Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982Acho que a unica vantagem do AC será o preco de aquisição e nao menos importante Maior facilidade em futuras reparações, nem que seja a trocar maquinas.
    Se bem que acredito que cada vez mais havera quem trabalhe e saiba onque faz no PRH.

O AC tem as suas vantagens.
    Uma delas é, realmente, o preço de aquisição + possibilidade de ir investindo com o tempo (nao preciso de colocar logo as maquinas todas para viver na casa)

MAS...
    O conforto não é o mesmo.
    Atualmente tenho AC.
    Dá para viver, mas não consigo dormir com ele ligado. Não me é saudável.

Por isso que estou a lutar contra a minha carteira e a equacionar PHR: essencialmente pelo conforto que ele me vai proporcionar.

- Posso abdicar de umas férias caras no estrangeiro?
    - Posso abdicar se ir comer ao restaurante todos os finais de semana (e quando vou, procurar o mais baratinho)?
    - Posso abdicar de comprar coisas supérfluas e créditos supérfluos?

Posso.

Mas como tenciono passar a maior parte a minha vida em CASA (até porque também trabalho em casa)... Pode fazer sentido o esforço e este jogo de cintura para tentar chegar a uma solução.
  2.  # 2

Entretanto, em conversa com o jorgealves,

Estou praticamente decidido a avançar com a pré-instalação em modo DIY, com material da Schluter.
    Por etapas de trabalho e ao meu ritmo (de tempo e investimento, até porque ainda não estou com pressa e há muito trabalho de trolharia pela frente)

Mas não vamos criar ilusões neste processo:
    O DIY não é para todos.

Apesar de não ser profissional e não saber fazer muitas coisas, tenho umas noções simpáticas de eletricidade e canalização.
    E o dom de questionar tudo o que faço; fazer "esquemas" na minha cabeça; e tentar antecipar os problemas futuros.

E o mais importante?
    Compreender quais são os meus limites de sabedoria e quando devo procurar ajuda.

Quem está no absoluto zero... cuidado com o DIY para "poupar" dinheiro.
  3.  # 3

aplicar uma solução de PRH é simples, pratico e econômico se tiver alguém que possa acompanhar e tirar duvidas, sem isso tem tudo para correr mal
    Concordam com este comentário: fabsil, rpmmsantos
  4.  # 4

Colocado por: fabsilEntretanto, em conversa com o jorgealves,

Estou praticamente decidido a avançar com a pré-instalação em modo DIY, com material da Schluter.
    Por etapas de trabalho e ao meu ritmo (de tempo e investimento, até porque ainda não estou com pressa e há muito trabalho de trolharia pela frente)

Mas não vamos criar ilusões neste processo:
    O DIY não é para todos.

Apesar de não ser profissional e não saber fazer muitas coisas, tenho umas noções simpáticas de eletricidade e canalização.
    E o dom de questionar tudo o que faço; fazer "esquemas" na minha cabeça; e tentar antecipar os problemas futuros.

E o mais importante?
    Compreender quais são os meus limites de sabedoria e quando devo procurar ajuda.

Quem está no absoluto zero... cuidado com o DIY para "poupar" dinheiro.

Também estou a pensar em fazer pré instalação em modo DIY. Não será nenhum bixo de sete cabeças, nada como fazer um estudo em papel e depois tentar pedir opiniões de quem saiba e queira ajudar. ( Muitos vídeos no YouTube também podem ajudar)

Mas se tivermos um estudo, acompanhamento e aconselhamento de quem percebe melhor da matéria, seria mesmo o ideal.

Aonde vai conseguir arranjar o material da schluter? Vai ter o devido acompanhamento ou vai fazer mesmo tudo por si?
    • SrR
    • há 3 dias

# 5

Colocado por: jorgealvesaplicar uma solução de PRH é simples, pratico e econômico se tiver alguém que possa acompanhar e tirar duvidas, sem isso tem tudo para correr mal
    tiveste um bom mestre!! 😄
  5.  # 6

Colocado por: malta231

Também estou a pensar em fazer pré instalação em modo DIY. Não será nenhum bixo de sete cabeças, nada como fazer um estudo em papel e depois tentar pedir opiniões de quem saiba e queira ajudar. ( Muitos vídeos no YouTube também podem ajudar)

Mas se tivermos um estudo, acompanhamento e aconselhamento de quem percebe melhor da matéria, seria mesmo o ideal.

Aonde vai conseguir arranjar o material da schluter? Vai ter o devido acompanhamento ou vai fazer mesmo tudo por si?

Contacte com a Eurobuild para o fornecimento do material. Já ajudam no esclarecimento de muitas dúvidas

A fazer, será apenas a colocação do material que serve de base ao PHR (placas, fita perimetral tubos e armários).

Todo o resto (ligações, BC e colocação do sistema a funcionar)... Só um profissional. 🙂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: malta231
  6.  # 7

Obrigado.

Vou entrar em contacto com eles para saber mais informações ou pedir um orçamento.

Sim, quando falo é mesmo da pre instalação do Pré.

Tudo o que tenha haver com BC e colocar o sistema a funcionar, têm que ser com os profissionais.

Já agora opinião sobre bombas de calor. Vou querer colocar piso radiante para aquecer e arrefecer. Colocar uma bomba de calor para PRH e AQS ou uma individual para cada sistema?

Também já pedi orçamento na klima.pt e o rapaz também dá aconselhamento. Estou à espera de uma resposta.
  7.  # 8

Colocado por: fabsilTodo o resto (ligações, BC e colocação do sistema a funcionar)... Só um profissional. 🙂

Como já falou com o Jorge, certamente já o aconselhou sobre isto, mas não se esqueça de deixar a tubagem necessária (e negativos) para no futuro ser (quase) só ligar os equipamentos mais caros €.
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesalguém que possa acompanhar e tirar duvidas
    convem que essa entidade seja credivél e que tenha experiencia de obra pois no final vai fazer toda a diferença ter opiniões teóricas versus praticas de quem anda todos os dias com a mão na massa.
    Concordam com este comentário: fabsil
  9.  # 10

Da minha experiência, sem apoio certo com quem tenha experiência em obra, é fundamental.

Instalar PRH não é só fazer legos com as placas de nódulos, passar banda perimetral e esticar tubos pelo chão! Eu acompanhei todo esses trabalhos, tentei ajudar e não ia lá sozinho.

Depois há os pormenores como as cotas para a betonilha da base, a cota para a betonilha acima do PRH, detalhes como PRH na zona dos duches... tudo ingredientes para correr mal se não for feito por quem sabe.

Nas minhas contas ponderei o custo de uma BC para AQS + AC, vs PRH com BC para AQS, no final das contas gasta-se mais uns euros.
  10.  # 11

Colocado por: rjmpires
    Como já falou com o Jorge, certamente já o aconselhou sobre isto, mas não se esqueça de deixar a tubagem necessária (e negativos) para no futuro ser (quase) só ligar os equipamentos mais caros €.

Nesse aspeto, tranquilo.
    Como disse atrás, pré instalação eletrica, ITED e canalização (estes dois com projeto)... sou eu que estou a fazer.
    E nenhuma destas vai ser uma instalação "comum", pois estou a sobdimensionar algumas coisas já a pensar no futuro (e na domótica).

E também já fiz coisas que, antes, achava que nunca seria capaz de fazer. Por exemplo, isolamento térmico do telhado, como mandam as regras do fabricante e muito cuidado nos pormenores.

Haja força de vontade, alguns conhecimentos nas áreas e dicas das pessoas certas... e nada é impossível :)

Colocado por: malta231Obrigado.

Já agora opinião sobre bombas de calor. Vou querer colocar piso radiante para aquecer e arrefecer. Colocar uma bomba de calor para PRH e AQS ou uma individual para cada sistema?

Fale com o jorgealves.
    O correto é uma BC para os dois serviços (tanto para quente como arrefecimento).

Mas nem toda a gente sabe configurar corretamente.
  11.  # 12

Colocado por: rpmmsantos
    Depois há os pormenores como as cotas para a betonilha da base, a cota para a betonilha acima do PRH, detalhes como PRH na zona dos duches... tudo ingredientes para correr mal se não for feito por quem sabe.

Cotas e assegurar bom nivelamento do piso antes de assentar as placas.

Mas betonilha não me parece que seja trabalho do instalador...

0.0353 seg. NEW