Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um sistema de autoconsumo constituído por:

    2x450w Canadian

    1 inversor goodwe gw2500-xs

    Eu sei que provavelmente tenho poucos painéis para o inversor em questão mas, a ideia é investir em mais painéis assim que possível.

    O meu inversor não está a arrancar com a produção, ele liga se automaticamente mas depois não arranca com a produção, a menos que eu desligue e volte a ligar o inversor.

    Está a ser um mistério nada fácil de resolver ou até de entender o porquê.

    Vou deixar em baixo dadis do inversor e relatórios diários do inversor.
      Screenshot_20240109_124627.jpg
  2.  # 2

    Deixo também o relatório do inversor do dia de hoje, onde eu reinicie o inversor por volta das 12:40h.

    Será que alguém me consegue ajudar?

    Alguém que tenha um inversor igual e possa partilhar as configurações que tem?

    Obrigado
  3.  # 3

    Primeiro peça a goodwe atualização do firmware do inversor.
    Muitos dos inversores deles tem esse problema na versão de firmware que vem de fábrica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  4.  # 4

    Ele arranca só com 2 painéis? Quem montou o que diz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  5.  # 5

    O firmware já foi atualizado 😑 mas nada aconteceu.

    Sim já arrancou só com dois painéis, mas para isso acontecer tenho que configurar o Start Time e o reconnecting time, ainda assim pode não arrancar, pois se o valor que permite arrancar a produção que não sei qual é, (pq os 50v não é tal como eles indicam) aparecer dentro do tempo de reconnecting time ao fim de 3 vezes o inversor não volta a tentar... 😒
  6.  # 6

    Vou ministrar um exemplo recente.

    Dia 7 de Janeiro o inversor ligou às 7:59 e às 8:22 começou a produzir.

    Porque motivo o inversor se ligou às 7:59, não sei, mas ligou.

    Penso que o inversor começou a produzir às 8:22 porque eu lhe configurei o reconnecting time com 600s (10 minutos)(reconnecting time é uma contagem decrescente que o inversor faz).

    Ao fim da primeira tentativa nada aconteceu e voltou a uma segunda que no fim já arrancou.

    Podem verificar no PDF que deixo em baixo
  7.  # 7

    Colocado por: bettencourtEle arranca só com 2 painéis? Quem montou o que diz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcofilipe


    Quem moutou diz que é falta de tensão! Resposta essa que me está a fazer alguma confusão!
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  8.  # 8

    @fpacardoso qual é a parte da resposta com o qual concorda?

    Ninguém tem umas dicas para uma ajuda?
  9.  # 9

    Colocado por: marcofilipeBoa tarde,

    Tenho um sistema de autoconsumo constituído por:

    2x450w Canadian

    1 inversor goodwe gw2500-xs

    Eu sei que provavelmente tenho poucos painéis para o inversor em questão mas, a ideia é investir em mais painéis assim que possível.

    O meu inversor não está a arrancar com a produção, ele liga se automaticamente mas depois não arranca com a produção, a menos que eu desligue e volte a ligar o inversor.

    Está a ser um mistério nada fácil de resolver ou até de entender o porquê.

    Vou deixar em baixo dadis do inversor e relatórios diários do inversor.
      Screenshot_20240109_124627.jpg
    Tenho inversor identico (gw3000-xs) e 4 paineis trina solar de 345W. O meu arranca sem problemas mas a tensão do barramento, mesmo com os 4 paineis, ronda os 130V no arranque (e também nao sobe muito mais, mas por causa do MPPT). Com 2 paineis, poderá realmente nao ter tensao suficiente no barramento para fazer arrancar o inversor logo logo de manhã. O inversor dá algum erro? Vive perto de algum PT? Tem forma de medir a tensão da rede?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  10.  # 10

    Colocado por: marcofilipe@fpacardoso qual é a parte da resposta com o qual concorda?

    Ninguém tem umas dicas para uma ajuda?

    Tensão, podem não ter tensão suficiente para arrancar.
    No meu caso, com 6 painéis de 500W não começa a produzir assim que o inversor liga, por normal só quando chega aos 250V é que começa a ter produção.
    No entanto, acho que devia pedir explicações a quem lhe instalou o sistema.
    Se foi material proposto pela empresa, têm de dar garantias que produz, a não ser que tenha sido exigencia sua um inversor de 2,5kW com 2 painéis de 450W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  11.  # 11

    Colocado por: fpacardoso
    Tensão, podem não ter tensão suficiente para arrancar.
    No meu caso, com 6 painéis de 500W não começa a produzir assim que o inversor liga, por normal só quando chega aos 250V é que começa a ter produção.
    No entanto, acho que devia pedir explicações a quem lhe instalou o sistema.
    Se foi material proposto pela empresa, têm de dar garantias que produz, a não ser que tenha sido exigencia sua um inversor de 2,5kW com 2 painéis de 450W.


    Mas eu não me importo que ele ligue e comece a produzir mais tarde. O problema é que ele liga e se não tiver o que pretende para arrancar, só arranca quando eu o ligo e desligo.

    Para mim isto não faz sentido! O inversor não está a iniciar a produção sozinho.

    Não vivo perto de um PT.

    O que quer dizer tensão de barramento? Está a referir se aos 80v que aparecem no MPPT?
  12.  # 12

    Colocado por: fpacardoso
    Tensão, podem não ter tensão suficiente para arrancar.
    No meu caso, com 6 painéis de 500W não começa a produzir assim que o inversor liga, por normal só quando chega aos 250V é que começa a ter produção.
    No entanto, acho que devia pedir explicações a quem lhe instalou o sistema.
    Se foi material proposto pela empresa, têm de dar garantias que produz, a não ser que tenha sido exigencia sua um inversor de 2,5kW com 2 painéis de 450W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcofilipe


    Fui eu que meti assim, a ideia é espandir.

    Mas foi-me dito que a tensão de arranque era de 50v para este inversor!

    Se ele quando liga tem sempre sessenta e qualquer coisa, porque não começa também a produzir????
  13.  # 13

    Colocado por: tigoncalTenho inversor identico (gw3000-xs) e 4 paineis trina solar de 345W. O meu arranca sem problemas mas a tensão do barramento, mesmo com os 4 paineis, ronda os 130V no arranque (e também nao sobe muito mais, mas por causa do MPPT). Com 2 paineis, poderá realmente nao ter tensao suficiente no barramento para fazer arrancar o inversor logo logo de manhã. O inversor dá algum erro? Vive perto de algum PT? Tem forma de medir a tensão da rede?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcofilipe


    Será que pode partilha comigo as configurações do inversor? Nos vários menus? Como o reconect time, o Hrv, Lrv....

    Pode partilhar um relatório igual ao que eu tenho em cima de um dia sff?

    Obrigado
  14.  # 14

    Colocado por: marcofilipe

    Mas eu não me importo que ele ligue e comece a produzir mais tarde. O problema é que o inversor liga e não inicia a produção se não tiver um valor que diz ser 50v para arrancar, só arranca a produção quando eu o ligo e desligo.

    Para mim isto não faz sentido! O inversor não está a iniciar a produção sozinho.

    Não vivo perto de um PT.

    O que quer dizer tensão de barramento? Está a referir se aos 80v que aparecem no MPPT?
  15.  # 15

    Por exemplo, neste momento ainda está a produzir, em breve vai deixar de produzir e por sua vez o inversor desliga.

    Se ele consegue pruduzir com 80v, porque razão não arranca quando atinge os 80v no V-MPPT?
      Screenshot_20240111_165914_com.android.chrome.jpg
    • hangas
    • 11 janeiro 2024 editado

     # 16

    Colocado por: marcofilipeSe ele consegue pruduzir com 80v, porque razão não arranca quando atinge os 80v no V-MPPT?


    É normal a tensão de arranque ser um pouco acima do intevalo operacional.
    Até porque depois de arrancar e haver carga, a tensão "amocha" um bocado.

    EDIT: pelo que vi nas specs do inversor, diz que a tensão de arranque é aos 50 (e que é também o minimo da tensão operacional)

    Poderá estar numa condição limite que impede que consiga arrancar sozinho quando a radiação solar aumenta progressivamente de manhã. Os logs deverão indicar o porquê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  16.  # 17

    Vou dar outro exemplo, dia 7 de Janeiro.

    O inversor ligou ás 7:59, começou a produzir ás 8:22.

    Este processo foi todo feito sozinho/automaticamente, sem que tivesse que intervir (desligar e voltar a ligar), contudo só aconteceu pq o inversor estava configurado com um reconet time de 600s(10 min), só no segundo reconect é que ele começou a produzir.

    Caso eu tivesse um reconect Time de 1, 2 ou 5 minutos o inversor neste dia não teria arrancado a produção sozinho.

    A minha questão é, pq raio o inversor para de tentar arrancar, pq raio se eu lá for ligar é desligar ele começa a produzir????

    Pois se tem tensão e/ou currentes para o fazer pq não faz?

    Por isso é que estava a ver se arranjava alguém que mostrasse as configurações de um um inversor idêntico ao meu.

    O que quer dizer com logs?

    Obrigado
  17.  # 18

    Já expôs a situação ao suporte do a goodwe?
    Provavelmente eles podem ajudar nas melhores configurações para os painéis que têm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
  18.  # 19

    Colocado por: fpacardosoJá expôs a situação ao suporte do a goodwe?
    Provavelmente eles podem ajudar nas melhores configurações para os painéis que têm.


    Estou à espera de uma resposta 😑
  19.  # 20

    Colocado por: marcofilipe

    Será que pode partilha comigo as configurações do inversor? Nos vários menus? Como o reconect time, o Hrv, Lrv....

    Pode partilhar um relatório igual ao que eu tenho em cima de um dia sff?

    Obrigado
    Ficheiro partilhado. Se reparar, mesmo tendo a tensão do barramento, a tal que V(MPPT) (em circuito ainda aberto) bem acima do mínimo, ele fica ainda alguns minutos em modo wait, já que ao conectar, o MPPT poderá não assegurar corrente suficiente para garantir que a tensão não desce abaixo da tensão de funcionamento. Se de facto é como diz e tem que dá dar a cacetada para ele arrancar, não está certamente bem. Já o deixou um dia inteiro sem lhe mexer para ver se ele acaba por arrancar sozinho, ou fica o dia inteiro sem produzir? Se assim for, accione a garantia, não é comportamento normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcofilipe
 
0.0222 seg. NEW