Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: JMHouseQual a diferença? Volcalis não é só a marca?

Volcalis é lã de vidro, diferente de lã de rocha.
    Ambos os materiais são lãs minerais.
    Mas para parecer melhor "na fotografia", a Volcalis omite o facto de ser lã de vidro, e chama-lhe apenas lã mineral.
    Concordam com este comentário: JMHouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMHouse
  2.  # 62

Pensava que a origem da lãnde rocha ou vidro fosse diferente mas ambas minerais e por isso seriam idênticas na protecção termica...

Do estilo XPS azul ou XPS amarelo.
  3.  # 63

Vou aproveitar o post para questionar também sobre isolamento de paredes pelo interior.

Ano passado isolei a laje do sotão e fez uma boa diferença no conforto da casa, em 2025 estou a pensar isolar as paredes que dão para o exterior e gostava de pedir opiniões sobre qual a melhor solução (preço/eficácia).

Tenho duas opções em mente, injetar poliuretano na caixa de ar da parede dupla (suspeito que não tenha nada), ou isolar por dentro com lã de rocha ou XPS.

Agora tenho algumas questões em relação aos dois sistemas e daí a minha indecisão:

- O isolamento na caixa de ar é bom porque não me rouba espaço ao interior e é mais simples de aplicar, por outro lado duvido da eficácia, provavelmente as esquinas são pilares e aí não vai ficar isolado, ou podem existir zonas da caixa de ar que estejam obstruídas e o isolamento também não chega lá.

- O isolamento pelo interior deve ficar mais dispendioso mas talvez seja mais eficaz, as minhas questões em relação a este são:

- Que material utilizar.

- Como fica a parte em volta das janelas, fitas de estores, caixa de estores, tomadas etc..

- O facto de algumas paredes não terem contacto total com o exterior, há paredes com por ex 2m em que só metade da parede dá para o exterior, nestes casos teria que isolar a prede toda ou apenas a parte que liga com o exterior? E como seria o remate dessa parede?

Se alguém tiver experiência com alguma dessas situações agradeço sugestões/opiniões.
  4.  # 64

Colocado por: JMHousePensava que a origem da lãnde rocha ou vidro fosse diferente mas ambas minerais e por isso seriam idênticas na protecção termica...

Na questão dos detalhes técnicos (números) não sei dizer ao certo as diferenças entre os dois materiais, pois nunca analisei essa questão com rigor, mas de uma forma geral os valores até poderão ser parecidos. Cada caso será um caso, talvez a lã de vidro tenha uma relação preço / beneficio superior, mas acredito que a lã de rocha seja um pouco superior. Superior não só em números, mas também noutros aspetos, como a forma de manusear e naquilo a que poucos dão importância, os riscos para a saúde quando não são tomadas as devidas precauções.

Colocado por: JMHouseDo estilo XPS azul ou XPS amarelo.

O XPS tem a mesma origem (ou formulação), e entre marcas pouco ou nada tem de diferente no resultado final. Presumo que todas elas se copiem na variedade de oferta disponível.
    No caso das lãs, a sua origem é efetivamente diferente (embora semelhante no processo de fabrico): A lã de vidro tem na sua base areia (também pode ter vidro reciclado), e resinas. A lã de rocha é constituída essencialmente por rocha vulcânica (principalmente o basalto), e também aglutinantes.
    Basicamente, fazem algodão doce a partir desses materiais 😅.
    •  
      SEEING
    • 17 dezembro 2024 editado

# 65

Colocado por: afernan2030Tenho duas opções em mente, injetar poliuretano na caixa de ar da parede dupla (suspeito que não tenha nada), ou isolar por dentro com lã de rocha ou XPS.

Analise com cuidado as suas opções.
    Com as 2 soluções que indica não corrigirá as pontes térmicas em zonas de pilares e na ligação de paredes interiores com as exteriores. Deixará assim locais onde pode vir a ter problemas com condensações.
    Analise com atenção o sistema ETICS (capoto) se não tiver constrangimentos à sua execução.

Colocado por: RuikodeNa questão dos detalhes técnicos (números) não sei dizer ao certo as diferenças entre os dois materiais, pois nunca analisei essa questão com rigor, mas de uma forma geral os valores até poderão ser parecidos. Cada caso será um caso, talvez a lã de vidro tenha uma relação preço / beneficio superior, mas acredito que a lã de rocha seja um pouco superior. Superior não só em números, mas também noutros aspetos, como a forma de manusear e naquilo a que poucos dão importância, os riscos para a saúde quando não são tomadas as devidas precauções.

As lãs minerais têm a vantagem de não arderem além de ter MUITO melhor comportamento acústico.
    Possuem ainda melhor permeabilidade ao vapor de água.

https://www.sistemasetics.pt/tiposisolamento.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afernan2030
  5.  # 66

ETICS teria que ser acordado pela totalidade do condomínio e não me parece que haja vontade, parece-me que maior parte das pessoas preferem desconforto a investir o que quer seja.

Ao isolar pelo interior iria cobrir toda area em contacto com o exterior ou estou errado?
    Mesmo não isolando a totalidade da parede, iria sempre chegar até à zona onde já há contacto com a parede interior.
  6.  # 67

Colocado por: afernan2030melhor solução (preço/eficácia).

Na minha opinião a melhor opção preço eficácia são as placas de gesso cartonado que já vêm com isolamento. Em oposição à instalação com montantes em que tem de ter em atenção que os perfis metálicos são altamente condutores térmicos. Existe tb um sistema, salvo erro Atlas M, que é melhor neste aspecto.

Nas paredes exteriores deve cobrir toda a parede, ainda que apenas parte dela tenha efetivamente contacto exterior.

Nas paredes das janelas opte, se der, para dobrar o isolamento até à caixilharia (se ela for de corte térmico, senão desaconselho), e refazer as carpintarias na janela. Tomadas nos mesmos sítios com extensão dos fios e novas caixas.
    Caixas de estores, depende como são, mas o indicado seria aproveitar para passar cabo e converter para estore motorizado para não ter que se preocupar com a passagens de ar pelo buraco da fita, e isolar as face interiores da caixa mediante o espaço que tenha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afernan2030
  7.  # 68

Colocado por: frsc23

Tem links para a manta de 5mm em espuma pe?
    Tanto para o material como para aplicacao?

Conseguiu links/referências para a manta de pe? Manta térmica refletora, poderá ser opção?

0.0190 seg. NEW