Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostava de pedir a vossa ajuda / opinião.

    Neste momento tenho 3 orçamentos para 180MT2 PRH (quente e frio) e os valores são muito diferentes.

    Podem me dar a vossa opinião?

    Orçamento 1:
    Solius easyfloor 3,2mm
    tubo multicamada
    coletores inox
    termostatos ambiente digitais
    BC SOLIUS AEROBOX INVERTER PRO 10kW 230V
    VMC SOLIUS Fluxos Cruzados 250
    valor : 14500

    orçamento 2:
    Giacomin 4,5mm
    BC - PU>-WM112VAA
    VMC VL250
    valor : 25000

    Orçamento 3:
    * 180 Mt2 Placa piso radiante cover 20 1161x663x20
    * 2400 Mts Tubo rdz tech pe-xc 17-13mm 600
    * 200 Mts Banda isolamento de perimetro 5x150mm
    * 3 Aditivo p/argamassa 4s (10 lts)
    * 200 Clip fixação p/placa
    * 2 Caixa c/aro e porta p/colector 100
    * 2 Kit 2 valv. Esq. Borb 1" a/v c/termómetro
    * 1 Colector pré montado top composit 12+12 (17)
    * 1 Colector pré montado top composit 13+13 (17)
    * 50 Curva aberta p/tubo diam.17
    * 23 Comando electrotermico 230v p/colector rdz s/mic
    * 2 Kit by-pass diferencial de regulação ¾
    * 8 Termostato ambiente digital
    * 2 Desumidificador RNW 404 CS
    * 2 Termohumidostato tig 14
    * 1 Bomba calor PUHZ-SW100YAA (UE) trifasica
    * 1 ERSC-VM2D hidrobox split reversivel
    * 1 Visor de liquido 3/8 mod.3940/3
    * 1 Filtro bidireccional 3/8 bfk-163s
    * 1 Base chão antivibrante 90x160x600-310kg x 11mm
    * 1 Separador ar c/acessórios (c/isolam.)
    * 1 Alimentador automático ½ c/man.
    * 1 Acumulador de inércia inox 150L v chão
    * 1 Vaso expansão f. 25 Lts aquec. 6 bar caleffi
    * 1 Suporte fixação p/vaso expansão
    * 1 Termomanometro 0-4 bar 0,120C° ligação posterior
    * 1 Modulus m2 mix3 dx 1" p8
    * 1 Suporte fixação p/gr modulus dn 25
    * 1 Servomotor m21 230v 2 min/90
    * 1 Filtro sujidade magnetic Xf 1"
    * 1 Isolamento p/filtro magnetic
    * 1 Kit sondas pac-th011-e
    Ligação da casa de máquinas à bomba (max 20MT de tubo)
    valor : 24400

    Orçamento 4:
    Solius easyfloor 4,5mm
    BC SOLIUS AEROBOX INVERTER PRO 10kW 230V
    VMC SOLIUS Fluxos Cruzados 250
    valor : 16000

    O valor é assim tão diferente nestas marcas? Compensa? O que me aconselham?

    Obrigado,
    • SrR
    • 11 janeiro 2024

     # 2

    Tem que avaliar, por exemplo o orçamento 3 propoe um espaçamento de 7.5cm de tubagem o que é bom.
  2.  # 3

    1, 2 e 4 nao tem nada discriminado.
    Nao se pode comparar nada com nada.
  3.  # 4

    Portanto resumindo só tem 1 orçamento.
  4.  # 5

    Colocado por: rjmpiresPortanto resumindo só tem 1 orçamento.


    E incompleto. Falta a junta de fracionamento para a zona das portas.
    • mica
    • 11 janeiro 2024

     # 6

    Colocado por: pc ferreiramodulus

    já tem mais MTS de Vanda perimetral para o efeito
    • mica
    • 11 janeiro 2024

     # 7

    #Banda
  5.  # 8

    Colocado por: mica
    já tem mais MTS de Vanda perimetral para o efeito


    Será?!
  6.  # 9

    Colocado por: pc ferreira

    E incompleto. Falta a junta de fracionamento para a zona das portas.


    Colocado por: mica
    já tem mais MTS de Vanda perimetral para o efeito

    Pois, provavelmente chega.
  7.  # 10

    Já pedi os detalhes, mas não está fácil 🤦‍♂️!

    Os preços são assim tão mais barato na marca solius? Ainda assim é de comfiar ou o feedback não é de todo bom?

    Quais as perguntas “chave” que devo fazer?( já percebi que a distância entre tubos é importante mais alguma coisa?).

    Obrigado.
    • mica
    • 12 janeiro 2024

     # 11

    Colocado por: pc ferreira

    Será?!

    Eu estava a brincar... 90% dos instaladores não quer saber.
  8.  # 12

    Colocado por: tfbmonteiro3 orçamentos para 180MT2 PRH (quente e frio) e os valores são muito diferentes.
    do que mostra somenet tem 1 único orçamento que ainda por cima não tem VMC incluida.

    os demais são meras intenções.

    Colocado por: micajá tem mais MTS de Vanda perimetral para o efeito
    não tem, pois para 180m2 de area precisa de 216mts de fita perimteral e somente tem especificado 200
    ainda que isto não seja um problema para a maioria dos aplicadores pois a fita só estorva e não faz falta nenhuma, juntas de fracionamento idem.

    Colocado por: tfbmonteiroQuais as perguntas “chave” que devo fazer?( já percebi que a distância entre tubos é importante mais alguma coisa?).
    1ª quantas instalações têm a funcionar com aquecimento e arrefecimento em serviço e se pode ver algumas delas com mais de 2 anos e falar com os proprietarios.

    ps: para o material proposto o único orçamento não esta mal, peca por não incluir a VMC e tem demasiados equipamentos resultando numa instalação complexa e difícil de operar, existem soluções muito mais simples, mais user frendly.

    ps II: faz-me confusão por que raio esta gente insiste em ter uma bomba de calor a produzir calor a mais temperatura para depois a baixar para injetar no PRH, evidentemente que isto desperdiça muita energia que cada vez mais custa muito dinheiro e vai ficar assim para o resto da vida não havendo nada a fazer,

    creio ser senso comum que as bombas de calor são mais eficientes quanto menor for o delta T de serviço por que raio ainda se vai prejudicar mais esta condicionante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tfbmonteiro
    • SrR
    • 12 janeiro 2024

     # 13

    Colocado por: jorgealvesfaz-me confusão por que raio esta gente insiste em ter uma bomba de calor a produzir calor a mais temperatura para depois a baixar para injetar no PRH, evidentemente que isto desperdiça muita energia que cada vez mais custa muito dinheiro e vai ficar assim para o resto da vida não havendo nada a fazer,
    isso é porque esta a ver o depósito de inércia ali mas na realidade a misturadora vai estar sempre aberta
  9.  # 14

    Olá,
    Peço desculpa invadir o tópico, mas será que me podem dar a vossa opinião:
    Inicialmente foi-me proposta uma bomba calor AQS 200L e uma bomba de calor monobloco 8 MR para o PRH. Só que devido a restrições de orçamento, decidi inicialmente não colocar a bomba de calor do PRH, pois tenho um AC que quero aproveitar e colocar no open space. Então, foi-me sugerido colocar um termoacumulador de 300L e ficar a pré-instalação para uma bomba de calor Split. Só que estou com receio que este termoacumulador consuma muita energia e por consequência faturas de eletricidade astronómicas.

    Qual a vossa opinião sobre o que me foi sugerido?

    Será que depois, mesmo tendo a pré-instalação para split poderei mudar para uma monobloco?

    O que é melhor, na vossa opinião, split ou monobloco?

    Obrigada
  10.  # 15

    Colocado por: Vert.oliveSó que estou com receio que este termoacumulador consuma muita energia e por consequência faturas de eletricidade astronómicas.


    Termoacumuladores consomem mais, mas o seu custo de aquisição também é bastante reduzido face às alternativas.

    Um TA de 1500 a 2000W trabalha em média 6 a 8 h por dia, ou seja vai consumir entre 2 a 3€ por dia, nos piores meses de inverno.
    Isto deve dar em torno dos 70 ou 80€ por mês em AQS. Uma bomba de calor para AQS consome quanto? 30€? (Veja aqui no fórum que há relatos, eu de cabeça não sei.)

    Vamos assumir que a bomba fica 50€/mês mais barata que um TA, mas precisa de vários anos para justificar esta compra, sendo que não é garantido que dure até que o investimento seja completamente amortizado. O que poupou durante anos pode servir para comprar uma nova bomba. Num TA há modelos que duram imensos anos sem trocar peças (videira por exemplo).

    Num sistema tem a simplicidade e fiabilidade, e noutro a eficiência e a complexidade.

    Honestamente, diluindo os custos de aquisição e utilização por 5 ou 6 anos, acho que ambas as soluções são ela por ela. O que poupa com o TA permite comprar painéis FV para apoio ao TA e restantes elementos interiores, e nesse caso então os custos de utilização ficam praticamente iguais, logo no dia 1, com vantagem de poder usar energia dos FV noutros locais quando necessário.

    Cabe a você agora fazer as contas e decidir se prefere poupa hoje, ou hipoteticamente amanhã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vert.olive
  11.  # 16

    Colocado por: Nostradamus

    Termoacumuladores consomem mais, mas o seu custo de aquisição também é bastante reduzido face às alternativas.

    Um TA de 1500 a 2000W trabalha em média 6 a 8 h por dia, ou seja vai consumir entre 2 a 3€ por dia, nos piores meses de inverno.
    Isto deve dar em torno dos 70 ou 80€ por mês em AQS. Uma bomba de calor para AQS consome quanto? 30€? (Veja aqui no fórum que há relatos, eu de cabeça não sei.)

    Vamos assumir que a bomba fica 50€/mês mais barata que um TA, mas precisa de vários anos para justificar esta compra, sendo que não é garantido que dure até que o investimento seja completamente amortizado. O que poupou durante anos pode servir para comprar uma nova bomba. Num TA há modelos que duram imensos anos sem trocar peças (videira por exemplo).

    Num sistema tem a simplicidade e fiabilidade, e noutro a eficiência e a complexidade.

    Honestamente, diluindo os custos de aquisição e utilização por 5 ou 6 anos, acho que ambas as soluções são ela por ela. O que poupa com o TA permite comprar painéis FV para apoio ao TA e restantes elementos interiores, e nesse caso então os custos de utilização ficam praticamente iguais, logo no dia 1, com vantagem de poder usar energia dos FV noutros locais quando necessário.

    Cabe a você agora fazer as contas e decidir se prefere poupa hoje, ou hipoteticamente amanhã.


    A minha BC, uma Arostor 270 consome, em €, cerca de 8€ a 10€/mês para uma família de 4 pessoas. Tenho histórico de 2 anos da Shelly e este intervalo de valores tem-se mantido consistente ao longo de tempo, limite inferior nos meses de verão e superior nos meses de inverno.

    Fica aqui este registo devidamente fundamentado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus, Vert.olive
    •  
      taunus
    • 12 janeiro 2024 editado

     # 17

    Alias, rectifico a minha mensagem anterior pois falei de cor. Considerando o preço de 0,15€/kWh, que não é o meu pois estou a Luzboa, a minha BC fica em 5€ no melhor mês e 10€ no pior mês. Se fosse considerar os meus preço até agora seria qualquer coisa próxima de 5€ no pior mês.

    Se fizermos o total anual foram 500kWh portanto é fazer as contas.
      shelly.png
  12.  # 18

    Eu se calhar percebi mal. A Vert.olive quer é trocar somente a bomba de calor do piso radiante, por um termoacumulador.

    Se for esse o caso, nem pense nisso. Aquilo vai parecer um carro americano a beber gasolina.

    (há bombas a fazer ambos os serviços AQS+PRH)
  13.  # 19

    Colocado por: taunusAlias, rectifico a minha mensagem anterior pois falei de cor. Considerando o preço de 0,15€/kWh, que não é o meu pois estou a Luzboa, a minha BC fica em 5€ no melhor mês e 10€ no pior mês. Se fosse considerar os meus preço até agora seria qualquer coisa próxima de 5€ no pior mês.



    Se fizermos o total anual foram 500kWh portanto é fazer as contas.
      shelly.png


    Há quantos meses está em funcionamento, total de horas de trabalho e arranques, esses dados estão no contador da BC, menu instalador.

    O consumo deve rondar os 500w.
  14.  # 20

    Colocado por: NostradamusUm TA de 1500 a 2000W trabalha em média 6 a 8 h por dia, ou seja vai consumir entre 2 a 3€ por dia, nos piores meses de inverno.
    Isto deve dar em torno dos 70 ou 80€ por mês em AQS. Uma bomba de calor para AQS consome quanto? 30€? (Veja aqui no fórum que há relatos, eu de cabeça não sei.)

    Da experiência que tenho das diversas alternativas AQS diria que um termoacumulador consome cerca de 1-1.2€ por dia e a bomba de calor entre 0.20-0.30€ por dia, pode variar mais dependendo do consumo de cada família e da eficiência e volume dos equipamentos instalados.
 
0.0235 seg. NEW