Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, vamos construir uma casa e já temos o arquiteto a trabalhar no projeto, esta foi a primeira proposta que o arquiteto fez, no entanto ainda não tinha sido feito o levantamento topográfico e isso poderá levar ainda a bastantes alterações...

    O que mudavam?
      Screenshot_20240114_124919_Adobe Acrobat.jpg
    •  
      marco1
    • 14 janeiro 2024 editado

     # 2

    sem ter mais informação sobre o terreno, a exposição solar e a sua envolvente:
    trocava o quarto pelo escritório, pois não faz sentido o utilizador do quarto single ter de atravessar a sala para ir ao wc.
    na suite fazia o closet e a wc com um layout algo mais contemporâneo
    a sala em si pelas janelas que se veem vai ser muito escura, não sei se até cumprem com os regulamentos
    tem de ver essa porta da casa das maq. a dar ali para a sala, quanto muito a porta devia estar mais chegada á parede exterior não matando tanto a parede da TV
    Concordam com este comentário: Ruikode, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosbleas
  2.  # 3

    Colocado por: carlosbleasBom dia, vamos construir uma casa e já temos o arquiteto a trabalhar no projeto, esta foi a primeira proposta que o arquiteto fez, no entanto ainda não tinha sido feito o levantamento topográfico e isso poderá levar ainda a bastantes alterações...

    Tem memso de ser assim em "triangulo"? encostado a um dos limites. tendo o terreno 4500m2.

    toda a zona social estás devassada pelo cruzamento de circulações, de costas para tudo, nem sequer desfruta do exterior.
    As aeas funcionais parece-me dispersas e mal posicionadas.
    Concordam com este comentário: Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosbleas
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradastendo o terreno 4500m2.

    Nem tinha reparado nisso, parece um projeto para um terreno de 250m2.
  4.  # 5

    Se calhar esta abordagem assim seria melhor... Isto partindo do pressuposto desse limite de implantação...
    Depois constroi uma pergola defronte...

    Mas sem saber as condicionantes para o lote, a orientação solar, etc... é complicado aconselhar/ dizer muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosbleas
      Screenshot_20240114.jpg
  5.  # 6

    Julgo que o essencial já foi referido, e sem saber mais detalhes da envolvente e condicionantes torna-se mais difícil opinar.
    No entanto, tentaria reorganizar a metade esquerda do desenho. Ou seja, trocar (e redimensionar obviamente) o escritório com a cozinha, assim como trocar a IS1 e a casa das máquinas com a sala, para que fizesse mais sentido a relação entre as áreas mais privativas e as sociais, porque essa IS1 deveria estar mais próxima do quarto 1 como referiu o Marco, mas penso que a IS é que deveria mexer, e não o quarto...
    Também me parece que tem poucas entradas de luz, essa sala pedia um vão envidraçado muito maior. Eu arrisco-me a dizer que essa parede toda seria vidro, para alimentar de luz não só a sala, mas também a cozinha, o centro da casa (a ficar tudo nesses sítios como está agora).
    Essa IS com porta direta para a cama da suite... nah. Era eliminar essa porta, e a passagem a fazer-se pelo closet, mais privado e discreto em termos de luz e barulho durante a noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosbleas
  6.  # 7

    Quem sabe até onde está o escritório wc e maq. organizar aqui a suite e do outro lado ter então wc, quarto escritório e maq. penso que dá.
    enfim é dificil estar a opinar quando não se conhece todas as premissas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosbleas
  7.  # 8

    Desde já muito obrigado a todos pelas opiniões. A casa tem de ser assim em triângulo pois apesar do terreno ser de 0,45ha a área urbana é nesse limite devido ao PDM, o que torna as coisas bastante limitadas e, para além disso ainda passa um tubo de esgoto dentro dessa parte urbana que ainda limita mais a situação, visto que tem de estar a 5m de distância.
    Deixo aqui uma imagem da implantação para terem melhor noção dos limites do terreno e do perimetro.

    Concordo que a I.S da sala devia estar mais perto do quarto, e a nossa ideia também era ter um envidraçado na sala, uma parede completa ou no meio uma lareira e um vidro de cada lado. A área do escritório também vou dizer que pode reduzir pois não é necessário ter um escritório tão grande, sendo até maior que o quarto.

    Em relação á exposição solar, o norte é na esquerda da imagem.
      Screenshot 2024-01-14 at 23.13.18.png
  8.  # 9

    Bem sei que falta o lev. top. mas eu usaria a minha abordagem de implantação, até porque não fica com nenhuma fachada directamente a Norte e permite ter a edificação mais afastada do limite de terreno, sem fachadas cegas a Nascente.

    a menos que tenha grandes vistas a privilegiar e etc.
  9.  # 10

    pois eu fazia exatamente um poligono com o triangulo permitido e depois resolvia o interior da melhor forma
 
0.0126 seg. NEW