Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde tenho um painel solar termosifao de 300 litros que me está a provocar consumos diários de cerca de 40 kW h lidos por um contador digital só para os consumos do painel o que me está a provocar um consumo médio de 300 euros mensais podem informar o que pode provocar estes consumos obrigado
  2.  # 2

    Tem sempre o disjuntor do painel ligado?
    Eu instalei um disjuntor relógio e só ligo a resistência quando o tempo está mais nublado.
    A partir de Março dependendo do tempo quase que desligo o disjuntor até novembro e não gasto mais eletricidade
  3.  # 3

    De acordo com o que descreve 40kWh diários são cerca de 1700W por hora.. a resistência está a trabalhar em contínuo.
    A resistência tem um termostato associado?
    • SrR
    • 13 janeiro 2024

     # 4

    Veja se o termossifao nao esta a verter água
  4.  # 5

    No inverno se gastam muita AQS e têm resistência desligada, tomam banho água morna e a seguir fria.

    Para a resistência estar a trabalhar quase 20 horas por dia, tem de estar a entrar muita água fria(por gasto ou fuga como o SrR sugeriu), senão o termóstato chega à temperatura definida e pára, se tiver avaria e praticamente não desligar, vai chegar à temperatura máxima e mandar fora para não rebentar.

    Veja se o consumo de água mensal também aumentou.
  5.  # 6

    Já agora questiono qual é a temperatura que a resistência desliga normalmente nos termossifões?
    • SrR
    • 13 janeiro 2024

     # 7

    Colocado por: Dias12Já agora questiono qual é a temperatura que a resistência desliga normalmente nos termossifões?
    depende do que estiver programado
  6.  # 8

    Pois... fui lá acima ao telhado mas não levei nada para abrir a tampa das ligações... a ver se para a proxima abro aquilo para ver o que tem dentro
  7.  # 9

    Boa noite conseguem me indicar alguém qualificado para ver porque os consumos são tão elevados já mandei cá vir um técnico do representante do painel solar que é Insuatherm termosifao de 300 l limitou-se a baixar o termostato de 80 graus para 60 graus e disse me que era isso que fazia a resistência parar mais mas o que aconteceu foi que os consumos baixaram de 45 kWh dia para 40kwh dia mas mesmo assim o painel está a dar me um consumo de cerca de 10 € diários o que acho elevado
  8.  # 10

    40kwh dia, são 10h de funcionamento, essa resistência é de 4000w.
    Portanto pouca produção solar, muita perda térmica por estar no exterior com temperaturas baixas e também devem gastar muita água quente.
    Provavelmente o ser uma marca "barata", deve influenciar na eficiência.

    Experimente a desligar o apoio e vê em quanto tempo após um dia de uso normal, fica com a água fria.
  9.  # 11

    A resistência é de 2000w e prevejo que trabalha o dia inteiro ou na casa das 20 horas diarias
  10.  # 12

    Colocado por: Carlos ferreiraA resistência é de 2000w e prevejo que trabalha o dia inteiro ou na casa das 20 horas diarias


    Nas especificações diz 4kw.
  11.  # 13

    Não me podem indicar um técnico de confiança para fazer uma manutenção do painel termosifao
  12.  # 14

    Isso não reparei
  13.  # 15

    "Potência nominal do reaquecedor
    4 kW".

    Portanto 40kwh, 4000w, trabalha em média 10h dia.
    • argo
    • 14 janeiro 2024

     # 16

    Esse termossifao numa semana gasta mais que todo o consumo da minha casa num mês! E tenho tudo electrico excepto salamandra de lenha.

    Deve repensar isso, o problema é mesmo a falta de eficiência do que tem ai. Um penso rápido é pôr a resistência a trabalhar somente do horário de uso.
    • SrR
    • 14 janeiro 2024

     # 17

    Ja foram ao termossifao verificar se verte? Basta aquecer e n ter vaso de expansão e ser o suficiente para verter agua fora pela valvula de segurança, tem se a válvula misturadora esta a funcionar em condições, quantos banhos sao por dia? Enchem banheiras? A agua quente esta ligadas as máquinas de lavar, a resistência esta a trabalhar em condições, isto é tirar fora e ver se nao tem acumulação de calcario.
    Concordam com este comentário: rjmpires
 
0.0186 seg. NEW