Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ricardo.rodriguesSe afastar 20cm fragiliza à mesma a fundação (penso eu).

    Não se esqueça de garantir uma boa pendente (2%) nos tubos de geodreno.
    muito boa gente não aconselha o dreno abaixo da cota da fundação…
    Destabiliza o solo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  2.  # 22

    Colocado por: DR1982muito boa gente não aconselha o dreno abaixo da cota da fundação…
    Destabiliza o solo

    Da forma como a grande maioria é feita, sim pode acontecer.
  3.  # 23

    rituais, o que ensinaram foi:

    . identificar a altura onde acentámos a primeira camada

    . descer a vala de escoamento pelo menos 20cm abaixo desse ponto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
  4.  # 24

    Colocado por: zedasilva
    Da forma como a grande maioria é feita, sim pode acontecer.
    independentemente da forma como o fazem, nós prolongamos o betão de limpeza logo e na maior parte das vezes o dreno é pousado em cima dele sem inclinação (o dreno nao é furado por baixo) mas quando leva inclinação é do betão de limpeza pra cima igual.
  5.  # 25

    Colocado por: marizedescer a vala de escoamento pelo menos 20cm abaixo desse ponto


    Lol. E se o ponto de escoamento estiver a mais de 10m de distância? Já não cumpre os 2%...


    Tem que descer 2cm em cada metro.

    E não deve ir abaixo da base das fundações (portanto, tem é que ir subindo à volta da casa).

    O melhor é fazer 2 geodrenos (1 por casa "metade" do perímetro da casa).
  6.  # 26

    Colocado por: ricardo.rodriguesO melhor é fazer 2 geodrenos (1 por casa "metade" do perímetro da casa).

    O ato de projetar é também pensar nestas coisas.
    O desenho deve ser resultado das condicionantes, sendo que a capacidade de encharcamento dos terrenos deve ser tida em conta.
    Infelizmente o que vamos vendo é o desenho ser algo autónomo de todo o resto.
    Eu desenho e depois o reste que se adapte ao desenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 25 janeiro 2024 editado

     # 27

    Ricardo> tem quantos anos? no mundo adulto ainda se começam conversas com "lol" quando só uma pessoa se está a rir?!

    Se leu o que escrevi, eu disse do que me ensinaram, naturalmente com base na nossa obra, que acontece numa construção com para aí uns 100anos e em que parte da mesma está soterrada.


    Para cada situação haverá uma maneira de o fazer e ainda mais do que isso, uma maneira de passar o conhecimento. Não podendo ser a ideal, do meu entender, não deve à partida sentir-se à vontadinha perante o que outra pessoa disse.
    • SrR
    • 25 janeiro 2024 editado

     # 28

    Colocado por: ricardo.rodriguesTem que descer 2cm em cada metro.
    já apanhei um energumeno que me dizia 1% era uma queda 1cm a cada 10metros...... e a responsabilidade dele foi fazer as caixas exteriores de esgoto.
  7.  # 29

    Colocado por: marizeno mundo adulto ainda se começam conversas com "lol" quando só uma pessoa se está a rir?!


    Permita-me a infantilidade.

    Não me ri com o escreveu. Ri-me com o absurdo da regra que lhe explicaram.

    O conceito de uma inclinação a x % tem "sempre" que ter em consideração a distância durante a qual é necessário manter essa inclinação.

    Não são 20cm só porque me apetece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 30

    Volto a este tema porque agora que o dreno está quase terminado, vi que não executaram como pedi. Pedi que a tela pitonada fosse colocada apenas na fundação, com os pitons voltados para a parede, e os pedreiros colocaram a envolver toda a vala, alegando que se o fundo não estivesse impermeabilizado, não retinha a água para ser apanhada pelo tubo de dreno.

    Argumentei que se a tela pitonada for até ao lado do terreno (oposto à parede), impede que a água que venha do terreno não chega ao tubo e ainda a conduz para baixo, podendo assim chegar à fundação.

    Querem comentar?
  9.  # 31

    Colocado por: rituaisVolto a este tema porque agora que o dreno está quase terminado, vi que não executaram como pedi. Pedi que a tela pitonada fosse colocada apenas na fundação, com os pitons voltados para a parede, e os pedreiros colocaram a envolver toda a vala, alegando que se o fundo não estivesse impermeabilizado, não retinha a água para ser apanhada pelo tubo de dreno.

    Argumentei que se a tela pitonada for até ao lado do terreno (oposto à parede), impede que a água que venha do terreno não chega ao tubo e ainda a conduz para baixo, podendo assim chegar à fundação.

    Querem comentar?


    Claro. E tem razão qualquer água ascendente fica retida debaixo da tela.
    Aliás fica sem propósito o dreno. Apenas irá drenar águas que venham da superfície.
    Não permita que o façam assim.

    Deverá ser assim
    Tela piton virada para a parede. Manta geotextil aberta contra a parede e a vala a a cobrir tudo. Dreno no fundo cobrir com brita. Fechar o geotextik tipo chouriço/crepe/wrap 😅e aterrar tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  10.  # 32

    Colocado por: marizeRituais tem a certeza que a fundação de pedra é de pouca profundidade?


    Coloca uma cofragem e enche de betão para regularizar por fora
  11.  # 33

    Colocado por: RaphaelRico-const.

    Claro. E tem razão qualquer água ascendente fica retida debaixo da tela.
    Aliás fica sem propósito o dreno. Apenas irá drenar águas que venham da superfície.
    Não permita que o façam assim.

    Deverá ser assim
    Tela piton virada para a parede. Manta geotextil aberta contra a parede e a vala a a cobrir tudo. Dreno no fundo cobrir com brita. Fechar o geotextik tipo chouriço/crepe/wrap 😅e aterrar tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rituais

    É isso mesmo que vou fazer!
  12.  # 34

    Colocado por: RicardoPorto

    Coloca uma cofragem e enche de betão para regularizar por fora

    Refere-se à fundação? Ou seja, sugere que meta betão a cobrir a pedra da fundação? O betão não vai impedir que a humidade saia e a tela pitonada cumpra a função de "arejamento"?
  13.  # 35

    Colocado por: RaphaelRico-const.

    Claro. E tem razão qualquer água ascendente fica retida debaixo da tela.
    Aliás fica sem propósito o dreno. Apenas irá drenar águas que venham da superfície.
    Não permita que o façam assim.

    Deverá ser assim
    Tela piton virada para a parede. Manta geotextil aberta contra a parede e a vala a a cobrir tudo. Dreno no fundo cobrir com brita. Fechar o geotextik tipo chouriço/crepe/wrap 😅e aterrar tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rituais

    A tela pitonada deve começar acima da linha solo, certo? Está a ser colocada por baixo da sanca/rodapé de fachada (faixa com mais 1cm que o reboco da fachada) e coberta com reboco até ao nível do solo. Daí para baixo ficará encostada com a pressão da gravilha que cobre o tubo de dreno.
  14.  # 36

    Ninguém para comentar?
 
0.0176 seg. NEW