Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se for pelo ROI, acho que vou optar por AC na casa toda, um sistema simples para AQS... E painéis fotovoltaicos com fartura. (e umas bateriazitas).

    Contas feitas, até deve ficar mais barato.
  2.  # 2

    Colocado por: pribeiroDe acordo com Jorge Alves que é um entendido na matéria presumo que para 200 m2 130€-180€ /m2 presumo que acrescido de IVA.

    Portanto uma solução entre 32K a 44K.

    Visto que está fora do budget.

    Uma solução de aquecimento central com radiadores de baixa potência + BC para aquecimento central, AQS deverá ser mais acessível?


    Estaria a apontar um orçamento até aos 15k

    Obrigado


    Tenho orçamento para 190m2 de área útil, bomba dakin, vmc mitsubishi duplo fluxo toda a tubagem para águas frias e quentes e assentamento de louças de wc e pré-instalação de ar condicionado, 31500 euros mais Iva.
  3.  # 3

    Colocado por: Nuno varanda

    Tenho orçamento para 190m2 de área útil, bomba dakin, vmc mitsubishi duplo fluxo toda a tubagem para águas frias e quentes e assentamento de louças de wc e pré-instalação de ar condicionado, 31500 euros mais Iva.


    E piso radiante?
  4.  # 4

    Colocado por: pribeiro

    Torres vedras.


    Veja a felixtermica no ramalhal.

    Aplica a marca Ferco (espanhola) e os valores são mais simpáticos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  5.  # 5

    Colocado por: joaoreisROI
    alguém pode explicar como se pode usar o termo ROI numa situação tão subjectiva como conforto??

    Se formos por uma análise financeira o que tem o melhor ROI é umas mantas e uns casacos extra.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, TheEmperor, fpacardoso, Joao Dias
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesalguém pode explicar como se pode usar o termo ROI numa situação tão subjectiva como conforto??

    Se formos por uma análise financeira o que tem o melhor ROI é umas mantas e uns casacos extra.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos,TheEmperor


    ROI = Return of Investment

    É feito um investimento, em quantos anos se paga. O ROI é aplicado de forma universal em todas as industrias.
    O ROI é calculado para calcular investimento, por exemplo eu não sei qual a duração média de uma BC e demais maquinaria.

    Pelo que tenho lido por todo o lado, ninguém acredita que uma bomba de calor tenha um ROI positivo durante a sua vida util.

    Agora o conforto é superior no caso do PRH devido á sua homogeniedade de temperatura em todo o ambiente.

    Agora se comparar com uma solução de radiadores + Caldeira GN que em termo de conforto não está ao mesmo nivel mas provavelmente agrada muita gente.

    Provavelmente pode-se estar a pagar GN até uma BC ficar KO e mesmo nessa altura talvez a BC ainda não tenha ganho vantagem financeira.

    Já nem falo em custos varieties ao longo da vida util das soluções, presumo que o PRH terá custos de manutenção superiores, e custo de exploração bastante inferiores.
  7.  # 7

    Ainda gostava de saber como se calcula o ROI de uma solução de climatização…e olhe que tenho uma pós na área do negócio mas isto extravasa os meus conhecimentos
  8.  # 8

    Esse Sr Roi ja foi aqui muito debatido.
    É uma private joke para os users mais antigos
    Concordam com este comentário: joaoreis
  9.  # 9

    Colocado por: powerPTAinda gostava de saber como se calcula o ROI de uma solução de climatização…e olhe que tenho uma pós na área do negócio mas isto extravasa os meus conhecimentos


    Só se for em comparação com outra solução.
  10.  # 10

    Colocado por: rjmsilva

    Só se for em comparação com outra solução.
    um casaco e uma manta tem um ROI imbatível e inigualável

    Existe quem use o dinheiro para ter conforto
    E
    Existe quem prefira ter uns montes de notas a mofar debaixo do colchão,
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesum casaco e uma manta tem um ROI imbatível e inigualável

    Existe quem use o dinheiro para ter conforto
    E
    Existe quem prefira ter uns montes de notas a mofar debaixo do colchão,


    E depois, existem aqueles que não têm nenhuma árvore das patacas, e que precisam avaliar bem onde vão colocar os seus eurozinhos.

    Sejamos francos: Piso radiante é das melhores coisinhas. Mas também não é preciso vender um rim para ter conforto em casa...
  12.  # 12

    Colocado por: joaoreis
    Sejamos francos: Piso radiante é das melhores coisinhas. Mas também não é preciso vender um rim para ter conforto em casa...


    Ou mete PRH ou usa uma manta, não há meio termo.
    Concordam com este comentário: rjmpires, Nostradamus
  13.  # 13

    Colocado por: rjmsilva

    Só se for em comparação com outra solução.


    É evidente que a análise é baseada em comparação, visto que não está a ter um retorno financeiro com esse investimento.
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesum casaco e uma manta tem um ROI imbatível e inigualável

    Existe quem use o dinheiro para ter conforto
    E
    Existe quem prefira ter uns montes de notas a mofar debaixo do colchão,


    Sim, a grande maioria dos Portugueses tem palettes de notas debaixo do colchão…
    Eu percebo a análise no entanto PRH é para um conjunto muito restrito de Donos de obras, mas como em tudo existem felizmente alternativas.
  15.  # 15

    Colocado por: pribeiro

    Sim, a grande maioria dos Portugueses tem palettes de notas debaixo do colchão…
    Eu percebo a análise no entanto PRH é para um conjunto muito restrito de Donos de obras, mas como em tudo existem felizmente alternativas.

    Penso que isso não será assim tão trivial como está a dizer. Quando se trabalha com orçamentos apertados é óbvio que alguma coisa tem de ficar para trás . Cabe ao DO definir as prioridades, dado adquirido que em alguma áreas não se pode, nem deve poupar noutras já fica ao critério de cada um. Se der prioridade a arquiteturas complexas e portas até ao tecto e etc e tiver orçamento limitado óbvio que PRH e afins vão ser complicados. Agora se der prioridade ao conforto pode ter de ceder nessas outras áreas. Como tudo na vida as prioridades de cada um é que influenciam o resultado
  16.  # 16

    Quando fiz as contas, o PRH+BC (quente+frio+AQS) era ao mesmo preço de meter AC + BC para AQS, ambos DAIKIN. Como não gostamos de AC, a decisão foi fácil. Até agora estamos super satisfeitos com o desempenho e consumo do PRH.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  17.  # 17

    Sinceramente, eu até acho que esta discussão se está a tornar injusta, pois estamos a focar muito numa coisa... quando na verdade discutimos duas.

    Vejamos:
    - Estamos a escrutinar preços m2 para solução chave na mão (corrijam-me se estiver errado)
    - Uma bomba de calor... há muitos modelos e até preços. E como foi falado, junta dois mundos: PRH e AQS

    Não seria mais interessante separar as coisas? E debater o preço por m2 só para a pré-instalação do PRH?
    Concordam com este comentário: pribeiro
  18.  # 18

    Colocado por: Peper87
    Penso que isso não será assim tão trivial como está a dizer. Quando se trabalha com orçamentos apertados é óbvio que alguma coisa tem de ficar para trás . Cabe ao DO definir as prioridades, dado adquirido que em alguma áreas não se pode, nem deve poupar noutras já fica ao critério de cada um. Se der prioridade a arquiteturas complexas e portas até ao tecto e etc e tiver orçamento limitado óbvio que PRH e afins vão ser complicados. Agora se der prioridade ao conforto pode ter de ceder nessas outras áreas. Como tudo na vida as prioridades de cada um é que influenciam o resultado


    Quando eu me refiro que PRH é restritivo, para o panorama Português diria que mais de 95% de novas moradias concluídas em 2023 não tem PRH, ora não será certamente porque não querem, mas como diz e bem porque os orçamentos para a construção já por si por norma são contidos e depois vem as prioridades, prefiro gastar em x em vez de y... seja lá o que isso for, pois vai depender das prioridades de cada um.

    Agora obviamente para quem não tem capacidade financeira para implementar PRH existem diversas opções para lá das mantas. E ainda bem que assim o é, para o bem da sociedade.
    Concordam com este comentário: joaoreis
  19.  # 19

    Colocado por: joaoreisSinceramente, eu até acho que esta discussão se está a tornar injusta, pois estamos a focar muito numa coisa... quando na verdade discutimos duas.

    Vejamos:
    - Estamos a escrutinar preços m2 para solução chave na mão (corrijam-me se estiver errado)
    - Uma bomba de calor... há muitos modelos e até preços. E como foi falado, junta dois mundos: PRH e AQS

    Não seria mais interessante separar as coisas? E debater o preço por m2 só para a pré-instalação do PRH?
    Concordam com este comentário:pribeiro


    Concordo em parte, acho que o AQS poderá sair da equação, mas pré-instalação de PRH também poderá iludir, porque sem todos os equipamentos necessário para funcionar deixa de fazer muito sentido na análise.

    Eu começei este tópico num cenário de um moradia de 2 pisos com 200 m2, portanto a BC deverá ser adequada para este cenário, claro que dependendo das soluções e marcas existentes certamente que deverão existir flutuações consideráveis de preço, como acontece em tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  20.  # 20

    Colocado por: pribeiro

    Quando eu me refiro que PRH é restritivo, para o panorama Português diria que mais de 95% de novas moradias concluídas em 2023 não tem PRH, ora não será certamente porque não querem, mas como diz e bem porque os orçamentos para a construção já por si por norma são contidos e depois vem as prioridades, prefiro gastar em x em vez de y... seja lá o que isso for, pois vai depender das prioridades de cada um.

    Agora obviamente para quem não tem capacidade financeira para implementar PRH existem diversas opções para lá das mantas. E ainda bem que assim o é, para o bem da sociedade.
    isso acontece bastante concordo, em parte é culpa do DO porque é “desinformado”, ou não teve o melhor acompanhamento no planeamento da obra. Tem é de existir interesse e bastante procura em saber e procurar pelas melhores soluções. Olhe o exemplo do user RUIOLI, que é bastante idêntico ao meu caso. Mas claro, cada caso é um caso e cada um sabe de si
    Concordam com este comentário: pribeiro
 
0.0299 seg. NEW