Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde Carissímos,

    Precisamos das vossas opiniões/experiência!
    Estamos a construir uma moradia com 190m2. Qual é melhor para sistema de climatização?
    Estamos indecisos entre piso radiante hidraúlico com bomba de calor ou radiadores com caldeira a lenha, adicionalmente, independentemente do sistema, iremos colocar um recuperador de calor na sala. Desvantagem, além da diferença de preço na aquisição, nenhum sistema é compatível no verão, apesar do PRH ter essa vertente mas não é eficiente. Iremos colocar também VMC e eventualemente uma pré-inslação para uma unidade de AC num ponto estratégico com a esperança, que a VMC ajude a refrescar a casa. Acham que resulta?
    Qual é o consumo mensal de um PRH considerando uma BC de 14kw e que esteja ligado 12/12h, e com a capacidade de 100lts?
    Obrigada a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: novanisto24mas não é eficiente
    tem a certeza????
  3.  # 3

    Colocado por: novanisto24Qual é o consumo mensal de um PRH considerando uma BC de 14kw e que esteja ligado 12/12h, e com a capacidade de 100lts?
    não está a colocar as questões ao contrário??

    Não deveria começar por defensor uma solução, ver as diferenças entre as diferentes propostas e somente depois pedir conselhos??
  4.  # 4

    Boa Tarde Jorge,

    Se tenho a certeza que não é eficiente, não, não tenho, é tudo feedback que tenho recebido.
    Em relação à minha segunda questão, tem razão, mas estamos com tantas dúvidas que acabamos por não ter um fio condutor do tema, mas obviamente que a decisão do sistema adotar, também passa pelo consumo mensal de cada um.

    Obrigada
  5.  # 5

    Colocado por: novanisto24consumo mensal de cada um.
    aí o piso radiante devidamente desenhado, aplicado e configurado é imbatível numa proporção de 1/4 do consumo de outras soluções.
  6.  # 6

    E no verão existe alguma solução associada à VMC? falaram me numa bateria ligada à bomba de calor. O meu receio no verão é que o piso radiante não seja suficiente.

    Não tem noção dos valores do consumo mensais do prh?
  7.  # 7

    Colocado por: novanisto24adicionalmente, independentemente do sistema, iremos colocar um recuperador de calor na sala.

    Coloque antes uma TV Oled.
    Tenho pena de não ter feito assim.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, tiagodiaf, JRMO
    • JRMO
    • 12 janeiro 2024

     # 8

    Colocado por: rjmpires
    Coloque antes uma TV Oled.
    Tenho pena de não ter feito assim.
    Concordam com este comentário:fpacardoso,tiagodiaf,JRMO


    Por acaso, eu e a minha namorada estamos no mesmo debate. Sempre que é preciso abrir a porta do recuperador, é um "monte" de trabalho e "problemas". Cinza, lenha, limpeza.......
    Estamos a contar instalar PRH, então estou a tentar convence-la a não colocar recuperador. Ela gosta muito da "companhia" da fogueira, mas... será que vamos mesmo usar?
  8.  # 9

    Colocado por: JRMO

    Por acaso, eu e a minha namorada estamos no mesmo debate. Sempre que é preciso abrir a porta do recuperador, é um "monte" de trabalho e "problemas". Cinza, lenha, limpeza.......
    Estamos a contar instalar PRH, então estou a tentar convence-la a não colocar recuperador. Ela gosta muito da "companhia" da fogueira, mas... será que vamos mesmo usar?


    Lareira a bioetanol ou TV OLED :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
  9.  # 10

    Colocado por: JRMO

    Por acaso, eu e a minha namorada estamos no mesmo debate. Sempre que é preciso abrir a porta do recuperador, é um "monte" de trabalho e "problemas". Cinza, lenha, limpeza.......
    Estamos a contar instalar PRH, então estou a tentar convence-la a não colocar recuperador. Ela gosta muito da "companhia" da fogueira, mas... será que vamos mesmo usar?

    Tenho ali um recuperador ainda por estrear (desde 2020), se tivesse o Oled já o tinha acendido certamente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
  10.  # 11

    Colocado por: JRMO

    Por acaso, eu e a minha namorada estamos no mesmo debate. Sempre que é preciso abrir a porta do recuperador, é um "monte" de trabalho e "problemas". Cinza, lenha, limpeza.......
    Estamos a contar instalar PRH, então estou a tentar convence-la a não colocar recuperador. Ela gosta muito da "companhia" da fogueira, mas... será que vamos mesmo usar?

    Essa discussão depende muito dos hábitos e das pessoas claro. Eu tenho recuperador e BC para o PRH. Tem funcionado 4/5 dias por semana. Tanto eu como a esposa fomos criados com lareiras em casa então ficamos com o bichinho. Claro há sempre a carga de trabalhos, limpar a cinza, arranjar a lenha e etc. partindo do pressuposto que tem acesso a lenha de forma fácil e sem gastar muitos €€. Senão não vai compensar o trabalho nem o custo. E realmente o preço deles já dá para uma boa OLED 😅
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
    • marize
    • 13 janeiro 2024 editado

     # 12

    JRMO > penso que seja uma questão cultural.. o corpo pede! e não é só porque ceder perante um capricho da namorada ou da esposa, habitualmente traz paz no presente e no futuro 😬 mas também porque cada vez mais somos atirados para uma dependência do sofisticado, perante o funcional, em troca de conforto.

    Se eu puder escolher, não troco um forno a lenha, um fogão a gás ou uma lareira de chão por nada elétrico; independentemente da chatice que é limpar e organizar tudo.

    Há lá coisa melhor que estar a ouvir a madeira a estalar?!
    Se mora num apartamento então não dispense mesmo!
    Poder estar a namorar O fogo (ao fogo também é bom, mas referia-me mesmo ao elemento), traz saúde mental, emocional e tanto mais.

    Informem-se onde são as matas/pinhais do estado e façam uns passeios na primavera munidos de serrote e uns sacos! Chegam a casa com resina nas mãos, sacos de pinhas, galhos e pequenos troncos e a roupa toda estragada. Imperdível!
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRMO
  11.  # 13

    Colocado por: marizeSe mora num apartamento então não dispense mesmo!
    atualmente temos um apartamento, com recuperador mas sem garagem… não acendemos o recuperador nem uma única vez… não tinhamos sitio onde guardar a lenha, e conhecendo a minha esposa ia ser um filme com a cinza:)

    Com dois miudos em casa tambem é um descanso não ter o recuperador aceso.

    Temos AC, desenrasca, não é o mesmo tipo de calor do que um recuperador mas vais servindo.
  12.  # 14

    DR> naturalmente vai depender da idade dos miúdos (o receio com o fogo), e limpar um recuperador é bastante chato por causa do vidro... por isso prefiro lareiras de chão abertas... na casa nova arranje espaço para uma salamandra 😬 vem com menos ou nenhum vidro, a chaminé ocupa pouco espaço, fica lindíssima em qualquer ambiente, só vantagens!
    • JRMO
    • 13 janeiro 2024

     # 15

    Obrigado pelas respostas!
    Tanto eu como ela fomos habituados a ter recuperador de calor, e vivemos atualmente numa moradia com recuperador. Com o espírito certo, a ideia de preparar a fogueira e etc apraz-me. Mas não me estou a ver a fazer fogueira por rotina para nos aquecermos, tendo em conta a comodidade das alternativas 🙂 tenho receio que passe a ser uma “obrigação”.
    Temos acesso a pinhais de familiares… e temos o pinhal de Leiria bem perto. Penso que arranjar lenha não seria problema. Problema seria armazenar, já que não temos preparado sítio para armazenar, além do espaço para carvão/pequenos gravetos para a churrasqueira 😁
    • marize
    • 13 janeiro 2024 editado

     # 16

    Na garagem ao fundo não daria?! ou às vezes até em casa de algum familiar, num anexo?
 
0.0213 seg. NEW