Iniciar sessão ou registar-se
    • M.A
    • 14 janeiro 2024

# 1

Bom noite a todos.
    Tenho um cpcv assinado para a compra de um terreno rústico, e tenho como objetivo construir uma moradia.
    Mas antes de assinar a escritura fiz um PIP à câmara e atualmente tenho em minha posse o PIP validado por parte da câmara para a construção de dita moradia no terreno onde informo: área da casa, localização da mesma, localização da piscina e acessos.
    Ainda assim, e tratando-se de um terreno rústico, os proprietários dos terrenos vizinhos ainda podem usar do direito de preferência? E caso não possam, o atual proprietário ainda é obrigado a avisar os mesmos da futura venda do terreno?

Até onde prevalece o artigo seguinte:
    Artigo 1381.º – Casos em que não existe o direito de preferência
    Não gozam do direito de preferência os proprietários de terrenos confinantes:
    a) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a algum fim que não seja a cultura
    b) Quando a alienação abranja um conjunto de prédios que, embora dispersos, formem uma exploração agrícola de tipo familiar.

Bem haja a todos
  1.  # 2

O seu PIP não invalida o direito de preferência dos confrontantes actuais, é apenas uma informação que lhe confirma que pode construir o rectângulo que desenhou, sem qualquer obrigação de o fazer.

0.0075 seg. NEW