Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rjmpiresDúvido que as marcas dêem garantia se o material for aplicado por um qualquer dono de obra.

Bom, sobre os materiais... eu diria que a garantia deveria ser obrigatória. Se alguém me vende, então, tem que dar garantia nesses materiais. Ponto.

Mas nestas coisas a garantia está recheada de subjectividade:

- Garantia na qualidade eficiência do sistema? A marca nunca pode assumir, pois é responsabilidade do projetista e/ou instalador;
    - Garantia sobre um "tubo" que rebentou? Se for um DO a colocar... lixa-se. Se for um instalador, ele vai lá, assume os seus compromissos com o cliente... repara... e não vai enviar a conta para a marca.

Portanto, vale o que vale.
  2.  # 2

Colocado por: fabsilMas não é barato.
    em relação ao mostrado também não é muito mais e tem garantias de um fabricante conceituado.
  3.  # 3

Colocado por: fabsilGarantia na qualidade eficiência do sistema? A marca nunca pode assumir, pois é responsabilidade do projetista e/ou instalador;
    aqui reside a grande questão e para isso nada como falar com as entidades certas, sabendo que nenhum fabricante se vai comprometer como que não fabrica ou fornece e muito menos com a integração de todos os componentes próprios e externos da solução.

PS:na tectônica houve uma empresa a apresentar este conceito de duy com apoio de projeto e execução, fale com eles.
    Do que sei fazem o estudo, aconselhamento, acompanhamento e se assim o desejar a instalação de tudo ou somente de uma parte do sistema incluindo os equipamentos de produção
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesaqui reside a grande questão e para isso nada como falar com as entidades certas.

Sem dúvida, jorgealves.
    De facto, como sabe, não é um sistema para qualquer carteira.

Se metermos projetos + instalador + material + BC + (...) = Mais vale desistir da ideia.

Aqui, estou mesmo a tentar estudar todas as possibilidades para "enterrar" dinheiro na pré-instalação (prevenindo o fator arrependimento).

O DIY é uma opção para poupar uns trocos. Mas sem "luzes" das pessoas certas (ou das marcas), desmoraliza-se :)

Estou a fazer eletricidade, canalização, saneamento, já fiz pluviais.. mas acho que vou bacilar no PHR.

Ou, então, pago aquela empresa mais baratucha...
  5.  # 5

Colocado por: fabsil

Não questiono isso.
    Mas sendo um projeto DIY (considerando que tenho conhecimentos essenciais do tema e vários mestrados no Youtube), ter apoio nacional é mais confortante.

Se bem que ainda me falta saber se esse apoio:
    - É só para instaladores;
    - E se consigo ter algumas garantias nos materiais :)

De qualquer forma, cerca de 50/60€/m2 sem instalação... não é barato.

Por outro lado, também tenho um bom preço para pré-instalação já com colocação.

Mas não há um material que seja da mesma marca; e não sei se é tao bom.
    compreendo, na Alemanha arranja as placas a 10€ unidade e
    Tubo a 1.43 mais iva que neste caso é a 19%, uma diferença bem
    Grande considerando os valores de tabela em PT
  6.  # 6

Colocado por: DR1982compreendo, na Alemanha arranja as placas a 10€ unidade e
    Tubo a 1.43 mais iva que neste caso é a 19%, uma diferença bem
    Grande considerando os valores de tabela em PT

Não compensa. O tubo, por exemplo, por uns centimos a mais compra em Portugal já com IVA.

NOTA: os preços de tabela não contemplam descontos.
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves

PS:na tectônica houve uma empresa a apresentar este conceito de duy com apoio de projeto e execução, fale com eles.

Proteu? Adivinhei?
  8.  # 8

Colocado por: jorgealvesse tiver acompanhamento e provas fotográficas duvido que alguma não dê garantia.
    ,afinal garantir que o material não tem danos originados no fabrico e facílimo.
    Concordam com este comentário:fabsil

Gostava de ver uma schutler ou giacomini assumir uma fuga passados 2 anos de uma aplicação por um qualquer curioso.
  9.  # 9

Colocado por: rjmpiresrjmpires

rjmpires,

Não crie ilusões... a garantia nestes e outros materiais é uma falácia. Será uma luta "David contra Golias".

Se houver uma fuga, é muito difícil conseguir provar à marca que a responsabilidade é deles. Inclusive para os instaladores.

E, no limite, até podem dar um rolo de tubo novo... mas NUNCA vão assumir as despesas de abrir o chao, reparar o dano e reparar todos os outros prejuízos subjacentes (trolharia, revestimento, etc). Acho que nem mesmo o instalador vai assumir todas estas despesas.

O caso muda de figura naqueles componentes mais óbvios como eletronicas, termoreguladores, etc... Se avariarem, seja instalador ou não, a marca tem que assumir a garantia. Salvo se alegarem incorreta utilização dos equipamentos.
  10.  # 10

Sem dúvida, jorgealves.
    De facto, como sabe, não é um sistema para qualquer carteira.

Se metermos projetos + instalador + material + BC + (...) = Mais vale desistir da ideia.

Aqui, estou mesmo a tentar estudar todas as possibilidades para "enterrar" dinheiro na pré-instalação (prevenindo o fator arrependimento).

O DIY é uma opção para poupar uns trocos. Mas sem "luzes" das pessoas certas (ou das marcas), desmoraliza-se :)

Estou a fazer eletricidade, canalização, saneamento, já fiz pluviais.. mas acho que vou bacilar no PHR.

Ou, então, pago aquela empresa mais baratucha...

E já considerou DIY com PRE? Se tem espaço para FV, e com dimensionamento da betonilha para ter inércia termica de 12h resolve o seu maior problema que é o do custo da utilização.
    Eu fiz DIY com PRE nos quartos e respectivos WCs, e foi uma ínfima parte dos custos aqui falados, sem manutenção e quase impossível de avariar. Não uso como sistema unico de aquecimento mas sim complentar.
  11.  # 11

Colocado por: argo
    E já considerou DIY com PRE? Se tem espaço para FV, e com dimensionamento da betonilha para ter inércia termica de 12h resolve o seu maior problema que é o do custo da utilização.
    Eu fiz DIY com PRE nos quartos e respectivos WCs, e foi uma ínfima parte dos custos aqui falados, sem manutenção e quase impossível de avariar. Não uso como sistema unico de aquecimento mas sim complentar.

Se colocar de parte o arrefecimento, podia ser uma hipótese.

Mas tenho montes de preconceitos sobre o o PRE (Piso Radiante Eletrico, para quem não chegou lá)

Acho que preferia ficar-me pelos AC's do que betonar uma solução "quase" impossivel de avariar.
  12.  # 12

Proteu? Adivinhei?
    errou, Schluter by Eurobild
  13.  # 13

Colocado por: jorgealveserrou,Schluter by Eurobild

Raios! Falhei. :(

Sabe que tive a honra de receber o Luís na minha obra esta semana? Boa gente :)

Inclusive, até lhe disse que estava a pensar fazer o cocó na pré-instalação e depois ainda chamava o jorgealves para resolver. hehe

Bom, falamos um pouco de tudo. Mas, por acaso, ele não me falou nesse apoio de projeto.
  14.  # 14

Colocado por: rjmpiresGostava de ver uma schutler ou giacomini assumir uma fuga passados 2 anos de uma aplicação por um qualquer curioso.
    desde que exista registos fotografico da instalação e tenha sido sido acompanhada ou efectuado o arranque por alguem credenciado, é uma não questão.

ps: em 15 anos (sim já faz 15 anos que comecei a plicar Schluter) NUNCA apareceu um problema de fabrico.
  15.  # 15

Colocado por: fabsilme falou nesse apoio de projeto
    comeu muito queijo ao pequeno almoço...
    Concordam com este comentário: fabsil
  16.  # 16

Colocado por: argoPRE?

Colocado por: argoimpossível de avariar
    quantos quer?
    é exactamente o oposto, o hidraulico feito coomo deve ser é virtualemnete eterno.

ps: esta semana que vem vou colocar um sistema hidráulico onde tinha um sistema electrico que ao fim de 10 anos ja tinha 2 zonas que não aqueciam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanamsequeira
  17.  # 17

Colocado por: fabsilNão crie ilusões... a garantia nestes e outros materiais é uma falácia. Será uma luta "David contra Golias".

Se houver uma fuga, é muito difícil conseguir provar à marca que a responsabilidade é deles. Inclusive para os instaladores.

E, no limite, até podem dar um rolo de tubo novo... mas NUNCA vão assumir as despesas de abrir o chao, reparar o dano e reparar todos os outros prejuízos subjacentes (trolharia, revestimento, etc). Acho que nem mesmo o instalador vai assumir todas estas despesas.

O caso muda de figura naqueles componentes mais óbvios como eletronicas, termoreguladores, etc... Se avariarem, seja instalador ou não, a marca tem que assumir a garantia. Salvo se alegarem incorreta utilização dos equipamentos.
    esta é a diferença de trabalhar com marcas conceituadas pois eu estoou habituado a que as marcas assumam erros de desenho muito para alem do tempo maximo de garantia, apesar d emais uma vez ter que frisar que isto nunca foi um problema com o radiante hidraulico que sinceramente a unica maneira de aparecer uma fuga é quando alguem lhe faz um furo...
  18.  # 18

Colocado por: fabsilSe colocar de parte o arrefecimento, podia ser uma hipótese.
    se usar uma bomba de calor e o espaçamento adequado (que diga-se de passagem tambem tem muitos beneficios no aquecimento) a opção de arrefecimento custa literalemente zero.
  19.  # 19

Colocado por: jorgealveserrou, Schluter by Eurobild
    em parceria com ConceitBase
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvesem parceria com ConceitBase

Afinal.. não foi o Luis que que comeu queijo.

Faltava era um "*" no seu comentário inicial. :)
    Mas, diga lá, então como posso ter acesso a essas "vantagens" especiais para DIY (com mestrados em Youtube, inclusive um dado pelo jorgealves)?

Já vi que perdi muito por não ir à Tektonica

0.0335 seg. NEW