontade" das funcionárias.

0.0116 seg. NEW