Iniciar sessão ou registar-se
    • gois
    • 10 janeiro 2024

     # 1

    Olá a todos sou novo por estas andanças!

    Estou em fase de planeamento para a construção da minha nova casa, situada numa aldeia na região do Baixo Mondego. Dada a localização, que apresenta bastante humidade durante as noites frias, estou a ponderar as melhores opções para sistemas de aquecimento e arrefecimento.

    Estou particularmente inclinado para a instalação de piso radiante para o aquecimento, tendo em consideração a sua eficiência energética e o conforto térmico que proporciona. Adicionalmente, estou a considerar a pré-instalação de ar condicionado para os meses mais quentes, de modo a assegurar um ambiente confortável durante todo o ano.

    Gostaria de solicitar a vossa opinião e experiências pessoais relativamente a estes sistemas, especificamente em relação a:

    Eficiência energética e custo-benefício a longo prazo.
    Manutenção e durabilidade.
    Conforto e conveniência no uso diário.
    Recomendações de marcas ou tecnologias específicas.
    Além disso, gostaria de saber a vossa opinião sobre a necessidade destes sistemas tendo em conta um isolamento eficiente da casa. Será que o isolamento por si só pode fornecer conforto suficiente, tornando estes sistemas de aquecimento e arrefecimento desnecessários?

    Agradeço antecipadamente por todos os conselhos e sugestões!
    Abraço,
    JG
  1.  # 2

    Zona Baixo Mondego, então é "meu vizinho".

    Os invernos são amenos e os verões bem aceitáveis. Qualquer coisa serve desde que tenha uma casa bem projectada, com bons ganhos solares e bons sombreamentos. O AC funciona para tudo e para todo o ano - pessoalmente não gosto, prefiro ver lenha a arder.

    Claro que o piso radiante funciona, mas na nossa zona não é um sistema que seja preciso operar 24/24h, vários semanas e meses seguidos como nas zonas mais frias. Com as normas de isolamento, até uma salamandra serve para garantir um optimo conforto térmico.
    Resumidamente, radiante só mesmo se você fizer questão, pois na verdade é um capricho. Um pouco como ir ao pão de Porsche, ao domingo.

    Você tem é de fazer atenção ao tamanho e exposição dos envidraçados. Se for contido, pode perfeitamente passar um verão sem usar AC.

    E claro vai também depender da própria arquitetura da casa. Um AC funciona bem para climatizar uma área de 40m-50m², mas se tiver 60m² o radiante tem outra distribuição uniforme.

    O seu dinheiro é que manda agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gois
    • gois
    • 10 janeiro 2024 editado

     # 3

    Obrigado pela resposta Vizinho ;)

    Pois tenho a sensação que é algo que na verdade não vai ter o impacto devido.

    A maior área que vou ter é a cozinha com sala em openspace onde vai ter toda a exposição solar (está virada a sul), onde vou ter um recuperador a lenha (também prefiro ver a lenha).

    Muito provavelmente vou optar apelas pelos ACs nos quartos, escritório e sala com ajuda do recuperador.
 
0.0086 seg. NEW