Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos!

    Estou a iniciar a construção de uma moradia e, em principio, vou aplicar:

    Recuperador de calor Aquecimento Central Proteu SENA GOLD 910 --- Radiadores (+ AQS?)
    Bomba de Calor Termobrasa Gold 280L --- AQS

    A minha questão: há por cá alguém com recuperador a aquecer também as AQS?
  2.  # 2

    Eu não tenho. Mas os meus pais têm. A escolha foi essa porque temos muito lenha. É o único combustível que não precisam de comprar. E funciona muito bem. A casa está sempre quente e as águas sanitárias também. Claro que a lenha dá trabalho e suja um bocadinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lricardoazevedol
  3.  # 3

    Colocado por: alexandrapinheiroEu não tenho. Mas os meus pais têm. A escolha foi essa porque temos muito lenha. É o único combustível que não precisam de comprar. E funciona muito bem. A casa está sempre quente e as águas sanitárias também. Claro que a lenha dá trabalho e suja um bocadinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lricardoazevedol


    Tem ideia de como está montado o sistema? E que tipo de bomba de calor?
  4.  # 4

    Sei que a bomba de calor, o recuperador e os radiadores são Proteu. Relativamente ao sistema o que sei é o que vejo. O recuperador está na sala e a bomba de calor na garagem. E disso a minha mãe arrependeu-se: hoje teria deixado o recuperador também na garagem. Assim não carregava lenha e não sujava a casa.
  5.  # 5

    Na verdade a bomba de calor tem sempre a resistência desligada. Só a liga no verão quando já não acende o recuperador.
  6.  # 6

    E a bomba de calor é de 300litros.
  7.  # 7

    Mas se tiver que comprar a lenha, se calhar poderia substituir o recuperador por uma caldeira a pellets... A lenha exige alguém sempre por casa e suja muito mais. É muito diferente encher o depósito da caldeira um vez por dia, de andar de meia em meia hora a ver se precisa de mais lenha. Para além disso a caldeira consegue programar para a temperatura que pretende, para ligar e desligar mesmo que não esteja em casa e com a lenha não consegue nada disso. Depende da vida de cada uma: para os meus pais é o ideal neste momento, mas para mim não seria.
    Concordam com este comentário: lricardoazevedol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lricardoazevedol
  8.  # 8

    Colocado por: alexandrapinheiroMas se tiver que comprar a lenha, se calhar poderia substituir o recuperador por uma caldeira a pellets... A lenha exige alguém sempre por casa e suja muito mais. É muito diferente encher o depósito da caldeira um vez por dia, de andar de meia em meia hora a ver se precisa de mais lenha. Para além disso a caldeira consegue programar para a temperatura que pretende, para ligar e desligar mesmo que não esteja em casa e com a lenha não consegue nada disso. Depende da vida de cada uma: para os meus pais é o ideal neste momento, mas para mim não seria.
    Concordam com este comentário:lricardoazevedol
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lricardoazevedol


    no nosso caso a lenha nao é problema e gostamos da lareira a criar ambiente no inverno.
    • SrR
    • 20 janeiro 2024

     # 9

    Qual é a duvida?
  9.  # 10

    Colocado por: SrRQual é a duvida?


    A dúvida é se é comum um sistema dessa forma.
    E está a também a tentar ter feed-back de quem tem igual.
    • SrR
    • 21 janeiro 2024

     # 11

    Colocado por: lricardoazevedol

    A dúvida é se é comum um sistema dessa forma.
    E está a também a tentar ter feed-back de quem tem igual.
    sim é um sistema muito comum, recuperador aquece depósito com bomba calor e depois vira pro aquecimento.
 
0.0120 seg. NEW