Venho pedir aconselhamento em relação aos casos de anulamento da garantia das máquinas de lavar roupa da Hotpoint, mais especificamente calcário.
A minha máquina tem 1 ano e poucos meses e começou a fazer um barulho muito preocupante ao fazer a centrifugação. Liguei ao apoio ao cliente da marca e marcaram uma visita de assistência técnica.
Um senhor veio cá, pôs a máquina a centrifugar, olhou isso e aquilo, e algum tempo depois de eu ter ido para outra divisão da casa chamou-me. Disse que já tirou a borracha, viu que a máquina está cheia de calcário e o diagnóstico é que a cruzeta está quebrada. Disse-me que vai ser preciso substituir a cuba e os amortecedores, que vou receber uma chamada com mais informações. Eu assinei o documento, o senhor foi-se embora, tudo bem.
A questão é, isso do calcário, pode anular a minha garantia? Sendo que, onde vivo, segundo a empresa que gere as águas (SMAS), a água tem concentração de CaCO3 é de, no máximo, 100 mg/L, ou seja, a água é considerada apenas moderadamente dura.
As condições da garantia legal no site deles dizem o seguinte:
"A presente Garantia NÃO inclui os motivos de intervenção que a seguir se detalham, sendo, portanto, da responsabilidade do consumidor a totalidade dos custos do Serviço de Assistência Técnica decorrentes de: ...•Ajustes, regulações e limpezas a serem realizadas pelo consumidor, como: doseadores de sal, de abrilhantador, de detergente, termóstatos, filtros e componentes afetados por sujidade ou por calcário depositado nesses componentes;..."
Portanto fico com receio de ter de pagar pelo serviço todo e não me convém nada. Eu durante um ano de uso fiz manutenção, limpei os filtros e a borracha, e uma vez ou duas fiz descalcificação, mas foi com vinagre de limpeza, e ao ouvir isso o senhor disse que isso não prestava e que convinha fazer descalcificação a cada 6 meses.
E a outra questão é, a cuba e os amortecedores é quase metade da máquina, o site da DECO diz que o consumidor pode optar pela substituição do aparelho desde que seja possível e não envolva custos desproporcionais ao fornecedor, quando ligarem-me também vou perguntar lhes se podem substituir em vez de reparar.
Obrigado a todos pela atenção e agradeço pelos conselhos e opiniões que possam dar.
Você tem de usar um aditivo em todas as lavagens para reduzir a dureza da água - calgon ou similar. Águas duras reduzem prematuramente o tempo de vida em equipamentos com resistências eléctricas: MLL, MLR, fervedores, termoacumuladores etc.
Estes aparelhos requerem sempre o uso de algo que faça a dureza baixar. Calgon nas MLR; sal nas MLL; ânodos em alguns termoacumuladores; e vinagre nos fervedores x em x dias, por exemplo.
Quem lida com esse tipo de equipamentos sabe bem os sinais de desgaste prematuro devido às faltas de cuidado dos proprietários, nomeadamente calcário. Prepare-se que é possivel virem a propor um orçamento de reparação.
Esse valor até é bem bom para o panorama nacional, aqui na minha zona anda sempre a cima dos 380. Se o que aconteceu foi a cruzeta partida, foi porque a soldadura não era grande coisa. E duvido que tenha assim tanto calcário apenas 1 ano passado.
Colocado por: psergio57Aproveitando o tópico, numa zona de água macia (anda nos 20 - 30 mg/L) de quanto em quanto tempo se deve fazer a descalcificação?
Na minha zona é de 100. Nunca fiz descalcificação. A minha Siemens durou cerca de 20 anos e foi despachada porque era barulhenta e era de 5kg. A minha Hotpoint tem 10 anos e funciona como sempre.