Colocado por: DR1982Acho que a unica vantagem do AC será o preco de aquisição e nao menos importante Maior facilidade em futuras reparações, nem que seja a trocar maquinas.
Se bem que acredito que cada vez mais havera quem trabalhe e saiba onque faz no PRH.
Colocado por: fabsilEntretanto, em conversa com o jorgealves,
Estou praticamente decidido a avançar com a pré-instalação em modo DIY, com material da Schluter.
Por etapas de trabalho e ao meu ritmo (de tempo e investimento, até porque ainda não estou com pressa e há muito trabalho de trolharia pela frente)
Mas não vamos criar ilusões neste processo:
O DIY não é para todos.
Apesar de não ser profissional e não saber fazer muitas coisas, tenho umas noções simpáticas de eletricidade e canalização.
E o dom de questionar tudo o que faço; fazer "esquemas" na minha cabeça; e tentar antecipar os problemas futuros.
E o mais importante?
Compreender quais são os meus limites de sabedoria e quando devo procurar ajuda.
Quem está no absoluto zero... cuidado com o DIY para "poupar" dinheiro.
Colocado por: jorgealvesaplicar uma solução de PRH é simples, pratico e econômico se tiver alguém que possa acompanhar e tirar duvidas, sem isso tem tudo para correr maltiveste um bom mestre!! 😄
Colocado por: malta231
Também estou a pensar em fazer pré instalação em modo DIY. Não será nenhum bixo de sete cabeças, nada como fazer um estudo em papel e depois tentar pedir opiniões de quem saiba e queira ajudar. ( Muitos vídeos no YouTube também podem ajudar)
Mas se tivermos um estudo, acompanhamento e aconselhamento de quem percebe melhor da matéria, seria mesmo o ideal.
Aonde vai conseguir arranjar o material da schluter? Vai ter o devido acompanhamento ou vai fazer mesmo tudo por si?
Colocado por: fabsilTodo o resto (ligações, BC e colocação do sistema a funcionar)... Só um profissional. 🙂
Colocado por: jorgealvesalguém que possa acompanhar e tirar duvidasconvem que essa entidade seja credivél e que tenha experiencia de obra pois no final vai fazer toda a diferença ter opiniões teóricas versus praticas de quem anda todos os dias com a mão na massa.
Colocado por: rjmpires
Como já falou com o Jorge, certamente já o aconselhou sobre isto, mas não se esqueça de deixar a tubagem necessária (e negativos) para no futuro ser (quase) só ligar os equipamentos mais caros €.
Colocado por: malta231Obrigado.
Já agora opinião sobre bombas de calor. Vou querer colocar piso radiante para aquecer e arrefecer. Colocar uma bomba de calor para PRH e AQS ou uma individual para cada sistema?
Colocado por: rpmmsantos
Depois há os pormenores como as cotas para a betonilha da base, a cota para a betonilha acima do PRH, detalhes como PRH na zona dos duches... tudo ingredientes para correr mal se não for feito por quem sabe.