Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, sou novo por aqui. Conheço o fórum há anos mas, em virtude de só agora estar em sarilhos, só agora me registei. Deve de ser o padrão eheh

    Entao, fiz uma remodelação e instalei um recuperador de calor (é a primeira vez que lido com um), chaminé nova e tubagens para aquecimento nas escadas e num quarto. A chaminé está a distância correcta da cumieira do telhado.

    O recuperador: https://cea-chama.com/salamandra-cristal-78/

    Dúvidas:
    1. O fluxo de fumo a sair pela chaminé é pouco. A chaminé apresenta sinais de que passa la fumo, quem olha de fora vê alguns laivos pretos. A casa não tem cheiro a fumo, nem no r/c onde está instalado o recuperador, nem no 1 andar, o lume acende e mantém-se com facilidade, mas o sótão tem fumo, apesar de ter o tubo isolado com tijolos e cimento na zona do sótão por onde passa o tubo. Estou um pouco assustado com a probabilidade de poder andar por lá fumo a passear pela casa, e eu não reparar. Aconselham algum detector de monóxido de carbono? São fiáveis, esses que se encontram por aí pelos distribuidores do costume?

    2. A patilha do ar parece que não faz acontecer nada. Estar todo para a esquerda ou para a direita é igual, o lume tem sempre a mesma cadência. Poderá estar “desligada”? Quais seriam as diferenças para a esquerda ou para a direita?

    3. Hoje reparei num problema novo. As ventoinhas tem 3 posições, a 0, 1 e 2. Sempre notei que a 1 era o mesmo que estar no 0, pouco ou nada acrescentava. Hoje comecei a reparar que na posição 0 se ouvia ventoinha. Então é como se a posição 1 estivesse permanentemente ligada, não consigo desligar a ventoinha. Consegui, porque desliguei a fase do quadro. Tenho a certeza de que hoje foi a primeira vez que fez isto. Será problema elétrico? Ou será algum género de proteção para o sobreaquecimento?

    Neste momento ainda não vivo na casa, mas achei que devia de testar o recuperador antes de me mudar - está por dias - e há algumas coisas que até achei normais: o cheiro “a novo”, tintas queimadas, etc, que ainda anda pelas tubagens do aquecimento mesmo depois de fazer lume umas 5 ou 6 vezes. Agora estas, especialmente o fumo no sótão, deixam-me de pé atrás. E a ventoinha sempre a funcionar também.

    Em pesquisa de Google reparei q aconselham aquando da instalação, deixar 2 grelhas - uma de saída e outra de entrada de ar. Eu só tenho colocada a grelha de saída, por cima do recuperador. Não sei se é super importante, mas fica aqui também esta informação.

    Pesco pouco do assunto, mas queria ter alguma base para falar com o instalador, a ver se chegamos a algo, assim que agradeço desde já o vosso feedback. Alguma dúvida que precisem de ver esclarecida, que vos ajude a serem mais certeiros na resposta, também estou cá para a esclarecer, dentro dos possíveis, porque como já referi, é a primeira vez que mexo num recuperador de calor.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    amf, quando diz recuperação e chaminé nova: a chaminé inicial foi destruída e construída nova?

    Ou o fumo feito agora, está a fazer o mesmo trajecto de fumo que a lareira antiga e só mudou a cumieira

    Pergunto isso porque na casa do meu pai (comprada aos meus avós e remodelada pelos meus pais):

    . a chaminé da lareira não defumava bem depois de instalado o recuperador e supostamente tinha a ver com detritos ao longo da chaminé (hoje em dia defuma bem, mas tem grelhas de ar em baixo e em cima)

    . a chaminé do fogão estava rachada (entre a base da chaminé e o telhado), e a placa do sótão estava sempre com água.. será que havendo rachadelas o mesmo não acontece com fumo?! hoje em dia com uma câmara já dá para ver por dentro da dita.

    Boa sorte na resolução 🙌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfcarapinha
  3.  # 3

    Bom dia marize. A chaminé nova nada tem a ver com a antiga, que foi destruída. Está inclusive em outra zona da casa. Agradeço a ajuda!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

    A chaminé deveria ter um tubo de inox do recuperador de calor até ao topo. Não deve ser o caso e depois o fumo sai pela alvenaria.

    No recuperador de calor as posições devem ser, automático (liga e desliga consoante a temperatura do recuperador), desligado e ligado no máximo.

    O recuperador de calor também pode ter dois reguladores, um para uma segunda saída, outro sim para o fluxo de ar, veja lá se está a mexer no correcto.


    As grelhas servem para outra questão, a hotte é em pladur?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfcarapinha
  5.  # 5

    Colocado por: bmccruzA chaminé deveria ter um tubo de inox do recuperador de calor até ao topo. Não deve ser o caso e depois o fumo sai pela alvenaria.

    No recuperador de calor as posições devem ser, automático (liga e desliga consoante a temperatura do recuperador), desligado e ligado no máximo.

    O recuperador de calor também pode ter dois reguladores, um para uma segunda saída, outro sim para o fluxo de ar, veja lá se está a mexer no correcto.


    As grelhas servem para outra questão, a hotte é em pladur?


    boa noite,

    vai um tubo até à chaminé, penso que de alumínio - até onde fica exatamente não sei, mas dá-me ideia que pela largura da chaminé (é larga), o tubo haveria de ir mesmo até ao topo da chaminé e se calhar está mais em baixo, algures no início da chaminé. poderá ser uma das causas, o tubo não ir até às gretas da chaminé.

    em relação às posições do recuperador de calor, o switch tem I 0 II, dá ideia de ao centro estar desligado mas já por duas vezes me aconteceu estar no 0 e portar-se como se estivesse no I.

    quanto ao regulador, já andei lá a mexer em todos os cantos e é mesmo a única patilha que lá existe.

    a hotte é em pladur, está isolada com lã de rocha, tem o recuperador instalado sob alvenaria, e uma grelha - a única grelha - por cima do recuperador.

    obrigado pela resposta. cumprimentos
  6.  # 6

    Boas, como disse o user bmccruz o tubo de fumos tem que ser de inox rijo ou tubo duplo flexível de inox até à chaminé.
    O registo do ar é para a direita no posição + pelo menos no arranque, depois do recuperador estar quente ai sim pode reduzir o registo.
    As ventoinhas, a posição 0 liga automático a baixa velocidade quando o recuperador atingir +/- 50C, a posição 1 liga manual a baixa velocidade e a posição 2 liga manual a velocidade máxima.
    Em relação às grelhas tem sempre que ter em baixo e em cima para circular o ar por convecção e arrefecer a hotte.
    Grande parte do que estou a dizer aqui está no manual do recuperador e só consultar.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfcarapinha
  7.  # 7

    Tem a questao do tubo que tem mesmo (nao tem... é o ideal) que vá ate ao cume da chaminé. Convem ser o mais a direito possivel sem qualquer tipo de curva. A hote em pladur, deve ter grelhas em baixo e em cima para ajudar a arrefecer a hotte a ate aquecer um pouco o ambiente onde se encontra.
    Arranje fotos da chaminé e da lareira pelo interior de casa e pelo exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfcarapinha
  8.  # 8

    Colocado por: cesarlBoas, como disse o user bmccruz o tubo de fumos tem que ser de inox rijo ou tubo duplo flexível de inox até à chaminé.
    O registo do ar é para a direita no posição + pelo menos no arranque, depois do recuperador estar quente ai sim pode reduzir o registo.
    As ventoinhas, a posição 0 liga automático a baixa velocidade quando o recuperador atingir +/- 50C, a posição 1 liga manual a baixa velocidade e a posição 2 liga manual a velocidade máxima.
    Em relação às grelhas tem sempre que ter em baixo e em cima para circular o ar por convecção e arrefecer a hotte.
    Grande parte do que estou a dizer aqui está no manual do recuperador e só consultar.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amfcarapinha


    boas, fui confirmar na factura: o tubo é de inox. menos mal...

    obrigado pela ajuda, só me falta mesmo perceber porque é que há fumo no sotão.
  9.  # 9

    Colocado por: chris50ddTem a questao do tubo que tem mesmo (nao tem... é o ideal) que vá ate ao cume da chaminé. Convem ser o mais a direito possivel sem qualquer tipo de curva. A hote em pladur, deve ter grelhas em baixo e em cima para ajudar a arrefecer a hotte a ate aquecer um pouco o ambiente onde se encontra.
    Arranje fotos da chaminé e da lareira pelo interior de casa e pelo exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amfcarapinha


    boas, o tubo vai completamente direito até lá acima, zero curvas. estou inclinado para a questão de não chegar mesmo ao topo da chaminé. a questão das grelhas... terei ainda de pedir para me abrirem um buraco algures. tenho algumas fotos em obra. vou deixar aqui:
      8947CE6F-8E3F-4D4C-B60E-B044983DBE69.jpg
      925E6DA4-F751-48F3-9F9F-D41621FC9DA5.jpg
      017FA4F8-80D1-4C75-9114-7A623F456927.jpg
  10.  # 10

    ficam mais umas. consegues perceber que há umas que são o seguimento do r/c para o 1 andar.
      B2B1E96A-7CE4-4785-967E-A6851D811DEE.jpg
      Captura de ecrã 2024-01-16, às 01.06.24.png
      Captura de ecrã 2024-01-16, às 01.05.34.png
  11.  # 11

    Esse tubo parece demasiado estreito, qual é o diâmetro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amfcarapinha
  12.  # 12

    Colocado por: paulosEsse tubo parece demasiado estreito, qual é o diâmetro?


    Deixo aqui foto da factura. Penso que seja o de 180. O de 100 é o que leva o calor a outros sítios da casa.
    Concordam com este comentário: paulos
      E159F40E-21DE-4D1C-8E1F-C685A0C217A4.jpeg
  13.  # 13

    Boa noite. O tubo pelo que está descrito parece estar de acordo com o recuperador, mas na foto parece realmente mais estreito. Os rasgos que abriu para passar o tubo foram vedados? Acho que pode ser retorno da chaminé, foi vedada o zona da chaminé? E também parece que tem pouca abertura essa chaminé.
    O buraco para ventilação da hotte pode ser aberto de lado junto do recuperador.
    Concordam com este comentário: amfcarapinha
  14.  # 14

    Colocado por: cesarlBoa noite. O tubo pelo que está descrito parece estar de acordo com o recuperador, mas na foto parece realmente mais estreito. Os rasgos que abriu para passar o tubo foram vedados? Acho que pode ser retorno da chaminé, foi vedada o zona da chaminé? E também parece que tem pouca abertura essa chaminé.
    O buraco para ventilação da hotte pode ser aberto de lado junto do recuperador.


    Bom dia, quando fala em vedar os rasgos e a zona da chaminé, fala em vedar com quê? Lã de rocha?

    Eu estou cada vez mais inclinado para o tubo não chegar ao topo da chaminé e com o retorno de ar que vai pra dentro da chaminé não deixa o fumo sair convenientemente e fica ali na zona do sótão.

    Agradeço a sugestão do buraco na hotte, vou falar com quem de direito.
  15.  # 15

    O topo dessa chaminé nao é eficaz.
    4 cubos e um tampo com pingadeira era muito melhor. Depois, o tubo tem de ir ate ao topo da chaminé e devera selar à volta com massa de forma a selar.
  16.  # 16

    Boa noite. Selar no topo entre a placa de cobertura e a chaminé.
      inserivel-10.jpg
      conduta_1_r.jpg
  17.  # 17

    O user chris50dd tem toda a razão essa chaminé não é eficaz.
 
0.0223 seg. NEW