Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Estou na fase de construção da minha moradia, que está a ser construída por etapas.
    Neste momento acabaram o telhado, sendo que agora gostaria de instalar eu próprio a VMC. A área a aplicar é de 220m2, o que dá sensivelmente 550 m3. Será esta VMC indicada para a moradia ( https://klima.pt/recuperadores-fluxos-cruzados/7587-vmc-duplo-fluxo-mitsubishi-vl-500czpvu-l-e-500m3-h.html ), ou poderia optar pelo modelo 350 m3/h ? Infelizmente, no projeto feito pelo arquiteto, aconselha a um caudal de 250 m3/h o que eu considero insuficiente daquilo que entendi nas minhas pesquisas.
    Outra questão é se as bocas de insuflação e extração devem estar próximas ou afastadas das janelas? No meu entender deveriam estar no canto oposto às janelas, onde teoricamente há menor entrada de ar, mas não sei se estarei a pensar corretamente. (antes do pedreiro ir embora, irei pedir para furar a placa para a passagem dos tubos de extração e insuflação para o sótão).
    Muito obrigado pela ajuda.
    • SrR
    • 14 janeiro 2024

# 2

Colocado por: Fabien26550 m3. Será esta VMC indicada para a moradia (
    ta mal

Colocado por: Fabien26Infelizmente, no projeto feito pelo arquiteto, aconselha a um caudal de 250 m3/h o que eu considero insuficiente daquilo que entendi nas minhas pesquisas.
    pesquisou mal, o seu arquitecto fez bem o trabalho e indicou a taxa de renovação de ar correcta.

Colocado por: Fabien26Outra questão é se as bocas de insuflação e extração devem estar próximas ou afastadas das janelas?
    devem estar colocadas na zona que favoreça a maior cobertura/varrimento do espaço.

Se tem tantas dúvidas o melhor seria equacionar pedir um estudo para o seu caso.

0.0081 seg. NEW