Iniciar sessão ou registar-se
    • TP20
    • 11 janeiro 2024

# 1

Boa noite,

Podem por favor dar a vossa opinião sobre esta planta?

É apenas um rabisco que recebi.

Pretendo aumentar um pouco a área da sala. Acho pouco espaço entre a mesa e a cozinha/sofá.

Se aumentar a sala para um dos lados (poente ou nascente) aumentam os custos de construção? tendo em conta que se perde a forma "retangular"

Seguramente há outra maneira de fazer este layout. O nosso input foi ter as duas áreas (cozinha/sala) viradas para o sul, para a área do jardim.

Pensei em diminuir o comprimento dos quartos a poente e aumentar a largura (50 cm?) para também a sala ficar mais larga (mantendo a forma retangular).

O que acham da varanda a sul? eu acho muito larga (2,7 metros) nem sei se vai bater o sol na sala/cozinha (orientação sul). Também ainda não sei qual o custo...

O layout da cozinha também está NOK para mim, mas não e estrutural...

Por favor disparem com suavidade 😊,

nota: orçamento limitado

Muito obrigada,
      img3.PNG
      IMG2.PNG
      img1.PNG
  1.  # 2

pensei que estes desenhos com estilo de desenhador dos anos da avó já tinham acabado.
    tem de simplificar o interior por forma a que haja poucos recantos e voltinhas
    algo mais ou menos assim
    Concordam com este comentário: Sophie, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, TP20
      PLANTA-024.jpg
  2.  # 3

Colocado por: TP20Podem por favor dar a vossa opinião sobre esta planta?

Que coisa mázinha...

O rabisco do Marco1, apesar de ser "risco ao meio", é 10x melhor ;)

PS: diga ao sr que está a fazer esses rabiscos, que já não é obrigatório bidé, nem banheira, desde 01 de Janeiro 2024. Que as circulações podem perfeitamente ter 1.20m, porque razão 1.30m!? Idem na distância entre bancadas de cozinha.
    Que é mais barato continuar com as duas aguas sobre a area do alpendre, até acho que fica melhor. Ainda por coima a pergola do estacionamento, nem sequer teve o cuidado de alinhar com a verga do alpendre... A janelinha e portinha da cozinha, são uma tristeza!!!
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TP20
  3.  # 4

Esse lote dava para fazer umas coisas bem interessantes... :)
    Envolvendo o estacionamento no seguimento da casa do lado Norte, extender o alpendre a Sul para apanhar aquela zona de apoio (talvez simplificando um pouco) e dependendo de gosto da TP20 aproveitar as águas do telhado para o quarto principal por exemplo ou os quartos secundários... :)

Abr.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

Aquela zona de apoio, se ficar integrada no edifício principal/ alpendre sul, era bem mais simpático, seja estéticamente, como funcionalmente e até mais económico.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    • TP20
    • 11 janeiro 2024

# 6

Muito obrigada Marco concordo que é 10x vezes melhor.

Obrigada Pedro pela informação do regulamento 01/2024

Eu também acho que fica melhor estender as 2 águas para apanhar o alpendre.

O estacionamento nessa zona foi a ideia minha: pensei que se metia o estacionamento a norte tinha de andar por fora toda essa distância até a sala/cozinha. Logo também não queria meter uma porta a norte porque tirava espaço. Ter um corredor coberto de norte a sul para não apanhar chuva acho também iria aumentar os custos. Pensei que com a pérgola podia entrar em casa sem apanhar chuva.

Como posso integrar essa zona de apoio no edifício principal? o quarto de arrumos e necessário para bicicleta, máquina de cortar relva, etc. A messa e a churrasqueira podiam ficar integradas no próprio alpendre do edifício principal?

Sou limitada nesta área, não consegui perceber o Gil com o aproveitamento das águas para os quartos

Concordo que é uma tristeza a porta e janela propostas na cozinha. Com o desenho do Marco isto muda

Muito obrigada
  5.  # 7

Colocado por: TP20regulamento 01/2024

Decreto-Lei! Regulamento é outra coisa..
  6.  # 8

Colocado por: TP20Como posso integrar essa zona de apoio no edifício principal? o quarto de arrumos e necessário para bicicleta, máquina de cortar relva, etc. A messa e a churrasqueira podiam ficar integradas no próprio alpendre do edifício principal?

Não tem um arquitecto a resolver isso, a fazer o projecto!?, peça-lhe soluções/ ideias. isso tem de ser afinado com as condicionantes que tem para a implantação no terreno e limites de areas.
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 9

Bom dia,
    Obrigada pelos coméntarios, vou usar este forum para ir enviando os nossos avances.
    Já temos nova planta e mudamos por completo o desing da moradia, conservando os m2.

Tivemos ajuda dum amigo arquiteto quem modificou o projeto e ficou mais moderno.

Para poupar estamos a contruir o minimo possivel de muro.
    Podem dar uma vista de olhos? Tinhamos duvidas de não usar teto de telha e usar sandwich mas após ler muitos tópicos desde forum aceitamos a mudança para este tipo de cobertura.

Agora ficamos com a dúvida, queremos ter o "maior" controlo da obra, o ideial seria proceder com um projeto de execução certo? onde tenhamos informação definida dos revestimentos, iluminação entre outros pormenores?
      coberturas.jpg
      mezanino.jpg
      res_do_chão.jpg
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 10

Envio também imagens do 3D. Para que vejam o novo desing.
    Irei ir colocando todos os avances da minha obra aqui.
    Muito obrigada pelos comentarios e ajudas.
      3d_3.jpg
      3d_2.jpg
      3d_1.jpg
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 11

3D
      3d_6.jpg
      3d_5.jpg
      3d_4.jpg
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 12

Respeito ao alpendre no sul -- estamos a fazer com lonas -- no 3D só mostra as bases
  7.  # 13

esse alpendre é alguma jaula ?
    não precisa de tantos pilares e nem estruturalmente está correto.
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 14

certo, agora que disse isso, não tinha notado que os pilares ficam muito perto uns dos outros, o que recomenda fazer, mantendo a logica do design?
  8.  # 15

isso terá que ser o seu arquiteto para ficar bem estudado.
    repare que estando orientado a sul as vigotas de madeiras até estão mal orientadas, assim "entra" o sol quase todo na mesma.
    Concordam com este comentário: TP20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, TP20
  9.  # 16

Colocado por: TP20certo, agora que disse isso, não tinha notado que os pilares ficam muito perto uns dos outros, o que recomenda fazer, mantendo a logica do design?

Com uns 4 pilares (de 3 a 5 no máx.) será suficiente. Terão de ser ligados entre eles com uma viga, onde apoiarão as vigas já definidas. Quanto menos pilares aí, mais leve fica o ambiente. E mesmo essa quantidade de vigas do pergolado não sei se não será demais...
  10.  # 17

Colocado por: marco1estando orientado a sul as vigotas de madeiras até estão mal orientadas, assim "entra" o sol quase todo na mesma.

Pois exato, tem mais essa...
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 18

Colocado por: Ruikode
    Com uns 4 pilares (de 3 a 5 no máx.) será suficiente. Terão de ser ligados entre eles com uma viga, onde apoiarão as vigas já definidas. Quanto menos pilares aí, mais leve fica o ambiente. E mesmo essa quantidade de vigas do pergolado não sei se não será demais...

Ok, percebo. Este é um pormenor que não pode ser modificado após aprovação do projeto na câmara certo?, devera ser modificado agora para não ter problemas?
  11.  # 19

TP, compreendo perfeitamente o que é trabalhar com um orçamento controlado (oh se compreendo!), mas não poupem em abertura de janelas! Pessoalmente custa-me ver construções do zero que isolem tanto o ser humano do exterior...
    • TP20
    • 6 agosto 2024

# 20

Colocado por: marco1isso terá que ser o seu arquiteto para ficar bem estudado.
    repare que estando orientado a sul as vigotas de madeiras até estão mal orientadas, assim "entra" o sol quase todo na mesma.
    Concordam com este comentário:TP20
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,TP20

Inicialmente tínhamos uma prolongação do teto completo e o nosso arquito mudou para este sistema "passivo" porque disse que assim ajudava com a entrada de luz. Portanto, se estou a perceber bem, ainda com as lonas a luz vai entrar igual porque é o sul. Então deveriam ter uma inclinação diferente. Alguém já fez alguma coisa similar ao sul para evitar a entrada forte de luz que me puder mostrar uma foto/imagem para me orientar?

0.0242 seg. NEW